Artigo

Com 632 cargos vagos, pedido de concurso INPI é estudado

Em resposta à solicitação do jornalismo do Estratégia Concursos, o setor de e-SIC do Instituto Nacional da Propriedade Industrial confirmou que o órgão está finalizando o trabalho de levantamento para solicitação de pedido de novo concurso público ao Ministério da Economia.

Com as petições anteriores negadas, o Instituto chega, atualmente, ao déficit de 632 cargos vagos, entre suas cinco carreiras. Em relação ao quantitativo a ser solicitado, o INPI informou que essa questão ainda está sob análise.

Acompanhe abaixo a íntegra dos questionamentos e suas respectivas respostas:

1 – O prazo para que os órgãos solicitem concurso ao Ministério da Economia se encerra no dia 31 de maio de 2020. Gostaria de saber se o órgão protocolou (ou ainda irá protocolar) alguma solicitação no Governo Federal, para quais cargos e quantas vagas?

O INPI está finalizando o levantamento da necessidade de força de trabalho para fins de elaboração de ofício de solicitação de concurso público ao Ministério da Economia. Os cargos e os quantitativos ainda estão sob análise e definição com base no estudo em questão.

2 – A solicitação feita anteriormente, foi aceita, negada ou ainda não houve resposta? Para esta, quando houve a solicitação (ano) e para quais cargos/vagas?

A solicitação anterior foi expedida por meio do Ofício INPI/PR nº 451/2018, de 31/08/2018, o qual reiterava o pedido para realização de concurso público solicitado por meio do Ofício INPI/PR nº 185/2018, de 27/04/2018. Ou seja, a solicitação de autorização para o provimento de 54 vagas para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI; 100 vagas para o cargo de Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI e 30 vagas para o cargo de Técnico em Propriedade Industrial.

Também foi expedido o Ofício INPI/PR nº 186/2018, 27/04/2018, solicitando a autorização para o provimento de 167 vagas para o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial e 43 vagas para o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial.


As solicitações em questão foram negadas por meio do Ofício nº 110322/2018-MP, de 14/12/2018, expedido pelo extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

3 – Gostaria de saber também o quantitativo atual de cargos vagos.

O quantitativo atual de cargos vagos, conforme levantamento realizado no mês de abril/2020, por meio do Sistema SIAPE é o seguinte:

Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI – 59 vagas;
Pesquisador em Propriedade Industrial – 328 vagas;
Tecnologista em Propriedade Industrial – 20 vagas;
Técnico em Propriedade Industrial – 53 vagas;
Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI – 172 vagas.

Saiba mais: Concurso INPI


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.