Artigo

Como fui aprovada para Analista do Banco Central

Olá!

Meu nome é Camila Barros, sou pernambucana, morando atualmente em Brasília e tenho 29 anos. Sou Analista do Banco Central desde 2010 e coach aqui no Estratégia Concursos.

Sou formada em Administração, pela Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE) e tenho MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Resolvi estudar para concurso quando estava finalizando a graduação em Administração. O final da graduação costuma ser uma fase de tomada de decisão sobre o nosso futuro, envolvendo aí o estilo de vida que queremos ter. Ao entrar para o curso de Administração sempre tive como objetivo ser executiva em uma multinacional, o caminho natural aí seria passar numa seleção para trainee. Participei de inúmeras seleções, me dediquei bastante e tive muitas frustrações nesse processo, até que, finalmente, fui aprovada para estágio em uma grande multinacional.

Estava bastante realizada, trabalhando na empresa que eu queria com o assunto que eu gostava. Até que chegou a crise de 2008 e inúmeras demissões. Pessoas extremamente dedicadas e competentes perdendo seus empregos sem grandes justificativas ou explicações.

Esse cenário me fez ver que aquilo, definitivamente, não era o que eu desejava para minha vida. Relutei bastante em pedir demissão e abrir mão do que, até aquele momento, era meu sonho. Mas, tomei coragem e saí.

Nesse momento, minha vida com os concursos começou.

A primeira decisão a ser tomada era: para qual concurso estudar. Levei muito a sério essa decisão, pois estava escolhendo um trabalho que acreditava ser “para o resto da minha vida” e além disso, meu salário e meu lugar de moradia.

Sempre quis trabalhar na minha área, com Administração. Tinha uma meta de um salário inicial de “5 dígitos”. E queria um concurso federal, com possibilidade de moradia em Recife. Sempre me preocupei muito também em trabalhar em um local reconhecido como um bom ambiente de trabalho e uma instituição ética. O Banco Central se encaixava em todos esses requisitos.

Decisão tomada, parti para a prática: análise do edital, planejamento dos estudos e definição do material.

Não conhecia absolutamente ninguém que estudava para concurso. Apenas pessoas que, assim como eu, estavam começando a entrar nesse “mundo”. Nesse momento, meu conhecimento de administração me ajudou muito a planejar e a estabelecer metas. Mas sem dúvidas, uma orientação, como um coaching, teria sido bastante valioso e me pouparia, além de tempo, muita “batida de cabeça”.

Ao longo desse processo, várias vezes, tive vontade de desistir, me senti insegura, achei que jamais aprenderia Direto Constitucional e que Economia era demais para mim. Tinha a certeza de que seriam necessários anos e anos de estudo e que eu jamais teria tanta persistência.

Mas, respirava fundo e estudava.

Logo, logo o edital saiu. Replanejei tudo. Abri mão de muita coisa: companhia dos amigos, confraternizações de fim de ano, férias na praia. E estudei. De domingo a domingo.

Apesar de toda insegurança (eu, de fato, não imaginava que teria chance de ser aprovada) fiquei muito nervosa na véspera da prova. Fazia acompanhamento psicológico na época (recomendo demais) e isso me ajudou muito.

Fiz a prova com muita dedicação. Prestando atenção em todos os detalhes e, fator essencial, administrando bem o tempo. Sabe aquele ditado que sorte é a combinação de preparação com oportunidade? Foi o que aconteceu comigo. Eu estava preparada e parecia que a prova tinha sido, praticamente, feita para mim.

E, a partir daí, foi só comemoração. A cada resultado publicado, uma vitória. E eu fui aprovada no concurso que eu queria.

Para mim, a aprovação em um concurso não depende apenas do conhecimento do candidato. Depende de um bom planejamento de estudo, do uso de boas técnicas de estudo, do acesso a bons materiais, de um bom planejamento para prova, de equilíbrio, de saber administrar bem o tempo e de tranquilidade.

Qualquer dúvida ou curiosidade é só perguntar! Terei prazer em responder.

Camila Barros

Analista do Banco Central do Brasil

Coach Estratégia Concursos

Leia Mais sobre o Concurso BACEN

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ola, lendo sua trajetoria que ria saber,,, estudei varios anos pra concurso e bati na trave varias vezes ate que desisti e ganhei um curso de logistica e seguranaça do trabalho, me formei e iniciei a psicologia com 48 anos,,, mas nao estou conseguindo pagar e to vendo que nao me formo em 5 anos se continuar assim,,, entao pensei em voltar pra concurso em logistica da petrobras que tem concorrencia especifica pra quem tem logistica,,, minha duvida e largar a psicologia e cair dentro de logistica
    claudia adriana sabatini em 03/03/18 às 08:18
  • Uauuu Camila! Parabéns! Me identifico muito com a sua história, estou no último ano da faculdade e tive experiências na área privada não tão satisfatórias. Decidi então que vou estudar pra concurso. Espero superar os "monstros" que vivem dentro de mim e contar minha vitória como você! :)
    Jéssica em 22/02/18 às 17:52
  • Parabéns pela sua história de superação! Fico feliz em saber que você chegou lá e hoje mostra o caminho para quem quer chegar lá. Eu estou nesse mesmo caminho. Estou me preparando para o certame do Bacen há alguns meses e vou chegar lá. #FOCO, DETERMINAÇÃO E PLANEJAMENTO. Abraços.
    Roberto em 27/08/16 às 19:37