Como turbinar as suas anotações de estudo na preparação para o concurso público
Thiago Cabral

Como turbinar as suas anotações de estudo na preparação para o concurso público

Um assunto muito frequente entre o meu público é como fazer de forma correta as anotações de estudo durante a preparação para concursos públicos. É uma dúvida muito frequente principalmente entre iniciantes. É difícil para quem não tem o hábito de estudar começar a estudar do zero. Fiz uma relação de dicas que pode lhe ajudar com as suas anotações, fazendo destas não apenas algo periférico aos textos, mas um instrumento de estudo muito poderoso. Veja a seguir!

Faça leituras prévias às anotações de estudo

Muitas pessoas não sabem fazer anotações e perdem tempo na hora de estudar para concursos públicos ou ainda comprometem a memória com aquilo que nem importa. Por que isso acontece? Porque não fazem uma leitura prévia antes de anotar. Realize uma leitura exploratória para se situar no assunto e acabam anotando tudo, pois para estas, tudo é importante. Mas não é bem assim! Depois, faça uma leitura mais atenta anotando trechos e assuntos de relevância.

Veja a seguir como organizar o seu material entre impressos e estudar pelo computador:

Títulos curtos com palavras-chaves sobre o assunto

Na hora de fazer anotações de estudo, você pode fazê-las em um resumo ou apenas nas páginas de origem do texto – sugiro a primeira opção. Você pode ainda fazer as suas anotações em formato de mapas mentais ou outro recurso. Mas é importante que você insira um título curto, principalmente com a palavra-chave do assunto. Isso irá ajudar na hora de memorizar.

Fazer anotações sempre que estudar

Crie o hábito de fazer anotações sempre que estudar. Quando você anota algo de forma própria, ajuda a otimizar os processos de memorização. Escolha um formato para as suas anotações (ou mais de um) e tenha o hábito de escolher os trechos mais relevantes.

Não conte com a memória!

Muitas pessoas negligenciam as anotações e preferem contar apenas com a memória. Não conte com isso! Você tem mais chances de se esquecer quando não anota algo.

Resumo em pequenos parágrafos

Se preferir usar as suas anotações de estudo diretamente como resumo (outra ferramenta essencial de qualquer concurseiro), crie sempre pequenos parágrafos, sempre do assunto principal para os assuntos periféricos. Use também frases curtas.

Destacar no texto

Uma ação antes das anotações de estudo é destacar (com caneta marca texto ou algo similar) os trechos mais importantes. Você pode fazer isso em sua leitura exploratória. Fica mais fácil de fazer as suas anotações em seguida.

Inserir a página de origem

É muito comum em resumos e fichamentos anotar sempre no fim de cada frase, palavra-chave ou parágrafo a página onde está o assunto no texto original, caso tenha feito a sua anotação de um texto. Isso facilita na hora de consultar, caso precise.

Faça anotações de vídeos, podcasts e aulas

Não é só de textos que fazemos anotações de estudo, mas também de vídeos, podcasts e aulas. As regras são as mesmas: comece com o assunto principal e vá elencando os assuntos periféricos e argumentações. Use um processo lógico em suas anotações.

Sempre supor o que pode cair na prova

Na hora de criar as suas anotações e escolher o que é importante ser anotado, pense na relação assunto principal > assuntos periféricos, contando aquilo que tem mais probabilidade de cair na prova. Há alguns indícios que pode considerar: termos que se repetem muito, diferentes relações sobre o mesmo assunto, diferentes argumentos, conceitos explícitos no edital, etc. Utilize o seu material de estudo em suas revisões – veja mais sobre este assunto a seguir:

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como fazer anotações de estudo mais assertivas? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x