Artigo

Concurso DEPEN: Plano de Ação para os 80%

Se inscreveu no concurso do DEPEN? Quer garantir 80% de acertos na prova? Então fique ligado no Plano de Ação para os 80%

Olá Estrategista. Tudo joia?

Seguindo o cronograma do projeto 80% em 80 dias. No primeiro webinário, explicamos como será o projeto e demos um cupom de desconto de 30%, válido até 22/06/2020 (#DEPEN30).

Já na transmissão de terça-feira (16/06), o webinarista Luís Eduardo detalhou como será o plano de ação para os 80% e a montagem do cronograma de estudos para esta reta final para o cargo de Agente Federal do DEPEN.

Antes de mais nada, todo o Plano de Ação que será passado foi feito com base na opinião dos professores aprovados em grandes concursos, que já testaram estas estratégias, e possuem segurança que o planejamento é efetivo. Todavia, o desempenho do aluno depende, acima de tudo, de seu esforço e dedicação aos estudos.

Em segundo lugar, todas as planilhas, análises estatísticas e orientações detalhadas de estudo para cada disciplina serão postados em nosso grupo do DEPEN no Telegram (Participe aqui).

As transmissões de quarta (17/06), quinta (18/06) e sexta (19/06), todas às 19h, terão como temas: Revisões e Discursivas, 1.000 questões mais importantes para ser aprovado e como superar as dificuldades da reta final (com Paulo Bilynskyj), respectivamente. Portanto, clique nos links e defina lembrete para não perder nenhuma dica.

Edital DEPEN

Conforme Edital publicado, serão 3 provas:

  1. Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa (15 questões**);
    • Raciocínio Lógico (5 questões**);
    • Informática (8 questões**); e
    • Ética (2 questões**).
  2. Conhecimentos Específicos (50 questões)
    • Noções de Direito Constitucional;
    • Noções de Direito Administrativo;
    • Noção de Direito Penal;
    • Noções de Direito Processual;
    • Noções de Direitos Humanos e Participação Social; e
    • Legislação Especial.
  3. Conhecimentos Complementares (40 questões)
    • Execução Penal; e
    • Departamento Penitenciário Nacional.

** chute do professor

Além disso, o Edital do Certame estabelece peso 0.75 para as provas 1 e 2, e peso 1.5 para a prova de Conhecimentos Complementares, dando um total de 120 pontos, fora a prova discursiva.

Sendo assim, apenas as 2 disciplinas da 3ª prova respondem pela metade da pontuação. Nesse sentido, o aluno deve estudar com afinco estas matérias, com atenção a todos os detalhes, na tentativa de gabaritar a última prova objetiva.

Orientações

O Aluno deverá abstrair as orientações passadas e, a partir delas, montar seu próprio planejamento alinhado às suas realidades, disponibilidades.

Curva de Memorização

Veja como funciona nosso processo de memorização.

Curva de Memorização
Curva de Aprendizado

A partir do momento em que uma informação é recebida, com a mesma velocidade ela será esquecida – para grande parte das informações. Todavia, o processo de revisões cumpre o papel em não permitir que a compreensão não seja perdida.

O gráfico acima nos passa uma importante conclusão: existem conteúdos que, por não serem extensos e, ao mesmo tempo, exigir apenas a simples memorização, e não uma compreensão mais aprofundada, valem a pena serem deixados para estudar um ou alguns dias antes da prova.

Esse é o exemplo de algumas leis pequenas, em que a cobrança destas costuma ser somente sua literalidade.

Diferença entre o Iniciante e o Avançado

Primeiramente, a grande diferença entre um estudante iniciante e o avançado é, além do avançado já ter passado por todo o conteúdo, ele possui um material conciso de revisão.

Um material conciso de revisão é aquele que em torno de 60-70 horas líquidas seja possível revisar todo o conteúdo do edital.

Veja com um exemplo a importância deste material: suponha um candidato que realiza um simulado sem esta revisão prévia e atinja 75%, em média, de acertos. Todavia, realizando, com uma semana de antecedência, a revisão, o desempenho pode saltar para a casa dos 90%.

Portanto, o objetivo do nosso projeto é passar toda a expertise do aluno avançado ao aluno iniciante, de forma que este se atente aos assuntos mais prováveis de serem cobrados. (Orientações completas no grupo do Telegram.)

Plano de Ação para os 80%

Bagagem

  • Na data da prova: separar conteúdos a serem estudados com antecedência e assuntos a serem estudados apenas na reta final;
  • Dependemos da sorte, mas estudamos para minimizar a sua necessidade;
  • Estuda e faça muitas questões para blindar as suas vulnerabilidades.

A importância dos últimos dias antes da prova (Véspera)

  • 10 a 15 dias antes da prova;
  • Objetivo dos estudos devem ser encurtar o tempo de revisão;

Levantamento Pessoal

Para iniciarmos com nosso Plano de Ação para os 80%, o aluno deverá levantar as seguintes informações:

  • Qual a sua carga horária disponível de estudo até a data da prova? (em horas)
  • Carga horária necessária para ser aprovado? – Para concursos policiais, performance acima de 80%, normalmente, garantem aprovação.

Para calcular a carga horária necessária para a aprovação, será preciso avaliar o material de estudos utilizado.

Segundo a análise feita e disponibilizada no grupo do Telegram, utilizando o material do Estratégia Concursos, segue a distribuição de qual a probabilidade que determinada aula possa ser cobrada na prova:

Plano de Ação para os 80%

Dessa forma, como restam apenas 80 dias e o objetivo é a maior performance, quanto mais iniciante for o aluno, maior será a quantidade de aulas a serem descartadas (não estudadas).

Por outro lado, alunos avançados podem se dar ao luxo de estudarem conteúdos com menos probabilidade de cobrança.

Cumpre salientar, todavia, que as análises estatísticas são elaboradas em cima do banco de questões do CEBRASPE/CESPE. Sendo assim, podem existir determinados conteúdos específicos que, apesar de apresentarem baixo ou nenhum percentual de cobrança, a probabilidade de que o conhecimento seja exigido no dia da prova é alto (orientações completas: Grupo Telegram)

Cronograma

O cronograma completo de estudo para o DEPEN utilizando o material do Estratégia Concursos é de 111 aulas. Uma carga horária confortável de estudo para 1 aula é em torno de 6 horas. Ou seja, em torno de 660 horas para finalizar todo o edital a partir do zero absoluto.

Adicionando o tempo de revisão (fator de multiplicação entre 1,5 e 2), temos entre 1.000 e 1.300 horas para adquirirmos um conhecimento de intermediário para avançado. (Aproximadamente 1 ano de estudo, a partir do zero, estudando apenas 20 horas semanais.)

Portanto, o aluno deverá estimar qual a sua carga horária restante para completar o edital baseada na quantidade de aulas remanescentes, multiplicada pela quantidade média de horas por pdf.

Salienta-se, outrossim, que não se deve preterir revisões a conteúdos novos com baixa probabilidade de cobrança. Nesse caso, a revisão de assuntos importantes se torna mais essencial.

Além disso, nos 7 dias restantes à data da prova não recomendamos o estudo de nenhum conhecimento novo, apenas realizar revisões gerais, lei seca e resolução de questões.

Sugestão de Estudo (Plano de Ação para os 80%)

Para alunos avançados, a melhor maneira é ter foco total na P2 e P3, uma vez que são estas que oferecem maiores pontuações (81,25% da pontuação da prova objetiva).

Já para alunos iniciantes e intermediários, as orientações são distintas: muitas aulas serão eliminadas e, acima de tudo, as aulas a serem estudadas não terão todo o conteúdo da aula, mas apenas determinados tópicos elencados como mais importantes e prováveis de serem exigidos.

Mais uma vez: as orientações completas e detalhadas sobre cada disciplina serão passadas gratuitamente no Grupo Telegram.

Sugestão para Iniciantes:

  • Apenas estude as 3 aulas iniciais de Raciocínio Lógico e Matemático, se tiver facilidade. Caso contrário, não estude RLM;
  • Português: Apenas interpretação de texto e correspondência oficial;
  • Informática: Aulas de Redes (2 primeiras aulas), Internet Explorer e primeira aula de Segurança de Informação;
  • Ética: Estude a aula única
  • Dir. Constitucional: Estude apenas as 2 primeiras aulas e a última;
  • Dir. Administrativo: Estude a última aula e determinados artigos da aula 1 e 2 sobre licitações (grupo Telegram), além de alguns artigos específicos da Lei 8.112.
  • Dir. Penal: Quase todas as aulas (da 00 a 04);
  • Direitos Humanos e Participação Social: Estude aula 00 e 03;
  • Legislação Penal: Todas;
  • Execução Penal: Todas;
  • Departamento Penitenciário Nacional: Todas

A lógica acima é estudar menos de 50% do conteúdo, mas assuntos com cobrança que representam 80% de desempenho (análise estatística).

Cupom de Desconto

Quer ser aluno do Estratégia Concursos e precisa de um incentivo extra? Temos um cupom com 30% de desconto, válido até 22/06/2020.

cupom desconto estratégia

Aproveite esse superdesconto e intensifique seus estudos.

Somos o curso on-line com maior aprovação no ramo de concursos. Só pra se ter ideia, no concurso de Agente da Polícia Federal, dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos.

Venha também fazer parte desse time.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.