Artigo

Plano de Estudos concurso PGE-SP – acesse aqui

plano de estudosCom a finalidade de melhor orientar seus estudos, elaboramos um plano de estudos em ciclos. O estudo por ciclos constitui em um método proporcional e alternado de estudos de todas as matérias objeto do certame escolhido.

Assim, inicialmente, você deve delimitar o tempo que dedicará aos estudos. Feito isso, poderá adaptar o ciclo dentro da sua disponibilidade. Caso você disponha de mais tempo diário de estudos, por exemplo, 8 horas diárias, o ciclo ficará mais curto. Se você dispuser de 4 horas diárias, naturalmente o período do ciclo irá se alongar um pouco mais. Não isso não é problema, pois cada um tem um ritmo de estudos e um tempo para chegar à sonhada aprovação. O importante é, decidido a estudar para concurso, você deve fazê-lo de forma profissional, aproveitando o tempo da melhor forma possível!

Mais uma observação quanto à delimitação do tempo de estudos. Não se empolgue! “Eu irei estudar 12 horas diárias!” Pense que o projeto que você irá desenvolver é um emprego temporário. Registre ponto! Você deve estudar todos os dias na forma como você estabelecer esse contrato. Não serão admitidas faltas ou descompromisso. Portanto, não exagere, caso contrário você não irá conseguir cumprir o cronograma. Não dar conta do planejamento, certamente, irá desmotivá-lo.

Não raras vezes, iniciamos com muito vigo, mas cansamos. Em decorrência disso, o candidato acha que é o culpado, minimiza a sua capacidade, a sua força de vontade. Mas muito provavelmente não é isso. Pode ser que você tenha criado uma expectativa muito grande, não exequível!

Em números! Se você estudar 4 horas diárias, de segunda a sábado, ao longo de 1 ano você terá estudado 1248 horas! Considerando a experiência e conhecimento jurídico prévios, se estudado de forma correta, será o suficiente para ser aprovado no concurso da PGE-SP. Nesse momento, ainda sem autorização, seguramente você terá esse tempo para estudar.

Além disso, independentemente do seu ritmo de estudos, se mais rápido ou mais devagar, ao final de cada ciclo você terá estudado todas as matérias da ementa escolhida de acordo com a importância de cada uma delas para a sua prova. É a melhor forma de organizar os estudos!

Temos, ainda, algumas premissas relevantes:

(1) Você não deve estudar apenas uma matéria ao longo do dia. Isso deixará o estudo mais cansativo. A falta de motivação será prejudicial para o aproveitamento.

Por exemplo, se você gosta de Direito Constitucional e Direito Civil, mas não gosta de Direito Penal, poderá iniciar os estudos com Direito Constitucional para iniciar com força total. Após, você estuda Direito Penal e, ao final, para manter a motivação, estuda Direito Civil. Não deixe para encerrar os estudos com Direito Penal, pois você estará cansado e desmotivado. Não inicie com a disciplina, pois a má-disposição poderá afetar o restante dos seus estudos.

Com isso você aproveitará a motivação extra de disciplinas que você tem mais apreço e intercalará com outras que você não gosta tanto. É uma forma inteligente de você usar a motivação a seu favor. Lembre-se: tudo o que fizer com vontade, de forma proativa, motivado, verterá melhor resultado!

(2) Ao longo do período diário de estudos é fundamental que você faça pausas. Há estudos que demonstram que a capacidade de absorção é inversamente proporcional ao tempo seguido dedicado aos estudos. Na primeira hora a capacidade de aprendizado é ótima. Se você seguir de forma ininterrupta na segunda hora a capacidade de absorção será reduzida. Assim, sugere-se fazer pequenas pausas, de 10 a 15 minutos, para retomada dos estudos com vigor!

(3) Além disso, é fundamental que você faça uma revisão periódica das partes principais daquilo que você já estudou. Dado o volume de informações, nós sugerimos dois métodos de revisão insertos no ciclo: um primeiro a ser realizado semanalmente e outro ao final do ciclo.

Ao final de uma semana de estudos você terá visto um contingente significativo de conteúdo, logo poderá destacar parte do dia de estudo para revisar a matéria estudada ao longo da semana. É uma forma de alimentar e solidificar os conteúdos estudados.

Além disso, ao final do ciclo você reservará outra parcela do cronograma de estudos para retomar aquilo que estudou ao longo das semanas anteriores.

(4) Concurso público é condicionamento. De nada adianta você sair em disparada e, ao final dos três primeiros meses, estar rastejando. O estudo para concursos jurídicos deve ser intenso, mas cadenciado.

Desse modo, reserve um dia na semana para descansar. Neste dia procure não estudar, no máximo prepare a organização dos seus estudos para a semana seguinte.

Apenas com edital aberto e próximo do concurso é que sugerimos estudar todos os dias. Não é o caso agora. Não podemos nem mesmo cogitar a possibilidade de, uma vez saído o edital, você estar cansado.

Esses parâmetros serão utilizados no nosso ciclo de estudos.

Para elaboração do ciclo de estudos vamos levar em consideração a proporção das matérias constantes do edital de 2012.

Você já conhece o Informativo Estratégico? Veja essa novidade que preparamos para vocês: informativos do STF e STJ comentados pela equipe de professores do Estratégia.

Informativo STJ

Informativo STF

A tabela abaixo explicita a importância da disciplina, de acordo com o número de questões cobradas em provas. Além do parâmetro objetivo, indicamos qualitativamente as disciplinas que são mais extensas em termos de conteúdo.  Naturalmente, você precisará demandar mais tempo para estudar Direito Civil em comparação a Direito Ambiental, muito embora a cobrança em Direito Ambiental seja mais incidente!

plano de estudos

Assim, ao longo do ciclo de estudos distribuiremos o tempo de acordo com os percentuais que se encontram marcados em vermelho! Ao final do ciclo, 12% do tempo despendido você terá destinado ao estudo de Direito Constitucional, 10% ao estudo de Direito Processual Civil e, assim, sucessivamente.

Vamos montar o ciclo levando em consideração que você disporá de 4 horas diárias para estudar. Note que são 4 horas líquidas, já descontadas pausas e tempo para organização pré e pós-estudo.

Na representação diária você terá:

plano de estudos

Note que para fazer 4 horas líquidas, serão necessários 5h e 15min em média para executá-lo com as pausas necessárias.

O ciclo será estruturado levando-se em consideração o estudo semanal de segunda a sábado.

Além disso, vamos destacar, pelo menos, 2 horas adicionais aos sábados para revisão semanal de estudos. Você poderá ultrapassar esse período caso tenha disponibilidade. Também nada impede que você finalize o estudo um pouco antes do previsto. O que importa é revisar o estudado ao longo das semanas.

Ao final do ciclo, reservaremos três dias inteiros para revisão do estudado até então.

Veja como fica:

  • 94 horas de estudo;
  • 6 horas de revisões semanais;
  • 14 horas de revisão ao final do ciclo;

Com alguns ajustes e levando em consideração a proporcionalidade acima, você estudará o seguinte número de horas por disciplina:

plano de estudos

Distribuindo esse ciclo ao longo do mês, temos:

plano de estudos

Esse ciclo deverá ser repetido constantemente até a data em que sair o edital.

Além disso, caso você tenha menos tempo, poderá reduzi-lo ou adaptá-lo para os dias da semana que tiver menor disponibilidade. Agora, se você tem mais tempo, poderá aumentar um pouco mais o número de horas diárias de estudos. Não é sugerido, contudo, ultrapassar 8 horas diárias, ao menos agora, no estudo pré-edital.

Segue arquivo com as ementas do último concurso para que você possa assinalar os conteúdos já estudados e manter sua preparação ainda mais organizada.

Se você quiser fazer DOWNLOAD do artigo completo clique aqui.

O Estratégia Carreira Jurídica já está com pacote completo para o concurso da PGE- SP, com a teoria sistematizada, jurisprudência e súmulas comentadas, além de muitas questões de prova para você treinar.

Confira aqui o pacote completo e as disciplinas isoladas: CURSOS DA PGE SP.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo ou escrevam para mim, no seguinte email: [email protected].

Excelentes estudos!

Ricardo Torques

PS.: Se você quer saber mais detalhes sobre o Programa de Coaching do Estratégia Carreiras Jurídicas – Projeto Especial PGE/SP, mande um email para [email protected] e informe seu número de telefone. Nós temos um convite exclusivo pra te fazer ;-)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Professor! Gostaria de saber se o senhor pode fazer um ciclo de estudos para Procurador Geral da Fazenda Nacional, com essa mesma sistemática. Obrigado!
    Luis em 15/09/18 às 12:17
  • O Estratégia faz parte dos meus favoritos em todas as redes sociais! Sempre me ajudando muito!! Obrigada, professor! Obrigada, equipe Estratégia!
    Isnara Daniela Monteiro Manesco em 01/05/18 às 13:39
  • Obrigada professor, excelente!!!! Nos ajudou muito, tenho interesse no projeto especial PGE/SP
    Pamella em 05/07/17 às 09:46
  • Muito bom!! Parabéns!!
    Tatiana Nery em 18/08/16 às 20:10
  • Professor, muito obrigado pelo empenho no Carreira Jurídicas, em especial ao concurso da PGE/SP. Espero um dia dar depoimento aqui contando o quanto o seu apoio foi essencial na aprovação. Grato pelo apoio!
    Yuri em 31/07/16 às 14:57
  • Excelente!!! Já ajudou bastante. Obrigado.
    fabiano em 20/07/16 às 12:28