Artigo

Concurso Bacen: pedido para certame segue em andamento

O Banco Central do Brasil divulgou nesta quarta- feira, 19 de junho, que o pedido de concurso público que havia solicitado junto ao Ministério da Economia continuará em prosseguimento.

O órgão solicitou concurso para preencher 260 vagas no total, sendo 200 para o cargo de Analista, 30 para Técnico e 30 para Procurador do Banco Central do Brasil.

A previsão do Bacen é de que essas vagas sejam preenchidas em 2020. Vale ressaltar, que existem de acordo com o órgão, 2.768 cargos vagos, sendo 2.248 analistas, 348 Técnico e 136 de Procurador do Banco Central do Brasil.

Confira abaixo a informação publicada no Diário Oficial

Requisitos cargos concurso Bacen

Analista do Bacen

Lembrando que os candidatos interessados em participar do certame, devem se atentar aos requisitos que possivelmente serão cobrados. Como por exemplo, diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Técnico do Bacen

Já para o cargo de Técnico do Bacen, é necessário certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida oficialmente pelo órgão competente.

Procurador do Bacen

E para o cargo de Procurador, formação em Direito e possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil, OAB.

Importante frisar que estes requisitos são com base no último edital publicado no ano de 2013. As novas informações serão divulgadas assim que o documento para o novo concurso sair.

Curiosidades: O que é o Banco Central e o que ele faz?

O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.

Entre as principais atribuições do Banco Central destacam-se a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.

O Banco Central do Brasil atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as Resoluções do CMN.

Último Concurso Bacen – Técnicos e Analistas

O último concurso Banco Central foi realizado em 2013 e ofereceu 500 vagas nos cargos de técnico e analista. A organização foi feita pelo Cebraspe/Cespe. Na ocasião, foram registrados 88.589 inscritos, uma concorrência de aproximadamente 117 candidatos por vaga.

Quer saber mais sobre o concurso Bacen? Clique no link abaixo.

Mais informações: Concurso Bacen

Quer estudar para Concurso BACEN?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Concurso BACEN:

CURSOS CONCURSO BACEN – Técnico e Analista

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.