Artigo

Concurso Câmara dos Deputados: TUDO o que você precisa saber para fazer concurso

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para conversarmos sobre o concurso Câmara dos Deputados, um dos mais atraentes do país, para contextualizarmos remuneração, trabalho do servidor, vagas disponíveis, expectativas de concurso e outros.

Antes de continuar, caso você esteja de fato interessado em estudar ou já esteja engajado nos estudos das carreiras legislativas (Câmara, Senado, CLDF e Assembleias), convido você a fazer parte do nosso grupo de estudos fechado no Facebook. No grupo, você receberá com exclusividade materiais de estudo direcionados à preparação. O objetivo é fomentar o debate de alto nível e te dar acesso a conteúdo gratuito (específico para esses concursos) de forma preferencial. (link ao final)

Se o seu interesse for em saber informações sobre as carreiras legislativas, saiba que possuímos um conteúdo que você recebe exclusivamente por e-mail contendo esses materiais. São muitas informações específicas sobre rotina de trabalho, remuneração REAL dos servidores, vídeos motivacionais, enfim. Para se inscrever, basta clicar no banner abaixo.

Conheça nossos cursos para concurso da Câmara dos Deputados:

=> Cursos para Analista Legislativo  AQUI

=> Cursos para Técnico Legislativo AQUI

Acesse o nosso Guia Completo Carreiras Legislativas.

Guia Completo Carreiras Legislativas

No presente momento, alguns cargos já possuem autorização para a realização de concurso pela Casa. São eles, segundo o Ato da Mesa nº 149, de 2014:

——————————————————————————————————————–

ATO DA MESA Nº 149, DE 10/12/2014

Autoriza a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos da Câmara dos Deputados.

A MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso de suas atribuições, resolve:

Art. 1° Fica autorizada a realização de concurso público destinado ao provimento de cargos efetivos de Analista Legislativo, atribuições Técnico em Documentação e Informação Legislativa, código CD-AL-013, Técnico em Material e Patrimônio, código CD-AL-021, Assistente Social, código CD-NS-930, Analista de Informática Legislativa, código CD-AL-028, e de Técnico Legislativo – atribuição Assistente Administrativo, código CD-AL-026.

Art. 2° Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

——————————————————————————————————————–

Como podemos observar, a realização de concurso da câmara federal para os cargos acima depende apenas de vontade política. Basta a Casa escolher a banca e publicar o edital. Afinal de contas, as autorizações de concurso no poder legislativo não expiram, diferentemente do poder Executivo, cujo prazo é de seis meses.

Naturalmente, para você realizar o concurso (ou não), tenho certeza que você está preocupado com os REQUISITOS do cargo, bem como com a REMUNERAÇÃO deles. Confira comigo abaixo a relação dos cargos para os quais haverá concurso:

——————————————————————————————————————–

Analista Legislativo –Técnico em Documentação e Informação Legislativa (24 vagas) – nível superior em Biblioteconomia ou Arquivologia;

Analista Legislativo –Técnico em Material e Patrimônio (31 vagas) nível superior em qualquer área;

Analista Legislativo – Assistente Social (03 vagas) nível superior na área de Assistência Social;

Analista Legislativo – Informática Legislativa (17 vagas) nível superior em qualquer área (não exige graduação em TI);

Técnico Legislativo – atribuição Assistente Administrativo (360 vagas) – nível médio;

——————————————————————————————————————–

Remuneração Concurso Câmara dos Deputados

Essa remuneração já está com os novos valores até 2019!!!

câmara

——————————————————————————————————————–

Como você pode perceber, a Câmara dos Deputados oferece uma das maiores remunerações do país para níveis médio e superior, que supera os 14 mil iniciais para Técnico e 21 mil reais para Analista. Destaque para as 360 vagas para o cargo de Técnico Legislativo – Assistente Administrativo, uma oportunidade de ouro para quem deseja ingressar na Administração Pública.

Conheça nossos cursos para concurso da Câmara dos Deputados:

Analista Legislativo =>CLIQUE AQUI

Técnico Legislativo =>CLIQUE AQUI

Ainda, é interessante destacar que há possibilidades de concursos ainda em 2017, uma vez que há previsão orçamentária para nomeação de servidores concursados no presente exercício, uma verdadeira exceção em meio ao contingenciamento.

sem-titulo

*lembro que esta dotação pode ser utilizada ou não, e que também pode ser utilizada para a nomeação de servidores de outros concursos em vigor, como os de Analista Legislativo – Técnica Legislativa, Consultor e Policial Legislativo.

Como é o trabalho dos servidores na Câmara dos Deputados?

Em virtude das diferentes características de cada cargo, fizemos alguns vídeos caso você queira conhecer com mais detalhes algum cargo em específico. Confira um deles abaixo, mas lembre-se que esse artigo ainda não acabou! :)

Como se preparar para concurso da Câmara dos Deputados?

Para o cargo de Analista Legislativo – Técnico em Material e Patrimônio, o último concurso foi realizado em 2012. O último edital é uma excelente referência para a sua preparação.

Para o cargo de Analista Legislativo – Assistente Social, não há edital anterior. Recomendamos estudar pela banca CESPE, com base em dois editais recentes para outros órgãos, como o MPOG-2015 e o MPU-2013, cujos concursos contemplaram vagas para Assistência Social/Serviço Social.

Para os demais cargos de Analista e Técnico, o último concurso foi realizado em 2007, pela banca FCC. Pelo fato de o CESPE ter realizado todos os últimos concursos de 2012 em diante, recomendamos estudar as matérias cobradas em 2007, adaptando seus estudos para a metodologia CESPE.

Nossos cursos já fizeram as adaptações necessárias!

Analista Legislativo =>CLIQUE AQUI

Técnico Legislativo =>CLIQUE AQUI

Enfim, espero que este artigo possa ajudar você a guiar a sua preparação. Conte conosco nessa jornada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola, quero informaçoes para o Senado e Câmara..obg
    CLEIDIMAR DO NASCIMENTO SOUSA em 26/10/18 às 14:58
  • bom dia ! tenho interesse em receber noticiais sobre o concurso do senado federal, especificamente, se possível, aos cargos de técnico legislativo e analista jurídico. agradeço, desde já, a atenção voltada a nós que postulamos uma vaga ao quadro de profissionais do senado federal.
    EMERSON PINHEIRO em 19/10/18 às 09:50
  • Há descontos de imposto de renda, naturalmente. Mas existem outras bonificações como as horas extras, que não estão na tabela.
    Coordenação em 29/06/17 às 12:26
  • Olá Marcos! É improvável que o concurso do Senado ocorra em 2017. Mais razoável é que ocorra em 2018.
    Coordenação em 29/06/17 às 12:26
  • Olá Carol! Realmente é uma decisão muito difícil. Entendo que, se neste recesso parlamentar de julho o Concurso da Câmara não andar, vale a pena fazer um esforço no TST, que certamente terá seu edital publicado no meio do ano. Aí depois do TST você voltaria a focar na Câmara novamente.
    Coordenação em 29/06/17 às 12:25
  • Os salários da tabela são líquidos ou haverá descontos?
    Douglas em 26/06/17 às 13:19
  • Gostaria de iniciar minha preparação para o cargo de assistente administrativo do senado, porém, tenho medo de investir na preparação para tal vaga e a prova ser marcada ainda este ano, uma vez que uma preparação razoável deveria durar em média pelo menos 6 meses, gostaria de adquirir o curso, mas tenho medo de não ter tempo de preparo o suficiente, existe alguma previsão para a prova?
    Marcos Padula em 19/06/17 às 01:09
  • Boa noite Professor! Venho estudando para o cargo de patrimônio e logística da Câmara. Inclusive pelo material do estratégia. Na verdade estou na fase de resolução de exercícios cespe, já que a matéria já li toda. Porém, muitos falam que se o concurso sair, será só em 2018. O TST está em vias de publicar edital, com banca escolhida essa semana. As matérias que venho estudando são compatíveis com as de analista administrativo do TST, por isso, estou pensando em sair um pouco do foco da câmara e me concentrar no TST, as bancas são diferentes e há algumas matérias específicas, tais como direito do trabalho e regimento interno. ME DÁ UMA LUZ!! =) Ficamos muito perdidos! Tenho medo de desfocar, mas também tenho medo de perder uma ótima oportunidade já que meu nível de estudos já está bem avançado.
    Caroline em 14/06/17 às 22:13
  • Olá Marcelo!

    O cargo mencionado é de Consultor, e não visualizo esse concurso ocorrendo novamente pelos próximos 4, 5 anos, uma vez que concursos  para consultor ocorrem mais ou menos a cada 10 anos.

    A expectativa de concurso em 2017/2018 vale somente para os cargos destacados neste artigo.

    Att.

    Victor Dalton

    Coordenação em 18/05/17 às 15:26
  • A prova desse concurso é realizada em todas as capitais ou somente nas intermediações de Brasília?

    Coordenação em 18/05/17 às 15:26
  • Provavelmente somente em Brasília.

    Por isso, recomendamos planejamento nesse aspecto.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 18/05/17 às 15:25
  • O cargo de Técnico é o que mais possui vagas, por isso, o que mais recomendamos.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 18/05/17 às 15:24
  • Olá Mila!

    O cargo mencionado é de Consultor, e não visualizo esse concurso ocorrendo novamente pelos próximos 4, 5 anos, uma vez que concursos  para consultor ocorrem mais ou menos a cada 10 anos.

    A expectativa de concurso em 2017/2018 vale somente para os cargos destacados neste artigo.

    Att.

    Victor Dalton

    Coordenação em 18/05/17 às 15:20
  • Professor, sou bacharel em Direito, servidora do TRF1 (tecnica) e, na busca por melhores salários e condições de trabalho, interessei-me pelo Concurso da Câmara do DF. Dei uma olhada no edital passado(2014) e interessei-me pelo cargo de Analista Legislativo, area V (Direito do Trabalho). Gostaria de saber se há possibilidade de sair edital ainda em 2017, bem como se há uma expectativa de numero de vagas para o cargo supramencionado. Gostaria também de saber se o Estratégia disponibilizará curso para a referida area. Att,
    MILA em 16/05/17 às 22:50
  • olá professores, tenho nível superior e também tenho laudo médico comprovando minha deficiência visual,VISÃO MONOCULAR, estou muito em dúvida em qual cargo escolher, se é analista ou esse de técnico, os senhores poderiam me da suas opiniões, pois minha ideia é concorrer as vagas de deficientes, que no caso, para técnico é bem mais.
    cleilson rezende em 05/04/17 às 21:10
  • Olá, Percebi que vocês postaram vídeos de 2015 na expectativa do concurso de técnico. Será que agora em 2017 finalmente sai? Existe alguma suposição de data ou período? Estou estudando a pouco tempo e pelo visto o concurso será de alto nível. Obrigado.
    Rony em 02/03/17 às 18:28
  • A prova desse concurso é realizada em todas as capitais ou somente nas intermediações de Brasília?
    Isaac RAMOS em 11/01/17 às 10:53
  • Boa noite professor, as provas do concurso da camara dos deputados serao realizados somente em Brasilia ou tambem em outras capitais
    Claudio Cavalcante do nascimento em 06/01/17 às 21:54
  • Olá professor, boa noite. Estou iniciando meus estudos e acabo de conhecer o Estratégia Concursos. Sou da área de saúde e há tempos me interesso pelo concurso da Câmara dos Deputados, mas não consigo achar material específico da área de saúde- XVI (consultor), por mais que procure. Gostaria de saber se existe algum material ou curso específico nessa área. Obrigado e parabéns pelos cursos.
    Marcelo em 31/12/16 às 19:31
  • Olá Paula! Particularmente acho uma boa ideia, porque apareceu de "surpresa" no edital de Policial Legislativo em 2014. Então entendo que é oportuno estudar com antecedência, ainda mais se você não possuir muita familiaridade com a matéria. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 13/12/16 às 14:52
  • Olá Professor, Gostaria de saber se você acha que é interessante estudar Raciocínio Lógico para o cargo de Técnico Adm - Assistente Adm, uma vez que não estava previsto no último edital. Obrigada
    Paula em 07/12/16 às 14:42
  • http://www2.camara.leg.br/transparencia/concursos/concursos-realizados/2007/tecnica-legislativa/assistente-administrativo/EditaldeAbertura.pdf
    Coordenação em 01/12/16 às 16:23
  • Prof. Victor, excelente matéria! Parabéns! Estou estudando para o concurso do CGU para a área de TI, porém to pensando em focar também para a Camara dos Deputados. Gostaria de saber onde se encontra o edital do concurso anterior? O edital que encontrei no site da CESPE não possui o cargo para TI e abrange apenas cargos de direito e administração (consultor legislativo). Você poderia, por favor, colocar o link do edital do concurso da Camara dos Deputados para o cargo de TI (analista legislativo? Obrigado! Marcel
    Marcel Pigozzi em 01/12/16 às 14:49
  • Olá Etiane! Perceba que neste artigo nós explicamos a fundamentação do Pacote Completo de Assistente Social, utilizando esse mesmo raciocínio. A propósito, o pacote está aqui: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-completo-p-camara-dos-deputados-analista-legislativo-assistente-social/ Att, Victor Dalton
    Coordenação em 01/12/16 às 09:54
  • Olá Professor Victor, bom dia! Ontem eu assisti a aula ao vivo sobre o concurso da Câmara, analisando os concursos anteriores, desde 1998 até o último que foi em 2012, não tivemos vagas para Assistentes Sociais, e orientaram que os nossos estudos fossem baseados nos editais do MPOG/2015 e MPU/2013. Pergunto: Este curso de serviço social oferecido pelo estratégia que a Professora Ana Paula ministra é baseado neles? Pensando nas outras disciplinas (conhecimentos gerais por exemplo), além das triviais como português, informática e RL quais poderíamos adicionar para fecharmos um conteúdo pré edital? Pergunto assim porque o TRT 11, por exemplo (para Serviço Social), está cobrando ✔Português ✔Informática ✔RL ✔Regimento interno ✔Específicas de Serviço Social As disciplinas de Direito, seja do trabalho, civil, penal etc, não serão cobradas em nossa prova. Desculpe o "textão", gostaria de saber sua opinião a respeito. Forte abraço
    Etiane Valente em 01/12/16 às 09:38
  • Podia ter vaga para Gastrônomo na Câmara dos Deputados e Senado Federal =D
    Charles Andrade em 01/12/16 às 09:24
  • Olá Thiago! Nesse momento, tudo indica que Câmara dos Deputados vem primeiro. No seu lugar, eu migraria para o estudo do RICD. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 01/12/16 às 08:51
  • Boa noite, Gostaria de saber se nesse momento pra quem já iniciou o estudo do Regimento Interno da CLDF mas ainda não finalizou deveria dar prosseguimento nesse estudo ou em virtude de todas as informações e expectativas quanto ao concurso da Câmara dos Deputados deveria migrar para o estudo do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.
    Thyago em 30/11/16 às 22:21
  • Olá Júlia! Os concursos para o Legislativo possuem editais enxutos, o que favorece mesmo aqueles que começam os seus estudos um pouco depois, desde que leve seus estudos A SÉRIO. Mas dá tempo sim, com 4 horas por dia BEM APROVEITADAS. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 28/10/16 às 16:12
  • Olá Leonardo! Se você estiver estudando para o longo prazo sim, mas não apostaria em novo concurso para esse cargo já em 2017.
    Coordenação em 11/10/16 às 15:49
  • Os professores sempre atualizam o curso, mas não vejo necessidade de atualizar novamente o material até que o edital seja publicado.
    Coordenação em 11/10/16 às 15:48
  • Olá Júlia! Tudo dependerá da qualidade do seu estudo e de quando sair o edital. Este cargo certamente será concorrido.
    Coordenação em 11/10/16 às 15:47
  • Olá Andrea, não está autorizado concurso para taquígrafo, e o concurso atual de taquígrafo vence somente em fevereiro de 2017.
    Coordenação em 11/10/16 às 15:47
  • Boa noite. Gostaria de saber se haverá vagas para Taquígrafo.
    andrea em 10/10/16 às 21:45
  • Ola professor!!! Parabens pela iniciativa o estratégia sempre inovando!!! Vc acha q da pra concorrer se começar a estudar agora?? Com 4h diárias disponíveis??? Para o tecnico analista material e patrimônio?
    Julia em 10/10/16 às 18:01
  • Victor, o curso de informática para TMP expira as vendas agora em 31/12/2016. Vai sair um curso mais atualizado ou serão mantidas integralmente as aulas do curso atual. Pergunto pela preocupação em estudar pelo curso mais atual possível. Grato.
    Marcio Damasceno em 10/10/16 às 18:01
  • Ola professor!!! Parabens pela iniciativa o estratégia sempre inovando!!! Vc acha q da pra concorrer se começar a estudar agora?? Com 4h diárias disponíveis???
    Julia em 10/10/16 às 17:59
  • Boa tarde, Victor. Comprei um pacote de Analista - Técnica Legislativa do Estratégia há pouco mais de um mês e estou estudando por ele. Observei que no quadro de funcionários da Câmara Federal existem, só neste ano, 85 pessoas aptas a se aposentar nesse cargo e 170 nos próximos 5 anos. Assim, mesmo não tendo sido autorizado concurso para vagas nessa função e considerando que o último certame tem validade até final desse ano, não valeria a pena continuar estudando para o cargo diante da possibilidade de abrir concurso com novas vagas para ele, mesmo que em cadastro reserva?
    Leonardo Lima em 10/10/16 às 17:08
  • Valer vale, sem dúvidas, é o meu cargo. Mas esse cargo está com o concurso ainda em andamento, e acho que vai demorar MUITO até que saia novo concurso para ele. É melhor focar nos cargos já autorizados. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 27/07/16 às 16:56
  • Vale a pena prestar superior técnica legislativa?
    João Guilherme Grandizoli Gomes dos Santos em 22/07/16 às 10:18
  • O entendimento atual é que ex-militares, servidores de outros poderes, estaduais e municipais, desde que já estejam em regime próprio de previdência, migrem pra 8112. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 09/07/16 às 12:53
  • Boa tarde, prof. Pegando um gancho na pergunta de Moisés, apenas és militares se enquadrariam na 8112? Eu sou do executivo federal, mas servidora civil. Nesse caso, seria enquadrada na funpresp ou na 8112? Pensando seriamente em mudar de foco. Parabenizo pelo ótimo artigo.
    jacqueline lima em 09/07/16 às 12:17
  • Atualmente a Câmara tem enquadrado ex-militares diretamente na 8112, sem colocar no FUNPRESP. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/07/16 às 11:46
  • eu sou militar do exercito e tenho mais de 20 anos, gostaria de saber caso entre neste concurso eu irei pra o teto da previdencia ou continuo na previdencia anterior . agradeço desde ja a att
    MOISES em 08/07/16 às 11:45
  • Acho improvável. Um concurso CESPE nos dias de hoje para a Câmara dos Deputados não deverá exigir tal etapa. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 14/06/16 às 15:43
  • Boa tarde! Professor Para o concurso de Técnico Legislativo (nível médio), qual a sua opinião de novamente a banca cobrar prova prática de digitação? Grato!
    helton em 14/06/16 às 14:51
  • Olá Charles! Esse tipo de informação não temos como especular, só quando sair o edital mesmo. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 13/06/16 às 16:48
  • Ola Professor! quero parabenizar o material, ficou excepcional! Referente os locais de prova do ultimo concurso para o nível médio, foi feita somente em brasília ou em todas as capitais do Brasil? E sobre esse novo que esta para sair, o senhor tem alguma ideia de onde sera os locais de prova? Grato !
    Charles Andrade em 11/06/16 às 11:14
  • Marcelo! Vamos oferecer isso tudo aqui, vem! http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-legislativo-receba-material-gratuito-e-exclusivo/
    Coordenação em 10/06/16 às 19:25
  • Muito bom o artigo professor, estava estudando para o inss, passou agora é Câmara na veia, comprei o curso da Câmara, gostaria de pedir que sejam feitos videos motivacionais, pois sabemos que a batalha vai ser dura, e que também vai demorar um pouco para sair o concurso, então acho primordial manter o foco e o animo para este concurso com videos. Serei seu colega de trabalho, pode escrever, vlw abs.
    Marcelo Victor em 10/06/16 às 12:22