Artigo

Como conciliar os estudos para o BB com outros concursos?

Confira neste artigo como conciliar os estudos para o BB com outros concursos, bem como informações sobre esse certame.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, abordaremos como conciliar os estudos para o BB com outros concursos, bem como informações sobre esse certame. Ademais, trataremos dos seguintes assuntos:

  1. Banco do Brasil – uma visão geral;
  2. Informações gerais sobre o concurso do BB;
  3. Benefícios do concurso do BB;
  4. Como conciliar os estudos para o BB com outros concursos;
  5. Considerações finais.

1. Banco do Brasil – uma visão geral

Primeiramente, antes de analisarmos como conciliar os estudos para o BB com outros concursos, vejamos um panorama geral sobre a instituição Banco do Brasil.

conciliar os estudos para o BB com outros concursos
A espera acabou! Foi lançado edital com mais de 4.400 vagas para Agente de Tecnologia e Agente Comercial do BB.

Sem dúvida, o Banco do Brasil é uma das instituições mais respeitadas no Brasil, sendo a primeira instituição bancária a operar no Brasil. Ademais, destaca-se que a sua fundação ocorreu em 1808, o mesmo ano da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em função das invasões napoleônicas.

Além disso, o Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista, listada em bolsa e que possui participação majoritária do Governo Federal do Brasil. Além disso , destaca-se que se trata do maior banco da América Latina, possuindo a maior rede de agências no Brasil (cerca de 4 mil), fora os 50 pontos de atendimento no exterior.

Vale citar que o ambiente de trabalho, decerto, é um ponto positivo para o órgão, uma vez que o Banco do Brasil possui avaliação 4,1 de 5 estrelas no site Glassdoor, sendo que 80% dos colaboradores recomendam o BB para um amigo.

Por fim, para conferir como é trabalhar no Banco do Brasil, acesse a Live do estratégia relativa a esse assunto.

2. Informações gerais sobre o concurso do BB

Com certeza, o primeiro contato com o edital pode não ser muito amigável, uma vez que a quantidade de informações dispostas no normativo é elevada para os padrões normais.

No entanto, vamos destrinchando ponto a ponto com você. Decerto, um dos primeiros pontos a serem destacados é o fato de que, por mais que o cargo seja único (escriturário), o candidato poderá se inscrever para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial.

No que tange ao quantitativo de vagas, no total, o certame oferta 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e, além disso, outras 2.240 para formação de cadastro reserva. De fato, trata-se de um quantitativo que faz muito tempo que o concurseiro não tinha acesso.

Contudo, nem tudo são flores na vida do caro amigo concurseiro: no momento da inscrição, o(a) candidato(a) deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a respectiva cidade de realização das provas, sendo que, uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

Com certeza, isso é um limitador, já que o candidato será classificado por Microrregião/Macrorregião/UF, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. Todavia, o edital prevê, também, a possibilidade do candidato ser chamado em uma microrregião diferente daquela que se inscreveu.

Embora haja distinção entre Agente de Tecnologia e Agente Comercial, vale destacar que o requisito para ambas as oportunidades é a conclusão do ensino médio. Ademais, esse concurso do BB será regido pela banca Cesgranrio, cuja prova objetiva será constituída por questões de múltipla escolha.

De acordo com o edital, a inscrição deverá ser efetuada no período de 24/06 a 28/07/2021, sendo que a aplicação das provas objetivas e da redação será no dia 26/09/2021. Desse modo, como o edital não é extenso, ainda tem tempo para estudar e revisar todo o conteúdo até a data da prova.

Por último, para conferir a análise completa do edital, acesse a Live do estratégia relativa a esse certame.

3. Benefícios do concurso do BB

Com certeza, os benefícios da carreira bancária nem sempre são visíveis para o concurseiro. A seguir, listamos alguns dos benefícios dos bancários:

Vale-alimentação e Vale-Refeição

Também conhecidos por muitos como “cheque-fome”, tais benefícios garantem um forte incremento na renda do empregado, já que os valores desses benefícios não estão dispostos na remuneração inicial informada no edital.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Esse benefício depende diretamente do lucro da empresa e costuma ser pago com a periodicidade semestral, o que representa, sem dúvida, um grande reforço financeiro para o empregado.

Ademais, vale destacar que, com as PLRs, os funcionários podem ganhar até 15 salários anuais (ou mais), dependendo do desempenho do banco.

Plano de saúde

Decerto, outro ponto interessante na carreira bancária é a opção por aderir ao plano de saúde das instituições, que costumam oferecer um bom serviço com um custo abaixo do mercado.

Plano de previdência

Além disso, o plano de previdência é outro benefício interessante. Em geral, as instituições financeiras aportam o dobro que você investir no plano (até um limite pré-determinado).

Dessa forma, você consegue multiplicar o seu capital de forma rápida.

Descontos em produtos financeiros

Para você que tem o sonho da casa própria ou outros projetos de vida que precisam de uma força financeira, o banco costuma oferecer condições mais atrativas para os funcionários consumirem os produtos financeiros da instituição.

Assim, financiamentos, empréstimos e consignados podem ser contratados de forma mais vantajosa para o servidor do banco.

Incentivo aos estudos

Ademais, destaca-se o incentivo à instrução que os bancos oferecem aos funcionários. De fato, não é algo que caia diretamente na sua conta, mas que reflete diretamente nas possibilidades de ascensão na carreira bancária.

Remuneração inicial e possibilidade de ascensão na carreira

De fato, a remuneração inicial de R$ 3.022,37 (mais os benefícios) é atrativa para um concurso de nível médio, considerando que a possibilidade de ascensão na carreira é mais célere do que em outras carreiras.

Para fins de exemplificação, ao conseguir uma função de analista júnior, não é incomum ver a remuneração total do empregado quase dobrar.

4. Como conciliar os estudos para o BB com outros concursos

De fato, historicamente falando, os concursos bancários têm servido como concursos “escada” para diversas pessoas, cujo objetivo final é a aprovação em outro certame/carreira.

Diante disso, o Estratégia preparou algumas dicas para você que busca conciliar os estudos para o BB com outros concursos.

Como conciliar os estudos para o BB com o TJ-SP?

Primeiramente, elaboramos um comparativo das aulas dos cursos preparatórios do Estratégia para a prova do BB (Agente Comercial) e para a prova do TJ-SP. Neste comparativo, foram relacionadas as aulas existentes para as disciplinas em comum, conforme tabela abaixo:

Na primeira linha da tabela, constam as aulas para o curso do Estratégia para o Banco do Brasil, enumeradas de um a dezoito. Na segunda linha, constam as aulas de Português do curso do Estratégia para o TJ-SP, relacionadas de acordo com a equivalência com o curso de Português para o BB.

Por exemplo, tendo como exemplo a disciplina Português, ao estudar a aula 1 do BB, o aluno estaria estudando o mesmo conteúdo da aula 0 do TJ-SP. Analogamente, ao estudar a aula 2 do BB, o aluno estaria estudando o mesmo conteúdo da aula 1 do TJ-SP.

Ademais, por intermédio dessa metodologia, chega-se ao seguinte gráfico:

Em suma, estudando para o BB com o Estratégia, o aluno já cobriria 100% do conteúdo relativo à Pessoa com Deficiência. Ademais, destaca-se, também, que o candidato estudaria boa parte dos conteúdos de Português, Matemática e Informática também.

Desse modo, nota-se que os estudos do BB seriam de grande valia, também, para a prova do TJ-SP.

Como conciliar os estudos para o BB com o INSS?

Em segundo lugar, elaboramos um comparativo das aulas dos cursos preparatórios do Estratégia para a prova do BB (Agente Comercial) e para a prova do INSS. Neste comparativo, foram relacionadas as aulas existentes para as disciplinas em comum, conforme tabela abaixo:

Vale destacar que a lógica para a interpretação da tabela do tópico anterior se repete para a tabela acima.

Por exemplo, tendo como exemplo a disciplina de Matemática, ao estudar a aula 0 do BB, o aluno estaria estudando o mesmo conteúdo da aula 0 do INSS. Analogamente, ao estudar a aula 9 do BB, o aluno estaria estudando o mesmo conteúdo da aula 10 do INSS.

Ademais, por intermédio dessa metodologia, chega-se ao seguinte gráfico:

conciliar os estudos para o BB

Em resumo, estudando para o BB com o Estratégia, o aluno já cobriria 100% do conteúdo relativo à disciplina de Português. Ademais, destaca-se, também, que o candidato estudaria boa parte dos conteúdos de Informática.

Portanto, verifica-se que os estudos do BB seriam valiosos, também, para a prova do INSS.

Como conciliar os estudos para o BB com a prova de Agente da PF?

Além disso, elaboramos um comparativo das aulas dos cursos preparatórios do Estratégia para a prova do BB (Agente Comercial) e para a prova de Agente da PF. Neste comparativo, foram relacionadas as aulas existentes para as disciplinas em comum, conforme tabela abaixo:

conciliar os estudos para o BB

Ademais, de forma gráfica, tem-se que:

conciliar os estudos para o BB

Em suma, estudando para o BB com o Estratégia, o aluno já cobriria 100% do conteúdo relativo às disciplinas de Informática e Português. Ademais, destaca-se, também, que o candidato estudaria parte considerável dos conteúdos de Matemática.

Dessa forma, verifica-se que os estudos do BB seriam valiosos, também, para a prova de Agente da PF.

5. Considerações finais

Pessoal, buscamos trazer dicas de como conciliar os estudos para o BB com outros concursos, bem como informações sobre esse certame.

Após longa espera, o edital está na praça e, sem dúvida, chegou a hora de acelerar os estudos. De fato, haja vista o cenário econômico atual, a concorrência deve vir bem forte nesse certame, exigindo preparação do candidato.

Ademais, destaca-se, também, a respeitabilidade da instituição Banco do Brasil, cuja presença se estende por todo o território nacional. Além disso, vale pontuar que a carreira bancária oferece inúmeros benefícios para o seu empregado.

Com certeza, não é uma tarefa fácil conciliar o estudo para dois concursos. De todo modo, trouxemos informações de matérias em comum entre o concurso do BB e outros certames, mostrando que é possível essa conciliação.

Por fim, desejo a todos bons estudos e sucesso na estrada da aprovação, um grande abraço!!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.