Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 10

Oi, oi, oi! A temática de hoje para esse Concurso PCDF Escrivão não está fácil! Falar de relações internacionais envolve conhecimento do assunto! Vamos para o tema?

Proposta de Redação 10

A ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, alertou nesta terça-feira que seu país não assinará o acordo alcançado entre a União Europeia e os países do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) nas condições atuais.

“Não podemos assinar um acordo comercial com um país que não respeita a Amazônia e não respeita o acordo de Paris (clima). A França não assinará o acordo com o Mercosul nessas condições”, afirmou a ministra em declarações à rede de televisão BFM.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou no final de agosto que havia decidido bloquear o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul e acusou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de mentir ao desprezar os motivos de preocupação com os efeitos e consequências do conflito.

A UE e o Mercosul começaram a negociar um acordo de livre comércio em 2000 e, desde então, as negociações passaram por várias fases, chegando a ser bloqueadas. Segundo a Comissão Europeia, o acordo eliminará a maioria das tarifas entre as partes e as empresas europeias e economizará cerca de 4 bilhões de euros por ano. As exportações da UE para o Mercosul em 2018 totalizaram 45 bilhões de euros, enquanto as dos quatro países ao bloco europeu tiveram um valor de 42,6 bilhões.

O setor agrícola europeu, segundo o executivo da Comunidade, desfrutará de tarifas mais baixas nos setores de vinho, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Isso também significa o livre acesso de impostos europeus sobre produtos lácteos ao Mercosul até uma determinada taxa.

O acordo alcançado também envolve a abertura do mercado de contratos públicos dos países do Mercosul para empresas europeias e acesso a prestadores de serviços nos setores de tecnologia da informação, telecomunicações e transportes, entre outros.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/08/internacional/1570567502_599342.html

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

Acordos internacionais e a relação de crescimento mútuo entre os países

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Explane sobre as relações harmônicas entre os países para a viabilização de crescimento nas mais diversas áreas por meio de tratados internacionais [10,00]
  2. Comente acerca de possíveis problemas que podem ocorrer em decorrência do não cumprimento desses acordos [10,00]
  3. Apresente e discorra sobre alguns tratados importantes para a história [9,00]

Aproveite e faça parte você também do nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão, clique no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.