Concurso Público, basta estudar para ser Aprovado?
Fernando Mauricio Correa

Concurso Público, basta estudar para ser Aprovado?

Essa é a pergunta mais comum que os interessados em cargos públicos costumam fazer!

 

E a reposta é simples! NÃO, não basta estudar para ser aprovado em um cargo público!!!

 

Como assim professor? Tem algum esquema ou coisa parecida para ser aprovado? Tenho que conhecer alguém lá dentro?

 

Claro que não, meu caro concurseiro…. O que quero dizer é que não basta apenas estudar para você ser aprovado em concursos públicos, e sim você deve estudar da maneira correta, utilizando os melhores Métodos e Técnicas de Estudo, além de os melhores materiais disponíveis!

 

Por certo você deve conhecer alguns concurseiros “veteranos” que estão estudando para concurso há muitos e muitos anos, tendo prestado quase todas as provas desde o concurso de AFRFB de 2005…. Eu, por exemplo, conheço concurseiros que ainda continuam estudando que já eram veteranos de concurso na época que eu estudava… e notem, fui aprovado no Concurso de Auditor Fiscal do Estado de São Paulo em 2009, ou seja, tem muita gente que vem estudando há muitos anos sem ser aprovado!

 

Nossa Fernando…. Ou essas pessoas têm muita dificuldade com os estudos, ou realmente ser aprovado em um Concurso Público de Alto nível é extremamente difícil! Você pode estar pensando….

 

Na verdade, meu caro concurseiro, em geral não é nem uma coisa, nem outra….. O que ocorre, e pude diagnosticar nesses últimos anos, é que a grande maioria das pessoas não estuda de maneira correta!

 

E quando falo de maneira correta para estudar, estou falando de um conjunto de métodos e técnicas que devem ser aplicadas no estudo para concurso, a começar pela correta escolha do material a ser utilizado, até a forma de como você estuda, de como as  revisões são feitas, os ciclos de estudo, metas, resolução de exercícios,  etc…

 

No artigo de hoje, vou comentar com vocês sobre uma forma de realizar as revisões da matéria estudada de forma OTIMIZADA. Isso mesmo! É um método de que aumenta muito a retenção do conteúdo estudado. Este método já foi estudado em diversas pesquisas sobre a memória, e tem sido utilizado por diversos concurseiros  aprovados nas primeiras colocações em diversos concursos de alto nível!

 

Como já comentei acima, baseado em diversos estudos da Associação Americana de Psicologia e através da análise da Curva de Esquecimento de Hermann Ebbinghaus, sempre indico aos meus Coachees, como melhor forma de revisar, o método de 24h/7dias/30dias.

 

 

E como esse método funciona? Ele é super fácil de seguir!!! Vou descrevê-lo brevemente abaixo:

Revisão de 24 horas – Todo dia antes de estudar a matéria daquele  dia, comece revisando a matéria que você estudou no dia anterior (em geral, para cada 1 hora de estudo em um dia, a revisão do dia seguinte deve durar por volta de 10 a 12 minutos). Isso você fará em todos os dias de estudo, ou seja, se acostume a revisar a matéria estudada no dia anterior. 

 

Se em um dia vc estudou, por exemplo, 3 horas, sendo 1h30 de Português e 1h30 de Contabilidade, no dia seguinte, antes de começar a estudar a matéria do dia, você deverá revisar de 15 a 18 minutos de Português, e de 15 a 18 minutos de Contabilidade (lembre-se que a revisão deve durar de 10 a 12 minutos por 1 hora estudada).

 

Claro que vc pode gastar um pouco menos ou um pouco mais de tempo em cada revisão, mas não deve ser uma revisão extremamente rápida, e nem pode ser uma revisão muito demorada também…Você deverá ficar na média do tempo da revisão de 10 a 12 minutos para cada 1 hora de estudo.

 

Revisão de 7 dias – a partir do 8º dia de estudo, além de revisar a matéria do dia anterior (revisão das 24 horas), você irá revisar também a matéria que você estudou uma semana antes (7 dias). Esta revisão deverá ser um pouco mais rápida do que a revisão de 24 horas, utilizando por volta de 6 a 8 minutos para cada 1 hora de estudo.

 

Revisão de 30 dias –  A partir do seu 31º dia de estudo, você deverá revisar a matéria do dia anterior (revisão das 24 horas), deverá revisar também a matéria estudada 1 semana antes (revisão de 7 dias) e agora acrescentará  também a revisão do que você estudou há 30 dias (esta revisão será ainda mais rápida, apenas uma passada de olho, e tomará de 4 a 6 minutos, em média, por hora estudada).

 

Dessa forma, a partir do 31º dia de estudo, você fará sempre 3 revisões antes de começar a estudar a matéria determinada para aquele dia.

 

 

Olhando assim pode até parecer demorado, ou que você gastará muito tempo para começar a estudar a respectiva matéria do dia, pois sempre terá que revisar a matéria de três dias inteiros estudados (24h, 7 dias e 30 dias), mas posso te afirmar que como as revisões costumam ser cada vez mais rápidas, elas não tomarão tanto tempo assim, e o mais importante de tudo, de nada adiantará avançar rápido com a matéria, se sua retenção de conteúdo for baixa!

 

Ainda está em dúvida sobre a eficácia deste método? Então peço um voto de confiança e te convido a aplicá-lo por alguns meses, e certamente verá que a retenção do conteúdo estudado aumentará muito, e isso fará toda a diferença na hora da sua prova, na qual aparecerão muitas e muitas matérias ao mesmo tempo (muitas provas aparecem mais de 20 matérias diferentes).

 

 

Claro que para você realizar estas revisões de maneira correta, você precisará saber exatamente o que estudou em cada dia. Para isso, o ideal é o acompanhamento através de um CICLO DE ESTUDOS, no qual você já pré-determine o que irá estudar nos próximos dias, e que registre, dia a dia, tudo o que você já estudou, de maneira que uma simples consulta ao ciclo já te mostre o que você deverá revisar (24h, 7 dias e 30 dias) e o que deverá estudar, dia a dia.

 

E esse será o tema do nosso próximo encontro…. Explicarei para vocês tudo sobre CICLOS DE ESTUDOS, dando exemplos práticos, e ensinando a montar o seu Ciclo de maneira correta, de forma que seu estudo fique organizado e assim muito mais profissional!!!

 

 

Um Grande Abraço e Ótimos Estudos;

 

Fernando Mauricio

Coach Estratégia Concursos

 

“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra;”
Isaías 1:19

 

“Peça a Deus que abençoe seus planos e eles darão certo.”

Provérbios 16:3

 

 

________________________________________________________________________________________________

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

 

Não esquecça de curtir minha página do face!!!  ;-)

 

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

 

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fernando Mauricio Correa

Fernando Mauricio Correa

Fernando Mauricio é Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (AFR-SP), Coach, Professor e escritor do Curso de Legislação Tributária para o ICMS-SP, além de Analista do Passo Estratégico. Também foi aprovado no Cargo de Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretaria de Fazendo do Estado de São Paulo. Já orientou diversos concursandos que vieram a ser aprovados em Concursos de Alto Nível, como Área Fiscal (Receita Federal, Fiscos Estaduais e Municipais), Tribunal de Contas, Tribunais, etc.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x