Artigo

Como fui aprovado para Delegado de Polícia Federal

Futuros colegas servidores públicos!!!

Eu sou André Machado, Delegado de Polícia Federal, aprovado no concurso de 2014 (edital 2012/2013) e coach do Estratégia Concursos.

Nunca gostei de falar muito sobre mim, mas é com prazer que escrevo esse depoimento para ajudar muitos de vocês a acreditar que é possível sim alcançar um sonho.

Então vamos lá.

Não nasci em berço de ouro, trabalhei desde os dezesseis anos e durante toda a faculdade de Direito.

Não tive muitas escolhas e pelas possibilidades que tinha à época, optei por fazer a única faculdade da minha cidade natal.

Apesar de estar longe de ser uma faculdade renomada, tive a oportunidade de conhecer os mais diversos tipos de professores da rede privada de ensino, alguns profissionais muito qualificados, outros, nem tanto assim…

Sabia que, embora uma boa faculdade pudesse me ajudar no futuro, não seria ela que determinaria o meu sucesso. Tinha certeza de que nada seria fácil e eu teria que ralar duro para conquistar os meus sonhos.

O desejo do cargo público surgiu em mim antes mesmo de começar a faculdade de Direito. Apesar de muito jovem, queria muito ter uma garantia na vida e não depender da iniciativa privada. Sonhava com a tão almejada estabilidade financeira e tinha a esperança de um dia poder ajudar os meus pais.

Minha família não é composta de, sequer, uma pessoa formada na área jurídica. Filho de professora do ensino fundamental e de pai sem formação acadêmica, tive deles o importante apoio moral para seguir firme estudando. Meus pais sempre se preocuparam em deixar como legado na minha vida a educação escolar, já que herança nunca foi “o forte” na minha família (rsrs..).

Percebendo as dificuldades naturais da vida e disposto a enfrenta-las sem medir esforços, não muito tempo antes de concluir a faculdade, tive a consciência em levar mais a sério os estudos. Foi aí que iniciei, “começando do zero” a preparação para os concursos públicos.

Tentei alguns concursos durante a faculdade. Na maioria deles meu nome nem aparecia na lista. Mesmo assim tinha convicção de que o esforço não era em vão.

Consegui ser aprovado na OAB no último ano da faculdade, antes mesmo de me formar. Creio que foi uma surpresa, tanto para mim, quanto para muitos que não apostavam naquele aluno sem muito destaque na faculdade. Foi nesse momento que provei para mim mesmo que estava no caminho certo, e assim, ganhei confiança para seguir em frente em busca do tão sonhado cargo público.

Enfim, concluí a faculdade de Direito, comecei a advogar e a estudar com determinação para alguns concursos que me interessavam. Assumo que não era aficionado por determinada carreira ou profissão, mas desejava conquistar algum cargo que valesse a pena todo o sacrifício que estava disposto a realizar.

Antes de continuar esse breve relato, pretendo deixar bem claro a todos os amigos concurseiros que estão na luta – com toda sinceridade -, longe da intenção de iludir alguém: NÃO sou dotado de inteligência ímpar e nunca fui! Sempre fui uma pessoa mediana no “quesito aprendizado”. Muitas dificuldades em algumas matérias, e facilidades em outras…

Com inúmeras privações na vida pessoal, os dias de estudo pareciam não passar e as dificuldades pareciam aumentar, de acordo com o trajeto percorrido. Se pensei em desistir? Às vezes! Mas não tive coragem de tomar essa decisão, pois no final das contas, eu sempre acreditava que um dia eu iria chegar lá!

E não é que eu cheguei!..

Depois de pouco menos que dois anos (um ano e dez meses), focado especificadamente para o estudo direcionado a concurso público – após experimentar algumas frustrações e decepções ao longo do caminho percorrido e já bastante cansado, mas ainda com forças para continuar se preciso fosse – logrei aprovação no concurso para o cargo de Delegado de Polícia Federal, o qual muito me realiza na vida profissional.

Se eu duvidei que poderia ser aprovado para esse cargo? Sim, na maioria das vezes duvidei. Não imaginava que uma pessoa comum conseguiria passar em um concurso tão difícil e disputado, e com pouco tempo de estudo (sendo realista). Mas eu consegui!!!

Sou prova de que com muita disciplina, organização, dedicação e resiliência é perfeitamente possível a aprovação em concurso público, seja lá qual cargo você escolha, seja lá o que pretenda ser…

Se vale a pena? Vale muito a pena!

Sem medo de dizer: se fosse preciso, faria tudo outra vez.

A conclusão é que, embora cada um tenha o seu tempo, o seu caminho a percorrer, e não exista uma fórmula mágica para vencer esse desafio (tantas horas de estudo por dia, leitura de tais livros, etc..), não hesito em afirmar que antes de aprender o conteúdo de determinada matéria, deve-se aprender a maneira correta de estudar para absorver a maior parte do conteúdo das disciplinas, tudo isso com o objetivo principal de ganhar tempo e conseguir a aprovação mais rápida possível em concursos públicos.

E tem mais, penso que o concurseiro que passa em concurso nem sempre é o mais inteligente, mas sim, é aquele que, além de muita disciplina, compromisso e foco com o aprendizado, teve como etapa fundamental e anterior à aprovação, o tempo de “aprender como estudar”, para depois aprender o conteúdo das matérias com menos dificuldade, e então, expor todo o seu conhecimento na realização das provas e fases do concurso.

Realmente leva-se tempo até aprender sozinho a melhor “fórmula” ou estratégia para otimizar o tempo e estudar corretamente.

Admito que não tive um coach para orientar meus estudos, mas se tivesse essa oportunidade enquanto estudante/concurseiro, seguramente teria poupado mais tempo e energia desde o início.

Finalizo que, independentemente da história de vida de cada pessoa, todos são capazes de alcançar a aprovação em concurso público.

Por mais que pareça impossível, basta acreditar e lutar para tanto, pois um dia valerá a pena!

Leia mais sobre o Concurso Polícia Federal 2018

Cursos para Delegado PF

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nossa! Bom saber que não precisa de uma caminho todo trilhado em uma área só. Eu nunca quis ser delegada... sempre segui a área do direito do trabalho, mas depois de fazer estágio no TRT me decepcionei demais com essa área. Depois fui para a Polícia Federal e é simplesmente maravilhoso (claro que nem tudo, mas o ideal de carreira). Eu não fiz a 2o fase da OAB em penal, fiz em Constitucional pq não sabia o que queria da vida... então optei pelo genérico mesmo. E de alguma forma achei que para seguir uma carreira vc deveria estar envolvida desde a faculdade com isso. Mas não tem nada a ver. A sua história me provou isso! Não importa quantas vezes vc mude, se fez ou não o TCC ou OAB da área envolvida, o que importa é encontrar seu caminho.
    Carolina em 13/10/19 às 11:56
  • Amei seu depoimento! Finalmente algum ser normal que não demonstra arrogância nesses “casinhos” de sucesso ensaiados! Palmas pra vc!!! Sucesso.
    Carolina em 13/10/19 às 11:41
  • Muito bom esse artigo me encorajou muito meu sonho é ser delegada mais a consicoes nao favorecem muito, mais eatou determinada a conseguir e agradeco pelo artigo inspirador que Deus continue te abencoando.
    Danielhy em 13/02/19 às 11:40
  • A sua historia me encorajou muito, faço Direito e sonho em ser Delegada, mas sempre achei que seria algo muito complicado pra mim, de família humilde e sem conhecer ninguém que tenha um cargo de Direito ou até mesmo de policial rsrs, mas tenho fé, se eu consegui entrar na faculdade sem nenhuma condição, vou conseguir ser Delegada, se Deus quiser. Deus te abençoe.
    Alana Lima em 06/11/18 às 11:28
  • Para fazer um concurso da Polícia Federal, é preciso ser formado em algo?
    Marcone Oliveira em 16/09/18 às 21:43
  • parabens que deus te abencoe cada vez mais espero chega tbm da policia Federal so que eu quero para escrivão,tu acha que eu entra na (AFA) Academia da força aerea la vouy ganhar meu ensino superior tu acha que posso presta concurso da policia federal? parabens.........
    samuel Soares sousa em 20/07/18 às 08:02
  • Deixe seus dados nessa página que entramos em contato com você --> https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/coaching-382/
    Coordenação em 16/05/18 às 20:47
  • São tantas histórias na internet e nenhuma explicação de COMO e oque DEVEMOS fazer para conseguir a tão sonhada aprovação, e olhe que já procurei viu. Quando eu passar, farei um blog especificamente sobre o q exatamente eu fiz para passar. Não só histórias de vida, afinal, já ouvi inúmeras e não me ajudam!
    Yorranda Borges em 10/05/18 às 10:32
  • Me identifiquei muito com a sua história e meus parabéns por nao ter desistido. Vou começar o curso de direito e realizar meu sonho de ser delegada.
    Simone de Souza em 10/05/18 às 01:12
  • Muito obrigado por me insentivar um pouco mais, além disso me identifico com sua história. Atualmente sou acadêmico do curso de direito do 5° período e policial militar ( Praça ) .... almejo um dia chegar lá, ser aprovado para delegado federal pois este é meu sonho também.
    Phelipe fernandes em 09/04/18 às 13:27
  • PARABÉNS, OUVINDO A HISTORIA DO PROFESSOR , TAMBÉM SINTO QUE VOU CONSEGUIR
    FABIO em 07/02/18 às 05:00
  • Boa noite, você cita que é coach, como faço pra contatá-lo?
    HUGO EMANUEL P PESSOA em 29/11/17 às 21:59
  • Nossa! como a tua história parece com a minha...só falta o meu final feliz...mais com relatos de vida como o seu me dá ânimo pra prosseguir.
    Josi silva em 17/11/17 às 20:29
  • Tenho uma história de vida muito parecida com a do senhor, queria agradecer por esse texto que me motivou mais ainda há prestar o concurso para Delegada da PF-RJ !. O senhor me proporciona inspiração.
    Sabrina Abreu em 13/11/17 às 10:16
  • Muito motivadora sua história.
    Jessica tavares em 15/09/17 às 15:52
  • Muito top a história ! Parabéns. Guerreiro!
    MARCOS LEMOS em 06/03/17 às 00:19
  • São trajetórias assim que nos motivam! Foco no distintivo!
    Caroline Monteiro em 31/01/17 às 08:42
  • Parabéns André Machado, muito sucesso pra você e obrigado por compartilhar um pouco da sua trajetória com quem está aqui na luta pelos objetivos, no mundo dos concursos. Sua história fornece mais energia pra batalha. Obrigado.
    Carlos Amorim em 24/01/17 às 23:02
  • Muito inspiradora a história do Professor!!! Parabéns!!! Força e Honra, Rumo ao DPF!! Abraços!
    Vitor Caminski em 24/01/17 às 13:22