Como Estudar Informática para Concursos?
Victor Dalton

Como estudar Informática para Concursos? Dicas de estudo…

Como estudar Informática para concursos?

Olá Amigos e amigas!

como-estudar-informatica-para-concursoAtendendo a pedidos dos meus alunos, resolvi escrever sobre como estudar informática para concursos. Sei que informática não é uma matéria trivial, e possui muitas peculiaridades se comparada a outras matérias típicas de concurso, como Direito Constitucional e Administrativo, por exemplo. Vamos falar um pouco sobre isso a partir de agora.

A propósito, se você não me conhece, eu sou o Professor Victor Dalton, Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, especialista em Informática e Tecnologia da Informação para concursos públicos, e Engenheiro da Computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

Em que estudar informática para concursos difere de outras matérias?

Bem, existem alguns pontos que podem ser elencados neste momento. Primeiramente, a informática é muito dinâmica: em termos práticos, questões de concursos anteriores ficam obsoletas mais rapidamente do que em outras matérias. Se você precisa estudar o Excel 2013, questões de Excel 2003, ou mesmo 2007, podem não te ajudar muito (ou mesmo atrapalhar os seus estudos). Em outro assunto, como hardware e software, alguns componentes e barramentos vão ficando ultrapassados à medida que outros padrões surgem e avançam no mercado. E fazer essa transição nem sempre é fácil, ainda mais para quem está iniciando os seus estudos de informática.

Veja, por exemplo, este exercício:

(MPE/RS – Secretário de Diligências – 2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No sistema operacional Windows 10 a ferramenta que possui a funcionalidade de antivírus é o _______, ao passo que a proteção relativa ao tráfego de rede, bloqueio e controle de quais programas podem acessar as conexões de rede é realizado pelo ________.

a)  Firewall do Windows – Windows Defender

b) Windows Defender – Filtro Smart Screen

c) Filtro Smart Screen – Firewall do Windows

d) Firewall do Windows – Filtro Smart Screen

e) Windows Defender – Firewall do Windows

No Windows 10, o antivírus é o Windows Defender, enquanto o Firewall do Windows protege o tráfego de rede. Portanto, a alternativa e) será a resposta correta.

O problema é que até o Windows 7 o Windows Defender não possuía funções de antivírus, sendo apenas um antispyware. Ou seja, a pessoa que somente estudou e realizou exercícios de Windows 7 provavelmente será induzido ao erro nesta questão, ou no mínimo ficará confuso, pois terá aprendido que o Windows Defender não é antivírus. Já aconteceu isso com você em alguma prova?

 

Em segundo lugar, estudar informática trabalha múltiplas formas de aprenzidado: alguns itens são “puro decoreba”, outros conteúdos envolvem aprenzidado linear, concatenado, enquanto outros estudos podem ser muito reforçados por meio da prática de ferramentas que são cobradas em prova. Exemplos:

a) Portas de protocolos: algumas questões de informática exigem do candidato saber qual a porta de determinado protocolo. Exemplo clássico: o protocolo SMTP, Simple Mail Transfer Protocol, utiliza a porta 25 ou 587 para o envio de emails. Esse tipo de conhecimento, infelizmente, deve ser decorado. Por outro lado, não é muito complexo, logo, quando o concurseiro está em ritmo de estudos, consegue levar esse tipo de informação para a hora da prova.

b) Criptografia: este é um subtópico da segurança da informação muito interessante. Embora complexo em um primeiro momento, quando este assunto é estudado de forma progressiva, passando pelos fundamentos, compreendendo os conceitos de chave pública e privada… você chega ao ENTENDIMENTO, que é a melhor forma de aprendizado.

c) Ferramentas de escritório (Word, Excel, LibreOffice): esta é a frente de estudos, pelo que vejo dos meus alunos, que eles mais sentem dificuldades de estudar. Isto ocorre porque, nesta linha de estudos, é necessário um misto de leitura de teoria e prática junto à ferramenta.

Diante dessa abordagem multifacetada que a informática para concursos nos apresenta, os candidatos ficam realmente perdidos em seus estudos, se não houver orientação. Pra início de conversa, os editais sequer apresentam a “melhor sequência” de estudos da matéria. Por onde começar? Melhor iniciar pelo Windows, por segurança da Informação ou fundamentos da Internet?

Dúvidas como essa podem deixar o candidato completamente perdido (sério MESMO), e que facilmente podem cair naquilo que eu considero os dois erros graves no estudo de informática para concursos. Quer saber mais sobre eles? Assista ao video abaixo!

Por último, gostaria de te apresentar um curso de informática para iniciantes em concursos públicos, que, a despeito de ser voltado para iniciantes, aprofunda com qualidade importantes assuntos que precisam ser estudados e que aparecem praticamente em qualquer concurso público.

Cursos de Informática para Concursos

Gostou do vídeo e das dicas? Comente o que achou deste artigo, pois pretendo publicar cada vez mais conteúdos que te ajudem no estudo de informática para concursos.

Concursos Abertos: Confira os principais concursos com edital lançado e inscrições abertas nesta semana!

Concursos 2017

Grande abraço!

Victor Dalton

Cursos de Informática para Concursos

facebook.com/professorvictordalton

youtube.com/victordalton

instagram.com/victordalton

 

Compartilhe:

Victor Dalton

Victor Dalton

Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, sendo 1º Colocado em Comunicações, e Engenheiro da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2º colocado do Curso de Graduação). Especialista em Planejamento e Orçamento Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública, e em Direito Constitucional pelo Instituto AVM. Possui Certificações Cobit Foundation e ITIL V3 Foundation. Trabalhou como Analista do Banco Central da área de Tecnologia da Informação. Gerenciou projetos de Comando e Controle no Centro de Comuncações e Guerra Eletrônica do Exército, participando, inclusive, do 2nd Command and Control Summit, em Washington, DC. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, também na área de TI. Também ministra aulas presenciais de diversas frentes da Tecnologia da Informação. Co-autor do livro Missão Aprovação, publicado pela Editora Saraiva, que conta histórias de sucesso em concursos públicos.    

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.