Artigo

Concurso Segurança ES: CSPCCO solicita convocação de excedentes

Segurança no estado tem déficit de mais de 1.800 policiais

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 12 de agosto, um pedido dos membros da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado do estado do Espirito Santo solicitando ampliação no número de vagas dos cargos ofertados referentes ao último concurso da PC, PM E CBM.

O motivo do pedido foi por conta do expressivo aumento da violência no Estado do Espírito Santo. O efetivo da PMES tem hoje um déficit de mais de 1.800 policiais, sem contar que a cada ano policiais militares se aposentam, aumentando continuamente este déficit. Tal situação não é diferente em relação ao efetivo da PCES. Em 2018 foram abertos os Editais de números 01 e 03, relativos ao Concurso Público para os quadros de Praças e Oficiais da Polícia Militar do estado do Espirito Santo.

Porém, as 30 vagas previstas para o CFO e as 250 previstas no CFSd, são desproporcionais à realidade e às necessidades da Instituição e da sociedade capixaba, o que torna o certame obsoleto, muito aquém da efetiva necessidade de contingente.

A comissão por sua vez solicita ao governador do estado, Renato Casagrande, que tenha uma alteração nos editais abertos do concurso para que candidatos excedentes às 30 vagas previstas não sejam excluídos.

Sendo assim, convocados os candidatos excedentes e assim distribuídos: 40 alunos oficiais na primeira turma em 2019, e a segunda e terceira turmas iniciando-se em 2020 e 2021, respectivamente.

Já para o Corpo de Bombeiros Militar do ES, a Instituição conta hoje com 1.077 bombeiros, quando a real necessidade chega a 1.759 profissionais, havendo um déficit de 682 vagas.

O órgão divulgou os editais dos últimos concurso com objetivo de preencher vagas para os cargos de Auxiliar Perícia Médico-Legal, Assistente Social, Escrivão de Polícia, Investigador, Médico Legista, Psicólogo e Perito Criminal Oficial, além do cargo de Delegado de Polícia.

Quer estudar para os Concursos PM/PC E CBM ES ?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para os concursos PM/PC/CBM:

CURSOS e Edital 2018 PC ES 

CURSOS e Edital 2018 PM ES

CURSOS e Edital 2018 CBM ES

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde, mesmo com o edital não tendo cadastro de reserva é possível que chame os excedentes? O Governador já se posicionou e está aguardando o aval da Procuradoria sobre a legalidade da convocação. É algo delicado ou simples de fazer? Já que a defasagem é gritante
    CAs em 13/08/19 às 13:27
  • Olá, querido professor! Primeiramente quero dizer q vc é um dos meus professores prediletos do Estratégia. Em segundo lugar, gostaria de lhe perguntar algo sobre esse concurso que houve em fevereiro desse ano para a pc do ES. Eu prestei para o cargo de investigador, fiz 89 pontos dos 100, porém, apenas os candidatos que fizeram de 90 pontos para cima foram convocados para o TAF, sendo 93 a nota de corte para estar entre os 30 colocados. Vc acredita que com essa maior demanda existe a possibilidade de me chamarem para a realização das próximas etapas do concurso?? Obrigada! Daniela
    Daniela Tomain Malfará em 12/08/19 às 19:53