Notícia

TST e CLDF – como funciona o cálculo da nota objetiva das provas?

Olá pessoal, tudo bem? Recentemente foram publicados os editais dos concursos do TST e da CLDF, ambos da banca FCC. Se você deu uma lida em algum desses editais, certamente se deparou com esta fórmula, que será utilizada para o cálculo da nota da prova objetiva nos dois certames:

Afinal de contas, que fórmula é essa? O que VOCÊ candidato precisa saber sobre ela? Como ela afeta (ou não) a sua estratégia de preparação? É para tentar responder a essas perguntas que estou escrevendo este artigo.

A fórmula acima é bastante utilizada pela FCC. Nela, a nota final do candidato não depende apenas de quantas questões ELE acertou, mas também de como foi o desempenho dos OUTROS candidatos. O desempenho dos demais candidatos aparece na fórmula com duas informações essenciais:

  • o número médio de acertos de todos os candidatos;
  • o desvio padrão dos acertos de todos os candidatos.

Não se preocupe em compreender a fundo o que é o desvio padrão. Basta ter a seguinte noção: trata-se de uma medida de quão “espalhadas” estão as notas dos candidatos. Se a maioria dos candidatos teve quantidades de acertos muito próximas entre si (seja porque a maioria acertou muitas questões ou porque a maioria errou muitas questões), o desvio padrão é pequeno, mostrando que houve uma certa uniformidade no desempenho das pessoas. Se muitos candidatos tiveram quantidades de acertos bem variadas (parte acertando poucas questões, parte acertando muitas), o desvio padrão tende a aumentar, mostrando que o desempenho do grupo foi mais disperso / variado.

ATENÇÃO: HOJE TEM AULA GRATUITA DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA A FCC. BAIXE OS SLIDES AQUI!

Entendendo como é feito o cálculo das notas objetivas

Para trabalharmos com números e você compreender melhor, vamos exemplificar com o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa do TST que, segundo o edital, tem duas provas objetivas:

  • conhecimentos básicos – 30 questões, peso 1
  • conhecimentos específicos – 40 questões, peso 3

Imagine que você acertou 28 questões de conhecimentos básicos (só errou 2) e todas as 40 questões de conhecimentos específicos. Suponha ainda que:

  • na prova de conhecimentos básicos, os candidatos do concurso acertaram em média 20 questões, com desvio padrão de 4 questões.
  • na prova de conhecimentos específicos, os candidatos acertaram em média 25 questões, com desvio padrão de 5 questões.

Utilizando a fórmula fornecida pela FCC, você pode calcular qual foi a sua Nota Padronizada (NP) em cada uma das provas. Veja como:

Conhecimentos Básicos:

Conhecimentos Específicos: 

Agora devemos levar em consideração os pesos de cada prova (1 e 3, respectivamente) para calcular a sua nota final na prova objetiva, que é:

Observe que você não conseguirá calcular sozinho a sua nota final, pois somente a FCC sabe qual é a média e o desvio padrão das notas de todos os candidatos. E, normalmente, ela não divulga essas informações.

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre como é calculada a sua nota, vamos tentar responder dúvidas comuns entre os concurseiros.

Quanto eu preciso acertar para não ser eliminado pelo critério de nota mínima?

O edital do TST diz que serão habilitados os candidatos cuja nota objetiva (calculada como eu fiz acima) for igual ou superior a 200 pontos. Aqui fica a dúvida: afinal de contas, quanto eu posso errar na minha prova para não ser sumariamente eliminado?

Esse valor de 200 pontos não saiu “do nada”. Ele é exatamente a pontuação que um candidato obteria se ele acertasse EXATAMENTE a mesma quantidade de questões que a média do grupo. Na fórmula da nota padronizada, se o seu número de acertos (A) for igual ao número médio de acertos do grupo (X), o fator A – X fica zerado, concorda? Deste jeito, a sua nota padronizada será exatamente igual a 50. Se você tiver nota padronizada igual a 50 tanto nos conhecimentos básicos como nos conhecimentos específicos, a sua nota objetiva será:

Em síntese, guarde isso: se você for igual ou melhor que a média dos candidatos (mesmo que por bem pouco) tanto nos conhecimentos básicos como nos conhecimentos específicos, você NÃO será eliminado automaticamente. Na prática, considerando alguns conceitos relativos à distribuição estatística conhecida como “curva normal” (que não vem ao caso), esse critério adotado para o concurso do TST faz com que cerca de metade dos candidatos não sejam eliminados sumariamente.

Caso você vá fazer o concurso da CLDF, o critério é mais rigoroso. Lá os pesos das provas de conhecimentos básicos e específicos são 1 e 2, respectivamente, e o mínimo para não ser eliminado é de 180 pontos. Se você acertar exatamente a mesma quantidade que a média dos candidatos, você terá nota padronizada igual a 50 em cada prova, e a sua nota objetiva será:

Ocorre que, como eu já disse, o mínimo para não ser eliminado sumariamente na CLDF é de 180 pontos. Ou seja, se você acertar exatamente o mesmo que a média, você será eliminado! É preciso acertar mais do que a média, caso contrário você nem continua na brincadeira rs… Sendo mais preciso, se você acertar o equivalente a 1 desvio padrão a mais do que a média, sua nota objetiva será exatamente igual a 180. Portanto, se em média os candidatos acertaram 15 questões de conhecimentos básicos e o desvio padrão foi de 5 questões, isto significa que você precisa acertar pelo menos 15+5 = 20 questões para conseguir fazer a pontuação mínima. É claro que você pode compensar uma prova na outra (isto é, talvez você vá ligeiramente pior nos conhecimentos básicos mas compense isso indo muito bem nos conhecimentos específicos).

No critério da CLDF, como são classificados apenas os candidatos que acertarem 1 desvio padrão a mais do que a média, isto significa que aproximadamente 84% dos candidatos serão eliminados por este critério, e somente os 16% melhores permaneçam na disputa.

Sabendo que a FCC vai usar a nota padronizada para calcular a minha pontuação, devo de alguma forma alterar a minha estratégia de preparação?

Não muito, mas…

Como você deve imaginar, não é possível prever quais serão as médias e desvios padrões de acertos em cada prova. E, no final das contas, os pesos de cada conjunto de provas (neste caso os pesos 1 e 3) acabam tendo forte influência na nota final. Ou seja, é preciso priorizar o estudo de conhecimentos específicos, que tem peso 3. Entretanto, há um cuidado a ser tomado: como a sua nota será calculada comparando o seu desempenho com o do grupo, caso o seu desempenho seja pior que o da média em alguma prova, você pode ser bem prejudicado.

Por exemplo, imagine que você acerte apenas 19 questões de conhecimentos básicos, e não 28. Deste modo, sua nota padronizada de conhecimentos básicos será:

Compare este cálculo com o que fizemos anteriormente. Perceba que, embora você tenha errado só 9 questões de peso 1 a mais do que no caso anterior (28 – 19), a sua nota padronizada não caiu apenas 9 pontos! Ela caiu de 70 para 47,5 pontos, ou seja, um total de 22,5 pontos! Em um concurso tão disputado como o seu, isto pode ser fatal.

Portanto, lembre-se disso: ainda continua sendo importante ir muito bem nos conhecimentos específicos, que tem peso maior. Mas, como o cálculo da nota é feito de forma RELATIVA, ter um desempenho abaixo da média em qualquer das provas é MUITO prejudicial para a sua nota final.

Errar uma questão de peso 3 equivale a errar 3 questões de peso 1?

Não necessariamente. Em uma prova normal em que o peso dos conhecimentos específicos fosse 3 e o peso dos conhecimentos gerais fosse 1, realmente “daria na mesma” você errar uma questão de peso 3 (perdendo três pontos) ou errar 3 questões de peso 1 (também perdendo três pontos). 

A padronização das notas pode alterar esses números. Vamos ilustrar utilizando o seguinte caso:

  • conhecimentos gerais: a média de acertos foi de 25 das 30 questões, com desvio padrão igual a 2.
  • conhecimentos específicos: a média de acertos foi de 30 das 40 questões, com desvio padrão igual a 10. 

Suponha que eu só errei 1 questão de conhecimentos específicos e gabaritei conhecimentos gerais. Já você errou 3 questões de conhecimentos gerais, mas gabaritou os conhecimentos específicos.

A minha nota final seria 252:

A sua nota final seria 250:

Veja que a minha nota foi maior que a sua. Por quê isso aconteceu?

Isso aconteceu porque você errou em uma prova cujo desvio padrão foi baixo (2), e eu errei em uma prova em que o desvio padrão foi alto (10). Ou melhor, você errou em uma prova onde era esperado um desempenho mais homogêneo dos candidatos, enquanto eu errei em uma prova em que era esperado um desempenho mais heterogêneo. Você divergiu mais (e negativamente) do desempenho do grupo do que eu. Em síntese:

  • em provas com desvio padrão baixo (onde é esperado um desempenho mais homogêneo entre os candidatos), se você for mal será mais penalizado que o normal. Por outro lado, se você se destacar positivamente (for muito bem), você também será mais beneficiado que o normal.
  • em provas com desvio padrão alto (onde os candidatos tiveram desempenhos mais dispersos entre si), você não será muito penalizado se for mal, mas também não será muito beneficiado caso se destaque positivamente.

Que lição você pode tirar disso? Como esta é a regra do jogo, você precisa chegar na sua prova dominando o “feijão com arroz”, isto é, aqueles conhecimentos mais básicos que provavelmente a grande parte dos candidatos vai acertar. É essencial que você vá bem naquela prova em que a massa de candidatos tiver um bom desempenho. Isto é verdade em qualquer concurso, mas é especialmente mais relevante para o método de cálculo usado pela FCC.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui neste post que, na medida do possível, eu vou respondendo! 

CONHEÇA MEUS CURSOS COMPLETOS EM VÍDEO, PDF E COM FÓRUM DE DÚVIDAS

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA O CONCURSO TST

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA O CONCURSO CLDF

ATENÇÃO: HOJE TEM AULA GRATUITA DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA A FCC. BAIXE OS SLIDES AQUI!

Uma excelente preparação!

Saudações,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostaria de saber qual minha pontuação final de um concurso com 40 as disciplinas todas com peso 1 eu acertei 28 questões.
    Magaly dos Santos Leão em 01/08/19 às 09:32
  • Em uma prova da fcc acertei 15 das 20 questões de conhecimentos gerais com peso 1 e 17 de conhecimento específico com peso 2 onde a pontuação dos aprovados e de 180 pontos MAIS sem a média e o desvio não dar pra ter números exatos
    Josy em 06/08/18 às 23:46
  • Oi Fabrício, os 180 valem para o cargo de Técnico da CLDF. No caso do Consultor, as provas objetivas tem peso 1 e as discursivas tem peso 3. Se você ficar 1 desvio padrão acima da média, o fator (A - X)/S da fórmula será igual a 1. E, assim, a sua nota objetiva será: Nota objetiva = 1 x (1x10 + 50) + 3 x (1x10 + 50) = 240 pontos Ou seja, assim como no caso do Técnico, só permanecerão na disputa os candidatos que estiverem pelo menos 1 desvio padrão acima da média. Estatisticamente, isto significa que aproximadamente 84% dos candidatos serão eliminados sumariamente por este critério, permanecendo apenas os 16% melhores. Abraço
    Coordenação em 25/08/17 às 22:03
  • Professor, Não consegui assistir toda a aula de ontem, dia 24.8. Seria possível disponibilizá-la, por favor? Gosto demais de suas aulas. Parabéns!
    Sinara em 25/08/17 às 10:00
  • Professor, No caso do edital para Consultor Legislativo da CLDF, o item 8.5 do edital prevê a pontuação mínima de 240 pontos par ser habilitado, não 180 como foi informado no artigo. Você tem como explicar de onde a banca tirou esse valor de 240 pontos? Obrigado.
    Fabricio Paes em 24/08/17 às 20:25
  • Oi Marcos. Teoricamente a nota máxima é infinita rs... isto porque estamos falando de uma distribuição Normal, que pode crescer infinitamente. Na prática, quase 100% dos candidatos não consegue ficar a mais de 4 desvios padrão da média. Isto significa que a nota máxima, teoricamente, é algo em torno de: Nota objetiva = 1 x (4x10 + 50) + 3 x (4x10 + 50) = 360. Abraço
    Coordenação em 24/08/17 às 17:46
  • Boa tarde professor, a minha dúvida é a seguinte: qual a nota máxima então que um candidato pode obter com esse método ?
    Marcos em 24/08/17 às 16:45
  • Professor, Em via de regra, provas consideradas difíceis tendem a diminuir o desvio padrão, correto? Há alguma correlação nesse sentido?
    Diego Talarico em 25/02/16 às 00:52
  • Professor, errei 2 questões de 20 de conhecimentos básicos, e 9 questões de 40, de conhecimentos específicos, na última prova do TRE-PB. Tenho chance de passar? Caso positivo, tenho chances de ser chamado no número de vagas (10), ou pelo menos, com alguma brevidade?
    Gustavo Henrique em 11/12/15 às 20:54
  • Oi Ademar, Infelizmente as notas dos aprovados nesses concursos da FCC para tribunais costumam ser bem altas. Assim, creio que as chances não são muito grandes... mas vamos ficar na torcida :) Abraço
    Arthur Lima em 01/12/15 às 18:08
  • Oi Patrícia, Dependendo do quanto você errou, pode ficar abaixo do mínimo exigido no edital. De qualquer forma, vale dizer que nesses concursos de tribunais as notas de corte são muito altas, de modo que dificilmente quem fez menos de 50% é aprovado. Fica a minha torcida... Abraço
    Arthur Lima em 01/12/15 às 18:04
  • Olá professor, boa tarde...pelo que entendi não preciso necessariamente ter acertado 50% da prova para ter chances dependendo da média da nota dos demais participantes, é isso? Se os demais tiverem acertado poucas questões, mesmo quem ficou abaixo dos 50 % ainda tem chances de ser classificado?
    Patrícia em 01/12/15 às 15:43
  • Professor! Fiz a prova do TRT 9. Acertei 7 questões de conhecimentos gerais do total de 20; acertei 18 questões conhecimentos específicos do total de 40; tenho alguma chance?
    Ademar Soares em 01/12/15 às 09:58
  • se eu acertei 70% da prova passei ou nao
    jefferson rosendo da silva em 25/10/15 às 20:17
  • Estou com uma dúvida... 40 questões básicas (peso 1); 30 específicas (peso 3) Afinal, qual o valor máximo que se tira numa prova da FCC?
    Fernando Tulim em 18/10/15 às 14:50
  • Caro professor, na prova pra Analista TRE-MA, fiz 11 questões de 20 CG Peso 1 (minha nota: 5,5) e 38 CE peso 3 (minha nota: 7,6), cuja pontuação final foi 7,08. Ainda assim, fui reprovado por corte (Nota 7,65). Fiz uma boa redação e poderia melhorar este desempenho, mas não corrigiram. Como funciona este cálculo?
    Fernando Santos em 14/10/15 às 23:56
  • Boa noite professor, saiu o resultado do TRE-MA, a bancada é a IESES,vi meus acertos, porém não fiquei satisfeita com a nota . gostaria de saber como eles fazem esse cálculo dessa nota,se a nota geral dos acertos de cada conhecimento é bem maior. E no edital mostra passo para fazer por média ponderada, sendo q gostaria de entender o q eles fazem para obter a tal nota, q ficou bem menor do q os meus acertos. Por favor preciso muito da sua ajuda.. Grata
    Letícia em 14/10/15 às 20:24
  • Professor, no caso das cotas, o desvio padrão será calculado no total de inscritos como negros e pardos, no caso TRT4 - 1024 inscritos. Se entendi, a notas de todos os 1024 deverá ser calculada e terá q ter uma pontuação de 150 ou mais?
    Dani em 18/09/15 às 15:33
  • Professor: Como é que eu calculo a nota da prova do TRE-MA? cujo o edital faz as seguintes orientações: Conhecimentos gerais 20 questões, peso 1 – Conhecimentos específicos 50 questões, peso 3. (serão classificados cuja a nota final seja igual ou superior a 5). Como chego a essa nota 5? Obrigada!
    Elissandra em 02/09/15 às 15:50
  • Oi Jonathan, É muito difícil fazer essa previsão. De qualquer forma, você teve um desempenho muito bom na prova específica, que tem peso mais elevado, o que talvez te permita uma nota final elevada. Ocorre que essas provas da FCC tem tido notas de corte elevadas... vamos torcer! Abraço
    Arthur Lima em 31/08/15 às 14:31
  • Professor, Boa tarde! No concurso do TRE-MA, cujo o edital faz as seguintes orientações: Conhecimentos gerais 20 questões, peso 1 - Conhecimentos específicos 50 questões, peso 3. (serão classificados cuja a nota final seja igual ou superior a 6) Pois bem, meu desempenho foi: CG - 7 questões e CE 42 questões. Professor, será que tenho chances? Obrigado!
    Jonathan em 31/08/15 às 12:29
  • Oi Ana, De fato a FCC não divulga mesmo... pretendo fazer um estudo nos próximos dias para chegar em uma estimativa confiável do desvio padrão e da média em alguns concursos de tribunais... Para isso é preciso ter informações de pelo menos dois candidatos que prestaram o curso (saber quantas questões de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos eles acertaram, e qual foi a nota final atribuída pela FCC). Publicarei um artigo a respeito. Entre em contato comigo no facebook para que eu te avise: www.facebook.com/ProfessorArthurLima Abraço!
    Arthur Lima em 27/08/15 às 03:54
  • Caro professor, entendi o cálculo e sei que sem o desvio padrão e a média de acertos, não é possível calcular a minha nota. Contudo, pelo que pesquisei a FCC não divulga esses dados (desvio e média). O sr. sabe onde poderia encontrá-los? Gostaria de saber mais ou menos quantas questões (ou porcentagem) tenho que acertar para uma boa colocação. Att
    Ana em 25/08/15 às 14:14
  • Oi ednardo, Infelizmente não tenho acompanhado esses números em detalhes... Sugiro que você pesquise nos últimos concursos. Tem também uns sites especializados em nota de corte. Abraço!
    Arthur Lima em 19/08/15 às 08:53
  • Professor, senhor sabe me dizer +/- qual o percentual de acerto para de passar para analista desses tribunais em geral (TRT, TRE, TRF) na especialidade de ciências contábeis? 95%? 90%? Sei que pelo que entendi não da pra ter uma certeza, mas queria ter apenas uma ideia, porque pelo que vejo nos últimos resultados, não consigo decifrar aqueles cálculos rs
    Ednardo em 18/08/15 às 11:21
  • Caro Abrão, Geralmente as notas dos aprovados nas provas de TRT da FCC são bem elevadas... embora seja difícil afirmar com certeza, eu arriscaria dizer que, infelizmente, não acredito que esta nota fique entre as primeiras. De qualquer forma, torço para o seu bom desempenho e aprovação! Abraço
    Arthur Lima em 05/08/15 às 15:38
  • Prezado Thales, Veja o início da página 6 do meu artigo. Ali explico como funciona o critério de eliminação. Você não está automaticamente eliminado por ter acertado menos da metade em conhecimentos específicos (embora possa vir a ser eliminado, dependendo de como for a pontuação dos demais) Abraço
    Arthur Lima em 05/08/15 às 15:29
  • Prezado José Maurício, Veja o início da página 6 do meu artigo. Ali explico como funciona o critério de eliminação. Você não está automaticamente eliminado por ter acertado menos da metade em conhecimentos gerais (embora possa vir a ser eliminado, dependendo de como for a pontuação dos demais). Abraço
    Arthur Lima em 05/08/15 às 15:28
  • Prof, acertei 13 questões de conhecimentos básicos e 33 de específico no concurso do trt 3 de 2015 para técnico judiciário. Tenho chances de ficar entre os primeiros?
    Abrão em 01/08/15 às 15:10
  • Prof. fiz a prova do trt3 a prova de conecimento gerais acertei apenas 9 questoes das 20. Neste caso eu estou desclassificado ou dependo do calculo do desvio padrão? Que alias é de 10 conforme edital
    jose mauricio em 28/07/15 às 19:47
  • Professor, nesse concurso do TRT 3º região, eu acertei menos da metade em conhecimentos específicos. Daí a pergunta, minha prova objetiva não será corrigida?!
    thales macedo em 28/07/15 às 10:59
  • Oi Luciano, como eu expliquei no artigo, não é possível calcularmos exatamente qual será a sua nota, pois isso depende do número médio de acertos dos demais candidatos, bem como do desvio padrão dos demais candidatos. Falei sobre aquela fórmula de cálculo apenas para vocês terem uma ideia de como funciona o cálculo efetuado pela banca. Boa sorte! Professor Arthur Lima
    Arthur Lima em 03/03/15 às 20:26
  • Galera não consegui calcular .... Gostaria que voces por favor calculasse minha nota na prova do CNMP da banca FCC, das 20 questoes acertei 11 em conhecimentos basicos com peso 1 ....Já na prova de especifico acertei 16 das 40 questoes com peso 2. Poderiam ajudar ?!?! desde já agradeço .
    Lucianno em 03/03/15 às 17:14
  • Oi Marcelo, não é bem isso. Acertar uma questão de peso maior é sempre melhor do que acertar uma de peso menor. Entretanto, dependendo do desvio padrão dos acertos de cada prova, pode acontecer de que a diferença entre esses dois acertos (que seria 2 — 1, ou 3 — 1 conforme o caso), seja reduzida, ou mesmo aumentada. A sua diferença para outro candidato vale mais quando a prova tem um desvio padrão pequeno do que quando o desvio padrão é grande. Abraço, Professor Arthur Lima
    Arthur Lima em 01/03/15 às 12:41
  • Do artigo depreendi que acertar uma questão de peso 2 ou peso 1 não faria diferença, salvo em eventual critério de desempate - que beneficiaria àquele que acertasse mais questões de peso 2. Estou correto? Grande abraço.
    Marcelo Medeiros em 28/02/15 às 19:48
  • Excelente artigo, professor. Obrigado pela explicação.
    River em 24/02/15 às 23:27
  • Excelente explicação, fazia tempo que estava tentando entender isso!
    Mario em 23/02/15 às 08:48