Artigo

Como fazer para otimizar os estudos para o concurso do BB

Confira nesse artigo dicas de como, de fato, otimizar os estudos para o concurso do Banco do Brasil (BB).

otimizar os estudos para o concurso do Banco do Brasil
O concurso do Banco do Brasil é uma excelente oportunidade para a área bancária em 2021.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, abordaremos dicas de como, de fato, otimizar os estudos para o concurso do BB. Ademais, trataremos dos seguintes assuntos:

  1. Agente Comercial e Agente de Tecnologia do Banco do Brasil;
  2. Estratégias de estudos para o concurso do Banco do Brasil;
  3. Considerações finais.

1. Agente Comercial e Agente de Tecnologia do Banco do Brasil

Primeiramente, destacamos que o concurso do Banco do Brasil oferece oportunidades em duas vertentes: Agente Comercial do BB e Agente de Tecnologia do BB.

Disciplinas/CargoAgente de TecnologiaAgente Comercial
Língua Portuguesaxx
Língua Inglesaxx
Matemáticaxx
Atualidades do Mercado Financeiroxx
Probabilidade e Estatísticax 
Conhecimentos Bancáriosxx
Tecnologia da Informaçãox 
Matemática Financeira x
Conhecimento de Informática x
Vendas e Negociação x
Disciplinas exigidas para Agente Comercial e para Agente de Tecnologia do BB

Conforme pode ser visto na Tabela acima, a cobrança de matérias é distinta para os dois cargos, o que gera a necessidade de estratégias diferenciadas de preparação para cada vertente.

Agente Comercial do Banco do Brasil

DisciplinasN° de QuestõesPeso da questãoTotal de Pontos% Pontos por matéria
Língua Portuguesa101,51515,0%
Língua Inglesa5155,0%
Matemática51,57,57,5%
Atualidades do Mercado Financeiro5155,0%
Matemática Financeira51,57,57,5%
Conhecimentos Bancários101,51515,0%
Conhecimentos de Informática151,522,522,5%
Vendas e Negociação151,522,522,5%
Total70100100%
Distribuição de pontos por matéria para Agente Comercial do BB

No que tange ao cargo de Agente Comercial do Banco do Brasil, nota-se que, de fato, há um peso bem distribuído entre as disciplinas. Além disso, verifica-se que as matérias com maior peso no certame são Conhecimentos de Informática e Vendas e Negociação.

Sem dúvida, é interessante notar como a disciplina de Conhecimentos Bancários tem perdido importância nos últimos certames bancários, haja vista o processo de transformação digital do setor bancário.

Embora a priorização de disciplinas seja uma tarefa necessária na preparação para concursos públicos, destacamos que é essencial o candidato não esquecer de Língua Inglesa e de Atualidades do Mercado Financeiro, no intuito garantir pontos nas disciplinas de menor peso também.

Agente de Tecnologia do Banco do Brasil

DisciplinasN° de QuestõesPeso da questãoTotal de Pontos% Pontos por matéria
Língua Portuguesa101,51515,0%
Língua Inglesa5155,0%
Matemática51,57,57,5%
Atualidades do Mercado Financeiro5155,0%
Probabilidade e Estatística51,57,57,5%
Conhecimentos Bancários51,57,57,5%
Tecnologia da Informação351,552,552,5%
Total70100100%
Distribuição de pontos por matéria para Agente de Tecnologia do BB

Por outro lado, em contraste com o que se verificou no item anterior, nota-se que houve uma concentração de importância nas disciplinas de Língua Portuguesa e, especialmente, de Tecnologia da Informação.

Decerto, trata-se de indicativo claro do perfil que o Banco do Brasil espera recrutar para esse cargo: pessoas com conhecimentos em diversas frentes de Tecnologia da Informação.

Desse modo, dada a sua relevância, a disciplina de Tecnologia da Informação deve ser incluída no estudo diário dos aspirantes à Agente de Tecnologia do Banco do Brasil.

2. Estratégias de estudos para o concurso do Banco do Brasil

Decerto, melhor que estudar muito é estudar muito e com eficiência. Contudo, caso o tempo seja algo escasso para você, aumenta a importância de pensar em formas eficientes de estudar para o concurso do Banco do Brasil.

Planejamento de estudos para o concurso do Banco do Brasil

Em primeiro lugar, é vital que o aluno dedique um tempo para realizar um Plano de Estudos para o concurso do Banco do Brasil. Ademais, parafraseando uma famosa frase de Lewis Carroll, quando não se sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Sem dúvida, um planejamento de estudos bem feito é uma forma de otimizar os estudos para o concurso do BB e é um passo importantíssimo para aprovação do aluno no concurso do Banco do Brasil.

De fato, é impossível prescrever um Plano de Estudos ideal para todos os alunos, uma vez que as aptidões de cada um, bem como a disponibilidade de cada pessoa, variam.

Contudo, para facilitar o processo de planejamento de quem está começando, calculemos quantas horas serão disponibilizadas para o estudo para o concurso do BB.

Exemplo de planejamento de estudos para Agente Comercial do BB

Por exemplo, se você se dispõe a estudar 4 horas por dia, de segunda a sábado, então você estudará 24 horas por semana.

Em seguida, sabendo das horas de estudo semanais, podemos multiplicar a porcentagem de pontos por matéria por 24 horas, obtendo o seguinte:

Disciplinas% Pontos por matériaHoras de estudo semanais
Língua Portuguesa15,0%3,6
Língua Inglesa5,0%1,2
Matemática7,5%1,8
Atualidades do Mercado Financeiro5,0%1,2
Matemática Financeira7,5%1,8
Conhecimentos Bancários15,0%3,6
Conhecimentos de Informática22,5%5,4
Vendas e Negociação22,5%5,4
Total100%24
Sugestão de distribuição de horas de estudo por disciplina para Agente Comercial do BB

Dessa forma, torna-se possível estabelecer uma carga horária semanal de estudo para cada disciplina, tendo como base a sua relevância para o certame.

Exemplo de planejamento de estudos para Agente de Tecnologia do BB

Analogamente, a mesma lógica pode ser aplicada para o cálculo das horas semanais de estudo para as matérias cobradas no cargo de Agente de Tecnologia do Banco do Brasil, conforme pode ser visto a seguir:

Disciplinas% Pontos por matériaHoras de estudo semanais
Língua Portuguesa15,0%3,6
Língua Inglesa5,0%1,2
Matemática7,5%1,8
Atualidades do Mercado Financeiro5,0%1,2
Probabilidade e Estatística7,5%1,8
Conhecimentos Bancários7,5%1,8
Tecnologia da Informação52,5%12,6
Total100%24
Sugestão de distribuição de horas de estudo por disciplina para Agente de Tecnologia do BB

Decerto, como era esperado, o candidato deverá dedicar boa parte de suas horas semanais de estudos no estudo de Tecnologia da Informação, haja vista o alto peso dessa disciplina no certame.

Ademais, vale destacar que a divisão das horas de estudos de uma matéria em diferentes dias é salutar para o processo de memorização e internalização do conteúdo. Assim sendo, evite estudar por longas horas uma disciplina e retomá-la apenas dias depois.

Por fim, caso tenha maior facilidade com uma matéria ou uma maior disponibilidade de estudo semanal, o aluno pode e deve adaptar o seu Plano de Estudos de acordo com as suas características.

Preparação com material único para o concurso do Banco do Brasil

Com certeza, preparar-se com material único é uma forma de otimizar os estudos para o concurso do BB, uma vez que se evita perda de tempo na procura de diversas fontes.

No entanto, vale destacar que tal material deve ser completo, abordando todos os conteúdos do edital na profundidade exigida pela banca.

Trilha Estratégica do Banco do Brasil

Primeiramente, pontua-se que a Trilha Estratégica é uma ferramenta exclusiva do Estratégia Concursos, cujo objetivo é guiar o aluno, passo a passo, acompanhando-o para que consiga maximizar as suas chances de aprovação.

Decerto, a utilização da Trilha Estratégica para o Banco do Brasil é outra forma de otimizar os estudos para o concurso do BB.

Ademais, a Trilha Estratégia é elaborada por Coaches especializados do Estratégia que indicam sugestões de estudo por disciplina e ciclos de estudo, por intermédio de arquivos em pdfs disponibilizados semanalmente para os alunos assinantes.

Em suma, a Trilha Estratégica auxilia os alunos a saberem o momento de estudar a teoria, o momento de revisar, assim como a hora de praticar com exercícios.

Por fim, para mais informações sobre as Trilhas Estratégicas, clique aqui e confira artigo sobre o assunto.

Passo Estratégico do Banco do Brasil

Sem dúvida, outra ferramenta que ajuda a otimizar os estudos para o concurso do BB é o Passo Estratégico para o Banco do Brasil.

Em resumo, o Passo Estratégico é um método de revisão, que auxilia o candidato a melhorar a retenção do conteúdo, tendo como base os assuntos mais cobrados pela banca organizadora do concurso.

Além disso, em linhas gerais, a principal contribuição do Passo Estratégico é oferecer uma revisão de alto nível, para que o aluno recorde o máximo possível durante a prova.

Por fim, para mais informações sobre o Passo Estratégico, clique aqui e confira artigo sobre o assunto.

Utilizar a experiência de quem já passou no Banco do Brasil

Certamente, ouvir a voz da experiência é de grande valia para quem deseja passar no concurso do Banco do Brasil.

Sem dúvida, tal experiência torna-se ainda mais importante quando a aprovação neste certame ocorre duas vezes. Desse modo, não deixe de conferir as estratégias empregadas pelo professor Bruno Camargo em suas duas aprovações no Banco do Brasil.

3. Considerações finais

Primeiramente, neste artigo, buscamos trazer formas de como otimizar os estudos para o concurso do BB, com o propósito de auxiliar a preparação dos alunos interessados em ingressar no Banco do Brasil.

Quanto às estratégias de estudo, conhecer formas inteligentes de poupar tempo na hora dos estudos, bem como maximizar a retenção de conteúdo, é essencial para a aprovação. Desse modo, esperamos que esse artigo tenha contribuído nesse sentido.

Inegavelmente, muito além de técnicas de estudo e dicas, destacamos a importância da constância e do “sangue nos olhos” nos estudos.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês, um grande abraço!!

Prepare-se com o melhor material e com quem, inegavelmente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.