Como Estudar Informática para Concursos?
Diego Carvalho

Como estudar Informática para Concursos? Dicas de estudo…

Como estudar Informática para concursos?

 

Fala, galera! Tudo bem com vocês?

Meu nome é Diego Carvalho, eu sou professor de Tecnologia da Informação do Estratégia Concursos há mais de cinco anos e, recentemente, fui convidado a assumir a disciplina de Informática junto com o “monstro” Prof. Renato da Costa nas vídeoaulas. Você pode conferir uma aula gratuita dele logo abaixo. =)

 

Para me apresentar para vocês (temos poucas pessoas nos concursos específicos de TI rs), eu resolvi dar algumas dicas sobre como estudar a Disciplina de Informática para Concursos Públicos. Sei que nossa disciplina não é nada trivial e possui muitas peculiaridades se comparada a outras matérias típicas de concurso, como Direito Administrativo e Direito Cosntitucional, por exemplo. Vamos falar um pouco sobre isso a partir de agora, mas antes eu gostaria de apresentar para vocês a macroestrutura que forma a disciplina de Informática. Vem comigo…

 

Como é a macroestrutura da Disciplina de Informática?

Para responder a essa pergunta, eu aproveitei para fazer um levantamento da quantidade de questões de cada grande item entre 2015-2018. Vejam só:

  • 1635 Questões (21%) – Sistemas Operacionais (Windows, Linux, etc)
  • 1451 Questões (18%) – Planilhas Eletrônicas (Excel, Calc, etc)
  • 1360 Questões (17%) – Editores de Texto (Word, Writer, etc)
  • 1193 Questões (15%) – Internet e Navegadores (IE, Firefox, Chrome, etc)
  • 687 Questões (9%) – Hardware e Dispositivos (Monitores, Teclados, etc)
  • 653 Questões (8%) – Segurança da Informação (CID, Malwares, etc)
  • 376 Questões (5%) – Correio Eletrônico (Outlook, Thunderbird, etc)
  • 346 Questões (4%) – Editor de Apresentações (Powerpoint, Impress, etc)
  • 260 Questões (3%) – Redes de Computadores (Protocolos, Arquiteturas, etc)

 

Observem que não tem como fugir: vocês têm que entender de Windows e de Ferramentas de Escritório (e infelizmente alguns decorebas!). Por outro lado, nosso papel como professor é limitar o escopo a somente o que efetivamente cai em prova e mostrar para vocês que pode ser um assunto legal. Ok, pode não ser tããão legal para alguns, mas não precisa ser super chato! Para isso, vamos fazer o possível para fazer uma aula completa, leve, com muitos esquemas, exemplos, resumos, dicas, bizus, mnemônicos, etc. Bacana?

 

Onde vocês não podem vacilar? 

Galera, muitas pessoas acham que “saber mexer no computador” é suficiente para fazer prova de informática. Isso não é verdade, as provas de informática estão cobrando assuntos com cada vez mais profundidade. Quem aí fez a prova da Polícia Federal? Pois é, caiu Programação, caiu Banco de Dados e caiu Análise de Dados. Foi um ponto fora da curva? Pode ser, mas a prova de Escriturário do Banco do Brasil também cobrou Programação e Banco de Dados. Além disso, todos os Tribunais de Contas tem cobrado assuntos como Análise de Dados. E mesmo concursos estaduais pequenos estão se aprofundando em alguns assuntos, como é o caso da questão abaixo.

 

 (FAU – JUCEPAR/PR – Assistente Administrativo) Os protocolos HTTP, DNS, FTP e Telnet no modelo OSI operam na camada:

a) De Transporte

b) De Aplicação

c) De Link de Dados

d) De Rede

e) De Sessão

 

Comentários: HTTP, DNS e FTP são todos protocolos da Camada de Aplicação. Gabarito: Letra B.

 

E aí, todos conhecem o Modelo OSI? Conhecem a Camada Física, de Enlace, de Redes, de Transporte, de Sessão, de Apresentação e de Aplicação? Se não, está na hora de assistir à nossa aula! Brincadeiras à parte, é aquele papo: não existe mais Noções de Informática. É Informática pura, na veia, sem dó e nem piedade!

Para ajudá-los, nossos cursos tentarão ao máximo seguir uma lógica de raciocínio para que vocês nunca fiquem perdidos sem saber a melhor sequência. Além disso, sempre disponibilizaremos uma grande quantidade de questões comentadas para que vocês possam treinar bastante os entendimentos de cada banca.

Galera, estamos chegando agora, mas estamos chegando com gás! Com muito sangue no olho para entregar o melhor material de informática para vocês. E estaremos sempre, eu e o Prof. Renato, à disposição para responder quaisquer dúvidas que vocês tenham. Certinho?

Aliás, não deixem de assistir a esta aula gratuita que o professor Renato gravou para vocês. E não se esqueçam de curtir o YouTube do Estratégia Concursos para terem acesso a conteúdo gratuito diariamente:

 

Gostou das dicas? Comente o que achou deste artigo, pois pretendo publicar cada vez mais conteúdos que te ajudem no estudo de informática para concursos. Abraços :)

Diego Carvalho

Instagram: @professordiegocarvalho

Facebook: https://www.facebook.com/professordiegocarvalho

 

Compartilhe:

Diego Carvalho

Diego Carvalho

Formado em Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na Administração Pública e, atualmente, é Analista de Finanças e Controle - Especialidade Governança e Gestão em Tecnologia da Informação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.