Artigo

Concurso IBGE: divulgado edital de PSS para Recenseador

Processo Seletivo Simplificado terá somente Avaliação de Títulos

Foi publicado nesta quarta-feira, 16 de outubro, um edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O documento oferta 27 vagas temporárias para o cargo de Recenseador em Poços de Caldas. Os candidatos selecionados vão participar do Censo Experimental 2019.

Vale ressaltar que essas vagas não fazem parte das mais de 235 mil autorizadas pelo Ministério da Economia desde o início do ano. A seleção para esse novo edital será feita somente através de Avaliação de Títulos, com convocação para treinamento já a partir do próximo mês.

Para se candidatar ao cargo, basta ter o nível fundamental completo. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser prorrogados por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.

MunicípioTotalAmpla ConcorrênciaPPPPcD
Poços de Caldas272052

Inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado estarão abertas entre os dias 16 a 22 de outubro. Para se inscrever, o candidato deverá dirigir-se ao Posto de Inscrição do IBGE, localizado na Rua Rio de Janeiro, nº 307, sala 314 – Centro – Poços de Caldas/MG, no horário de 08h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar ao atendente do Posto de Inscrição original e cópia do seu documento de identidade, bem como original e cópia de cada um dos seus títulos (titulação acadêmica).

Datas do PSS Recenseador IBGE

  • Inscrições: 16/10/2019 a 22/10/2019
  • Divulgação do resultado preliminar da análise de títulos e do resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 24/10/2019
  • Interposição de recursos quanto à pontuação e ao resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 25 e 29/10/2019
  • Resultado dos recursos interpostos: 30/10/2019
  • Divulgação do resultado final (classificados e não eliminados): 31/10/2019
  • Convocação do Recenseador para o treinamento: a partir de 01/11/2019

Análise dos Títulos

A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 pontos e observará a pontuação, em função dos títulos apresentados no ato da inscrição.

Para comprovação da conclusão do ensino fundamental será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Para comprovação do ensino médio incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.

Para comprovação do ensino médio completo será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Para comprovação do curso de graduação incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra.

Para a comprovação da conclusão do curso de graduação completo será aceito o diploma ou certificado/ declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Convocação e realização do treinamento

O Treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo IBGE e terá duas etapas: autoinstrução e presencial.

Na etapa autoinstrucional, o candidato deverá realizar a leitura prévia do Manual do Recenseador, que será disponibilizado no site do Censo 2020.

A etapa presencial do Treinamento terá a duração total de cinco dias, com carga horária de 8 horas diárias. Ao final da etapa, o candidato realizará o Teste Final do Treinamento, cujo resultado será representado em percentual de acertos e aquele que não obtiver o mínimo de 50% de acertos será eliminado do processo seletivo.

Atribuições do cargo de Recenseador

  • Cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta;
  • Apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá;
  • Assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho;
  • Coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor;
  • Manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante, e auxiliar os Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de entrevistados em atendê-los à entrevista;
  • Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas;
  • Zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos;
  • Devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos;
  • Entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo com as instruções recebidas…

Mais informações: Concurso IBGE

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Processo Seletivo Simplificado Recenseador IBGE

Inscrições: 16 a 22/10/2019
Vagas: 27
Cargos: Recenseador
Escolaridade: Nível fundamental completo
Edital: Edital IBGE Recenseador


Ascom Estratégia
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.