Comunicação Social para concursos públicos: como estudar?
Concursos Públicos

Comunicação Social para concursos públicos: como estudar?

Esse post é especial para jornalistas, publicitários e demais profissionais de Comunicação Social!

Sou a professora lia Branco e faço parte da equipe do Estratégia Concursos. Recebi uma missão muito especial aqui no ninho da coruja: produzir conteúdos exclusivos para profissionais de Comunicação Social que vão prestar concursos públicos para cargos na área :)

O objetivo é contemplar as questões cobradas na seção de Conhecimentos Específicos e realizar um trabalho 100% direcionado ao maior aproveitamento possível pelo candidato nessa parte da prova.

Neste post, vou apresentar um panorama completo a respeito das provas de Comunicação Social, com um raio-x estratégico dos temas mais cobrados pelas bancas. Espero que você aproveite a leitura deste artigo e que ele o auxilie a montar um planejamento de estudos preciso e eficiente para o seu concurso.

Comunicação Social para concursos públicos: como os certames são estruturados?

A Comunicação Social é um tema bem amplo nos estudos para concursos públicos uma vez que inclui conhecimentos pertinentes às diversas habilitações da graduação, como jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda.

Assim, é muito comum encontrarmos concursos na área de Comunicação com cargos com a seguinte nomenclatura:

  • Analista de Comunicação;
  • Jornalista;
  • Assessor de imprensa;
  • Assessor de comunicação;
  • Publicitário.

Os cargos para os comunicólogos estão presentes em diversos tipos de órgãos e entidades, como assembleias legislativas, tribunais, conselhos, agências reguladoras, etc.

Apenas entre 2018 e 2019, nós identificamos mais de 70 editais em todo o Brasil com oportunidades para profissionais formados em Comunicação Social. Assim, existem muitas chances para que você exerça a sua profissão no serviço público.

Ao realizarmos uma retrospectiva, podemos identificar grandes certames recentes com vagas para Comunicação, como os concursos da Câmara Municipal de São Luís (2019), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (2018) e da EBSERH (2018).

Raio-x estratégico: o que cai nas provas de comunicação social para concursos públicos?

Para auxiliar no seu estudo, realizei um levantamento temático para identificar os tópicos mais cobrados em concursos de Comunicação Social. Foram analisadas 32 provas com conteúdos específicos para essa área, todas realizadas em 2018 e 2019.

Ao todo, selecionamos mais de 900 questões segmentadas pelos temas presentes nos editais. Vamos conferir nosso raio-x estratégico?

comunicação social para concursos públicos

Ao analisarmos o gráfico a seguir, percebemos quais são os cinco temas com maior incidência nas provas de concursos públicos para Comunicação Social:

  • Comunicação pública (23,2%);
  • Jornalismo digital e novas mídias (13,6%);
  • Comunicação organizacional (13,1%);
  • Gêneros e formatos jornalísticos (9,7%);
  • Teorias da comunicação (8,5%).

Perceba que, nos últimos anos, há uma tendência expressiva das bancas em cobrar questões sobre comunicação pública e jornalismo digital. Esses dois assuntos são a minha grande aposta para os próximos certames: eles inclusive foram temas de provas discursivas em concursos recentes, como os estudos de caso do concurso da CLDF.

comunicação social para concursos públicos

O jornalismo digital e a comunicação pública são cada vez mais relevantes para as bancas examinadoras e para os órgãos contratantes porque eles são temas que estarão presentes no dia a dia do profissional de Comunicação. Mais de 30% das questões de concursos públicos recentes contemplaram questões com esses temas, conforme o gráfico acima.

É perceptível, há alguns anos, a existência de um movimento claro da Administração Pública no sentido de investir em projetos digitais, com o objetivo de aumentar a transparência da gestão e aproximar os órgãos governamentais ao cotidiano da sociedade. Assim, as redes sociais e os portais de dados abertos, por exemplo, são ferramentas que têm recebido expressivos investimentos públicos.

Por essa razão, o profissional de Comunicação precisa entender a integração entre as diferentes plataformas de mídia: ele deve conhecer as teorias e conceitos básicos da área de atuação, conforme o levantamento realizado, mas também estar atento às transformações tecnológicas que estão alterando o relacionamento entre os órgãos públicos e os cidadãos.

Como começar o estudo de Comunicação Social para concursos públicos?

O primeiro passo para começar a estudar para um cargo de comunicação social é entender os principais temas cobrados, conforme a análise apresentada neste artigo. Mesmo que o seu edital ainda não tenha sido publicado, estudar os temas mais cobrados com antecedência lhe auxiliará bastante a ter uma base mais sólida de conhecimentos para a sua prova.

É importante, ainda, lembrar a importância da revisão: seja com mapas mentais ou resolução de exercícios, é essencial encontrar um método eficiente para retomar os conteúdos estudados anteriormente e mantê-los frescos na sua memória.

Para auxiliar o seu estudo para as provas, desenvolvi, aqui no Estratégia Concursos, um curso exclusivo de Comunicação Social para concursos públicos. São treze aulas completas com tudo o que você precisa saber para gabaritar as provas da área (videoaulas + PDFs) e mais de 500 questões comentadas para auxiliar na fixação do conteúdo.

Você também pode me acompanhar nas redes sociais! Eu sempre compartilho conteúdos gratuitos criados para facilitar o estudo para concurso dos comunicólogos. Meu Instagram é @profjuliabranco

Espero que você tenha uma jornada de estudos produtiva e estratégica para a sua prova!

Abraços,

Prof. Júlia Branco

Curso de Comunicação Social para concursos 2020

Júlia Branco

Júlia Branco

Professora de Comunicação Social para concursos públicos Aprovada em 2o lugar para Consultor Técnico-Legislativo, na CLDF, na área de Comunicação Social - Produtor de Multimídia. Graduada em Comunicação Social - Publicidade (UniCEUB) e em Mídias Digitais e Tecnologias Web (Montgomery College - EUA). Pós-graduanda no programa de MBA em Marketing, Branding e Growth da PUC-RS. Atua no mercado de comunicação digital, sobretudo com o planejamento estratégico de marketing, produção de conteúdo corporativo para web e gerenciamento de redes sociais para marcas e organizações. 

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados