Artigo

Concurso Prefeitura Rio das Ostras: inscrições encerradas

Estão encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura Rio das Ostras, município litorâneo do estado do Rio de Janeiro. Além disso, recentemente o certame passou por algumas retificações.

Entre a principal alteração, está o conteúdo programático dos Núcleos Comuns de Informática e Noções de Informática para diversos cargos.

Também houve alteração no conteúdo específico para Psicólogo I e III e Assistente Social I, II, III e IV.

Outra retificação, foram os requisitos necessários para ingressar no cargo de Psicomotricista, que agora passa a exigir Curso Superior.

Requisitos

O requisito para provimento do cargo Psicomotricista foi alterado para Curso Superior em Psicomotricidade ou Curso Superior nas áreas de Saúde ou Educação, acrescido de Especialização em Psicomotricidade, mais Registro profissional, quando for exigência de Conselho de Classe.

Conteúdo programático

Os Núcleos Comuns de Informática e Noções de Informática para os cargos abaixo descritos passam a vigorar com a seguinte redação:

  • Auxiliar de Secretaria Escolar (Edital 1)
  • Secretário Escolar (Edital 2)
  • Analista de Sistema (Edital 3)
  • Bibliotecário (Edital 3)
  • Contador (Edital 3)
  • Web Designer (Edital 3)
  • Agente Administrativo (Edital 3)
  • Contador (SAEE)
  • Agente Administrativo (SAEE)
  • Contador (Fundação Cultura)
  • Agente Administrativo (Fundação Cultura)

1. MS Office 2016/2019 BR (Word, Excel, Powerpoint) X LibreOffice versão 6.3 (Writer, Calc, Impress) X Google Docs – conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, uso do software e emprego dos recursos. 2. Internet e Web. Conceitos, características, sites de pesquisa, browsers Edge, Internet Explorer 11 BR, Firefox Mozilla e Google Chrome nas versões atuais de 32 e 64 bits. Correio Eletrônico. WebMail. Mozilla Thunderbird nas versões atuais de 32 e 64 bits. MS Office Outlook 2016/2019 BR. Redes Sociais: Facebook, Linkedin, Twitter. 3. Segurança. Conceitos, características, proteção de equipamentos, de sistemas, em redes e na internet. Vírus. Backup. Firewall. 4. Microinformática – conceitos de hardware e software. Componentes e funções. Mídias. Dispositivos de armazenamento, de entrada e de saída de dados. Configuração e Operação de microcomputadores e notebooks. Ambientes Windows 7/8.1/10 BR e Linux – conceitos, características, ambiente gráfico, ícones e atalhos de teclado. Uso dos recursos.

Também houve alteração nos conhecimentos específicos dos cargos de Assistente Social I, IIIII e IVPsicólogo I e III.

  • Assistente Social I, II, III e IV (Edital 3)

1. A questão social na contemporaneidade, mundialização capitalista, transformações no mundo do trabalho e suas implicações para o trabalho da/o assistente social. 2. Estado, política social e direitos sociais: a contrarreforma do Estado e suas particularidades na realidade brasileira. 3. Serviço Social e suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. 4. A inserção do Serviço Social na divisão sócio-técnica, racial e sexual do trabalho, atribuições privativas e competências profissionais do/a assistente social. 5. O trabalho da/o assistente social nas políticas sociais: intervenção, investigação; avaliação; trabalho social com famílias; práticas educativas e de mobilização social; trabalho em equipe. 6. Legislação Social, Resoluções e Normativas sobre o trabalho da/o assistente social. 7. Seguridade Social: particularidades de sua configuração sócio-histórica no Brasil; financiamento, controle democrático e rebatimentos da contrarreforma do Estado na sua realização. 8. Projeto ético-político do Serviço Social e ética profissional. 9. Particularidades do trabalho da/o assistente social, subsídios e parâmetros para sua atuação nas políticas sociais de saúde, educação e assistência social. 10. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Norma Operacional Básica (NOB/RH/SUAS). 11. Lei Orgânica da Saúde (LOS), Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Psicólogo I (Edital 3)

1. Psicologia e Educação. 2. Psicologia e Assistência social. 3. Psicologia e Saúde. 4. Avaliação psicológica. 5. Psicopatologia. 6. Elaboração de documentos na prática do psicólogo. 7. Psicologia do Desenvolvimento. 8. Psicologia e inserções sociais. 9. Ética profissional.

  • Psicólogo III

1. Psicologia e Educação. 2. Psicologia e Assistência social. 3. Psicologia e Saúde. 4. Saúde mental e atenção psicossocial. 5. Diretrizes da política de álcool e drogas. 6. Psicologia do desenvolvimento. 7. Psicologia, trabalho e suas implicações em âmbito pessoais e sociais. 8. Psicoterápicas: conceitos e modelos. 9. Ética profissional.

Retificações: Retificação conteúdo programático

Mais informações: Concurso Prefeitura Rio das Ostras

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.