Artigo

Compania ou companhia: saiba qual é a grafia correta!

Olá, queridas e queridos! Tudo bem? O artigo de hoje será mais curto do que o usual devido ao seu tema. Iremos tirar uma dúvida muito comum de muitos brasileiros: compania ou companhia? Venha descobrir conosco!

Compania ou Companhia?

Muitas dúvidas referentes à língua portuguesa, principalmente relacionada à ortografia, surgem somente quando há a necessidade de escrever um texto. Esse distanciamento existente entre a língua falada e a escrita gera diversos vícios de linguagem. Qual é o correto: compania ou companhia?

A frequente dúvida entre compania ou companhia é oriunda desse distanciamento entre o padrão escrito e a língua falada. A resposta sobre o tema principal do artigo é que só existe uma grafia certa: companhia.

Mas por que a dúvida é tão frequente entre as duas grafias? Isso acontece exatamente pela maneira como pronunciamos essa palavra: a grafia possui a sílaba –nhia, porém, é mais comum que a pronúncia seja de –nia. Trata-se de um desvio de ortoépia.

Desvio de ortoépia

A ortoépia está ligada à fonética e fonologia da língua portuguesa. Quando falamos sobre ortoépia, estamos nos referindo à correta pronúncia de grupos fônicos. Grupos fônicos? Sim, sabemos que esse não é um linguajar muito próximo da grande maioria das provas de concursos, mas será possível compreender o conceito.

Alguns exemplos que estão incluídos na correta pronúncia de grupos fônicos são: correta articulação de consoantes, correta emissão de vogais e ligação de vocábulos dentro de um certo contexto. De uma maneira geral, trata-se da maneira correta, culta e padrão de pronunciar palavras e também frases inteiras.

Por que -nia ao invés de -nhia?

Já sabemos que a forma correta de escrita e pronúncia é companhia. A grande questão sobre compania ou companhia é: por que que a grande maioria das pessoas utiliza a pronúncia compania e traz essa incorreção para a escrita? O fato é que trocar a sílaba –nh por –n não é um acontecimento exclusivo da palavra companhia.

Tudo gira em torno da palatização. Estamos falando do efeito de tocar o “céu da boca”, o palato, com a língua ao pronunciar uma sílaba específica. No caso de companhia, a palatização faz com que o fonema –nhia se transforme em –nia. Ou seja, é possível se aproximar mais próxima da correta pronúncia, -nhia, ao evitar que a língua toque o palato, o “céu da boca”.

compania ou companhia
Conheça a grafia e pronúncia corretas: companhia

Formação da palavra Companhia

O processo de formação de companhia acontece por meio de uma derivação sufixal. Em uma linguagem mais simples, acrescentou-se um sufixo a uma palavra já existente, resultando em companhia.

A palavra já existente é “companha” e o sufixo é “ia”. Companha tem como significado um grupo de pessoas que são companheiras, que seguem juntas. Pelo fato de companha ser escrita com –nh, companhia também há de ser grafada da mesma maneira.

Podemos citar diversas outras palavras que são cognatas, que possuem a mesma raiz, à companhia:

  • Acompanhar
  • Acompanhado
  • Acompanhamento
  • Companheiro

O que levar para as provas

Os examinadores das bancas de concursos, aqueles que criam as questões, possuem o costume de tentar induzir o maior número de pessoas possível ao erro. A dúvida entre a correta escrita de compania ou companhia é muito comum, atinge uma parcela da população muito grande. É exatamente esses pontos que são os preferidos pelos examinadores: incorreções gramaticais que estão disseminadas por toda a sociedade.

Portanto, é válido estar muito atento quando a palavra companhia estiver sendo utilizada em alguma questão. O ideal é que o candidato, no momento em que ler tal palavra, já verifique se está grafada da maneira correta. Isso é uma atitude que necessita ser mais forçada num primeiro momento, porém, tende a ser automatizada após um curto período. Inclusive, esse hábito pode se tornar útil para diversas outras palavras que também trazem dúvida em sua grafia.

Compania ou companhia: conclusão

Agora, no final de nosso artigo, não restam dúvidas que a forma correta é companhia. Além disso, também achamos interessante contextualizar essa dúvida em volta dessa palavra, como uma forma de reforçar a sua correta grafia. Esperamos que você encontre a palavra companhia nas próximas provas de concurso, se lembre desse texto e consiga garantir mais esse ponto. Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!

Cursos de Português

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente!!! Muita gente pronuncia errado. Bem esclarecedora a matéria. Parabéns.
    GLADSON SILVA RIBEIRO em 02/11/20 às 00:47
  • Parabéns pela produção do artigo! Ficou muito esclarecedor!!
    Edelei Rosa em 27/06/20 às 15:03