Artigo

Concurso Público, basta estudar para ser Aprovado?

Essa é a pergunta mais comum que os interessados em cargos públicos costumam fazer!

 

E a reposta é simples! NÃO, não basta estudar para ser aprovado em um cargo público!!!

 

Como assim professor? Tem algum esquema ou coisa parecida para ser aprovado? Tenho que conhecer alguém lá dentro?

 

Claro que não, meu caro concurseiro…. O que quero dizer é que não basta apenas estudar para você ser aprovado em concursos públicos, e sim você deve estudar da maneira correta, utilizando os melhores Métodos e Técnicas de Estudo, além de os melhores materiais disponíveis!

 

Por certo você deve conhecer alguns concurseiros “veteranos” que estão estudando para concurso há muitos e muitos anos, tendo prestado quase todas as provas desde o concurso de AFRFB de 2005…. Eu, por exemplo, conheço concurseiros que ainda continuam estudando que já eram veteranos de concurso na época que eu estudava… e notem, fui aprovado no Concurso de Auditor Fiscal do Estado de São Paulo em 2009, ou seja, tem muita gente que vem estudando há muitos anos sem ser aprovado!

 

Nossa Fernando…. Ou essas pessoas têm muita dificuldade com os estudos, ou realmente ser aprovado em um Concurso Público de Alto nível é extremamente difícil! Você pode estar pensando….

 

Na verdade, meu caro concurseiro, em geral não é nem uma coisa, nem outra….. O que ocorre, e pude diagnosticar nesses últimos anos, é que a grande maioria das pessoas não estuda de maneira correta!

 

E quando falo de maneira correta para estudar, estou falando de um conjunto de métodos e técnicas que devem ser aplicadas no estudo para concurso, a começar pela correta escolha do material a ser utilizado, até a forma de como você estuda, de como as  revisões são feitas, os ciclos de estudo, metas, resolução de exercícios,  etc…

 

No artigo de hoje, vou comentar com vocês sobre uma forma de realizar as revisões da matéria estudada de forma OTIMIZADA. Isso mesmo! É um método de que aumenta muito a retenção do conteúdo estudado. Este método já foi estudado em diversas pesquisas sobre a memória, e tem sido utilizado por diversos concurseiros  aprovados nas primeiras colocações em diversos concursos de alto nível!

 

Como já comentei acima, baseado em diversos estudos da Associação Americana de Psicologia e através da análise da Curva de Esquecimento de Hermann Ebbinghaus, sempre indico aos meus Coachees, como melhor forma de revisar, o método de 24h/7dias/30dias.

 

 

E como esse método funciona? Ele é super fácil de seguir!!! Vou descrevê-lo brevemente abaixo:

Revisão de 24 horas – Todo dia antes de estudar a matéria daquele  dia, comece revisando a matéria que você estudou no dia anterior (em geral, para cada 1 hora de estudo em um dia, a revisão do dia seguinte deve durar por volta de 10 a 12 minutos). Isso você fará em todos os dias de estudo, ou seja, se acostume a revisar a matéria estudada no dia anterior. 

 

Se em um dia vc estudou, por exemplo, 3 horas, sendo 1h30 de Português e 1h30 de Contabilidade, no dia seguinte, antes de começar a estudar a matéria do dia, você deverá revisar de 15 a 18 minutos de Português, e de 15 a 18 minutos de Contabilidade (lembre-se que a revisão deve durar de 10 a 12 minutos por 1 hora estudada).

 

Claro que vc pode gastar um pouco menos ou um pouco mais de tempo em cada revisão, mas não deve ser uma revisão extremamente rápida, e nem pode ser uma revisão muito demorada também…Você deverá ficar na média do tempo da revisão de 10 a 12 minutos para cada 1 hora de estudo.

 

Revisão de 7 dias – a partir do 8º dia de estudo, além de revisar a matéria do dia anterior (revisão das 24 horas), você irá revisar também a matéria que você estudou uma semana antes (7 dias). Esta revisão deverá ser um pouco mais rápida do que a revisão de 24 horas, utilizando por volta de 6 a 8 minutos para cada 1 hora de estudo.

 

Revisão de 30 dias –  A partir do seu 31º dia de estudo, você deverá revisar a matéria do dia anterior (revisão das 24 horas), deverá revisar também a matéria estudada 1 semana antes (revisão de 7 dias) e agora acrescentará  também a revisão do que você estudou há 30 dias (esta revisão será ainda mais rápida, apenas uma passada de olho, e tomará de 4 a 6 minutos, em média, por hora estudada).

 

Dessa forma, a partir do 31º dia de estudo, você fará sempre 3 revisões antes de começar a estudar a matéria determinada para aquele dia.

 

 

Olhando assim pode até parecer demorado, ou que você gastará muito tempo para começar a estudar a respectiva matéria do dia, pois sempre terá que revisar a matéria de três dias inteiros estudados (24h, 7 dias e 30 dias), mas posso te afirmar que como as revisões costumam ser cada vez mais rápidas, elas não tomarão tanto tempo assim, e o mais importante de tudo, de nada adiantará avançar rápido com a matéria, se sua retenção de conteúdo for baixa!

 

Ainda está em dúvida sobre a eficácia deste método? Então peço um voto de confiança e te convido a aplicá-lo por alguns meses, e certamente verá que a retenção do conteúdo estudado aumentará muito, e isso fará toda a diferença na hora da sua prova, na qual aparecerão muitas e muitas matérias ao mesmo tempo (muitas provas aparecem mais de 20 matérias diferentes).

 

 

Claro que para você realizar estas revisões de maneira correta, você precisará saber exatamente o que estudou em cada dia. Para isso, o ideal é o acompanhamento através de um CICLO DE ESTUDOS, no qual você já pré-determine o que irá estudar nos próximos dias, e que registre, dia a dia, tudo o que você já estudou, de maneira que uma simples consulta ao ciclo já te mostre o que você deverá revisar (24h, 7 dias e 30 dias) e o que deverá estudar, dia a dia.

 

E esse será o tema do nosso próximo encontro…. Explicarei para vocês tudo sobre CICLOS DE ESTUDOS, dando exemplos práticos, e ensinando a montar o seu Ciclo de maneira correta, de forma que seu estudo fique organizado e assim muito mais profissional!!!

 

 

Um Grande Abraço e Ótimos Estudos;

 

Fernando Mauricio

Coach Estratégia Concursos

 

“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra;”
Isaías 1:19

 

“Peça a Deus que abençoe seus planos e eles darão certo.”

Provérbios 16:3

 

 

________________________________________________________________________________________________

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

 

Não esquecça de curtir minha página do face!!!  ;-)

 

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prezado André Felipe, boa tarde! Se você demorar 20 ou 25 minutos para cada 1 hora de estudo para realizar uma revisão de um determinado assunto mais importante ou complexo, tudo bem, mas isso não pode se tornar o padrão de tempo de sua revisão.... Caso seja este o seu caso, você deverá rever se a quantidade de pontos da aula que você está grifando não é excessiva, ou até mesmo não tão relevante para Concurso, pois o ato de revisar não é para ver se você decorou tudo, e sim para recordar e ajudar a memorizar os pontos já estudados! Faça um auto-teste... Verifique se tudo o que você grifou de uma determinada aula foi suficiente para resolver todas as questões propostas daquele assunto, e em seguida faça o contrário.... a partir das quetões daquela aula, verifique o que vc grifou e que não apareceu em nenhuma questão da aula (se vc grifou um ponto e ele não apareceu em nenhuma questão da aula, possivelmente não era tão importnate assim para concurso...). Com isso você poderá saber quão eficiente você está grifando os pontos estudados de uma aula, de forma a maximizar a eficiência de sua revisão!   Espero ter ajudado; Qualquer coisa estou a disposição; Um grande abraço;   Fernando Mauricio Coach Estratégia Concursos
    Fernando Mauricio Correa em 13/02/17 às 14:21
  • Obrigada pelas dicas! Aguardando seu proximo artigo sobre Ciclo de Estudos, avante!
    joana em 03/02/17 às 18:36
  • Uma dúvida professor. Li no seu artigo que as revisão deverão durar em média 10 a 12 minutos por hora de estudo. Atualmente, dependendo da matéria, minhas revisões tem durado em média 20 a 25 minutos por hora de estudo. Além da redução no ritmo de avanço do conteúdo, o senhor verifica algum outro prejuízo na preparação, sobretudo relacionado à aprendizagem??? Obrigado!
    André Felipe em 27/01/17 às 20:46
  • Parabéns e obrigada pelas dicas. Sou veterana. bom já cheguei perto várias vezes, mas ainda não dei o tiro certeiro. Vamos ver se o Estratégia passa-me essa sorte e realize meu sonho de poder curtir meus fins de semanas e dar prosseguimento a outros planos.
    Sheila em 26/01/17 às 14:00
  • Obrigado pelo elogios Fernando!!!! Sem dúvida, seguindo os caminhos corretos e com bastante dedicação, em breve você conquistará o tão sonhado Cargo de Auditor Fiscal !!!! Um grande abraço e ótimos estudos! Quem sabe não iremos trabalhar juntos, ainda.....!!!
    Fernando Mauricio Correa em 26/01/17 às 11:34
  • Verdade Bill, sua conta está certa! Por isso que quando vc se prepara para um concurso público, vc deve fazer o seu melhor!
    Fernando Mauricio Correa em 26/01/17 às 11:31
  • E se para um concurso de 30 vagas houverem 31 candidatos estudando pelos métodos corretos, materias de primeira e técnicas de eficácia comprovada pelas mais novas pesquisas da neurosciência? 1 deles certamente não passará.
    Bill em 25/01/17 às 13:55
  • Fernando, muito bom seus ensinamentos e dicas. Parabéns você é um ótimo coach e excelente profissional. Deus lhe abençoe e conceda a vitória em tudo que se propor a fazer.
    Fernando Locateli Galvão em 25/01/17 às 13:07