Artigo

Concurso TJ AM: Sindicato solicita suspensão do edital ao CNJ

Sintjam vê falhas na distribuição das vagas no edital do concurso

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam) ingressou com um pedido liminar de suspensão do edital do novo concurso do TJ AM, publicado em 3 de julho.

O Sintjam questiona o quantitativo e a distribuição das vagas previstas no edital. De acordo com a entidade, as vagas oferecidas e as lotações previstas não suprem as reais necessidades do órgão. O edital prevê 160 vagas para os cargos de Nível Médio e Superior, além de 480 vagas para cadastro de reserva.

Um exemplo é o cargo de Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador, que prevê apenas 2 vagas para Manaus. Segundo o sindicato, o grande déficit de Oficiais de Justiça se concentra nas comarcas do interior, onde o Tribunal tem realizado a contratação de Oficiais de Justiça ad hoc, por meio de concursos internos, para a realização das funções.

A lei determina que para cada vara deve existir dois Oficiais de Justiça. Atualmente, o Amazonas possui 198 varas da justiça e conta apenas com 192 oficiais. Os processo se acumulam porque não há oficiais para dar o devido encaminhamento aos comunicados”, disse a secretária-geral do sindicato, Elisângela da Silva Paula.

A substituição dos atuais Auxiliares Judiciários temporários (de Nível Fundamental) por Assistentes Judiciários de Nível Médio também é alvo de disputa. Para o Sintjam, não seria possível a substituição de profissionais de Nível Fundamental por outros de Nível Médio a não ser que os cargos de Auxiliar Judiciário fossem extintos. O Tribunal recentemente renovou a contratação de 143 Auxiliares, que exercerão o trabalho até a nomeação dos servidores concursados.

Inscrições abrem amanhã

Inscrições: 23 de julho a 21 de agosto
Isenção da taxa: 23 de julho até 21 de agosto
Taxa:
Nível Superior – R$ 150,00
Nível Médio – R$ 90,00

Data da Prova: 13 de outubro (manhã e tarde)

Quer saber tudo sobre este edital, provas, remuneração e mais? Acesse a matéria completa:

Mais informações sobre o TJ AM 2019

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para TJ AM:

Promoção – CURSO TJ AM

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prezados, qual a opinião de vocês a respeito dessa situação? Se tem o risco do concurso ser suspenso? O concurseiro que mora fora do Estado do Amazonas deve ficar preocupado com essa notícia? Desde já agradeço a atenção.
    Bruno Saldanha em 22/07/19 às 18:04