Artigo

Como estudar para o concurso da PM SP de forma eficiente?

Confira neste artigo como estudar para o concurso da PM SP.

Como estudar para o concurso da PM SP? Soldados da PM SP caminhando em busca de seus sonhos.

Ingressar na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) é o sonho de muitos brasileiros que almejam uma carreira na área de segurança pública. Com um concurso altamente competitivo e exigente, a preparação é a chave para alcançar esse objetivo. Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas essenciais sobre como estudar para o concurso da PM SP. Se você está determinado a fazer parte dessa instituição de prestígio, continue lendo e saiba como se preparar da melhor maneira possível.

Considerações iniciais — Como estudar para o concurso da PM SP?

Já é tradição no estado de São Paulo a realização de dois concursos por ano para o cargo de Soldado PM, cada um com 2.700 vagas.

O último concurso teve sua prova objetiva aplicada em 17 de setembro de 2023 em diversas cidades do estado de São Paulo e em capitais de outros estados.

Tradicionalmente, a banca examinadora é a VUNESP. Portanto, a análise de provas anteriores faz parte da preparação para o próximo concurso.

O salário inicial, atualmente, é de R$ 4.852,21.

Requisitos

Idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulher e 1,60m para homem, nível médio de escolaridade, habilitação para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

PM-SP — Estrutura das Provas

Para ingressar nos quadros da PM-SP, o candidato deve cumprir alguns requisitos:

  1. Ser brasileiro;
  2. Ter idade mínima de 17 anos;
  3. ter idade máxima de 30 anos de idade, exceto para o candidato pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  4. Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 1.55 cm, se mulher e 1.60 cm, se homem;
  5. Nível médio de formação;
  6. Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

A Prova Objetiva da PM-SP será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada, totalizando 60 pontos, conforme abaixo:

MatériaNº questões
LÍNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO20
MATEMÁTICA15
CONHECIMENTOS GERAIS15
NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA5
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA5
Distribuição de questões por matéria do concurso PM SP

*Obs: Em Conhecimentos Gerais são cobradas as matérias de História, Geografia e Atualidades.

Já a Prova Dissertativa será composta de uma redação, na qual o candidato deve produzir uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares.

Além disso, a PM-SP prevê a aplicação do Exame de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, composto, além da aferição de altura (1,55 m, se mulher e 1,60 m, se homem), pelos seguintes testes:

  • teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres;
  • resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
  • corrida de 50 metros;
  • corrida de 12 minutos.

Como estudar para o concurso da PM SP?

Por ser um concurso realizado duas vezes por ano, o aluno tem a possibilidade de utilizar as questões anteriores para ter uma noção do que a banca irá cobrar. No entanto, é muito temerário o aluno, sem um prévio conhecimento, tentar estudar APENAS pelas questões anteriores.

Nossos materiais para a PM SP são focados naquilo que é objeto de cobrança pela banca examinadora, com PDF’s e videoaulas.

Ciclo de Estudos para a PM SP

Uma das formas mais eficientes de estudar para concursos públicos é por meio de um ciclo de estudos, no qual as matérias a serem estudadas são colocadas em ordem, com uma carga horária pré-definida, levando em consideração a importância de cada matéria e o nível de dificuldade, de forma de que o aluno passe por todas as matérias, de forma simultânea.

A lógica para isso é bem simples: no dia da prova todas as matérias estarão ali, então o aluno precisa estar acostumado com essa transição entre os tópicos.

Abaixo trazemos um modelo de ciclo para a PM-SP:

Ciclo de estudos para o edital de soldado da PM SP
Ciclo PM SP

Como estudar com questões para a PM SP?

Ao final do estudo de cada PDF teórico, resolva uma bateria de questões (cerca de 20 a 30) por aula. Faça isso sempre antes de iniciar uma aula nova. Com isso você vai identificar quais são os pontos de cobrança daquela aula, compreender algo que não ficou bem esclarecido quando do estudo do PDF e ainda fazer uma revisão sobre o tema.

Você pode, ainda, utilizar o Sistema de Questões do Estratégia e elaborar os seus próprios cadernos de questões, comentadas por professores.

Como estudar com simulados para o concurso da PM SP?

Os simulados são ferramentas excelentes para serem utilizados perto da prova, depois que o aluno já tiver passado por mais de 60% do edital PM SP.

Servem para o aluno treinar o tempo de prova, ver aquilo que já tem um bom domínio e identificar pontos de vulnerabilidade.

Atenção: faça o simulado simulando as condições da prova. Busque, se possível, realizá-lo aos domingos, no mesmo horário da sua prova, sem distrações por perto. No simulado você não deve corrigir cada questão assim que fizer, nem utilizar de consulta. A correção será feita apenas ao final, quando já tiver finalizado a resolução de todas as questões.

Considerações finais

Preparar-se para o concurso da Polícia Militar de São Paulo (PM SP) é um desafio que exige dedicação, disciplina e Estratégia. Neste artigo, abordamos as principais etapas para um estudo eficaz, destacando a importância do planejamento, da prática de exercícios e do controle emocional durante a jornada de preparação.

Lembre-se de que a carreira na PM SP é uma oportunidade para servir à comunidade e contribuir para a segurança pública. Com o comprometimento certo, você pode alcançar o seu objetivo de se tornar um policial militar. Mantenha-se motivado, siga as dicas apresentadas e persista em sua jornada de estudos.

Bons estudos e sucesso em sua jornada!

Saiba mais: Concurso PM SP

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.