Artigo

Como escolher o melhor curso de pós-graduação para a minha carreira?

Entenda como fazer a melhor decisão de acordo com seus objetivos profissionais

Muitos alunos têm o desejo de expandir os seus estudos, contudo, não têm certeza ainda sobre qual é o melhor caminho para concretizar essa meta. Por isso, para ajudar nesse processo, é importante compreender algumas etapas indispensáveis para que você tome boas decisões na sua vida profissional. 

Espero que esse artigo seja útil para os seus planejamentos pessoais e profissionais e possa trazer mais informações para que você entenda qual é o seu próximo passo na sua carreira! 

1) Tenha clareza a respeito dos seus objetivos profissionais antes de escolher o seu curso

Um dos maiores erros dos alunos ao decidirem o próximo passo das suas trajetórias de estudo é não ter clareza a respeito de quais são os seus objetivos profissionais e pessoais. Assim, antes de escolher um curso de pós-graduação, é essencial fazer algumas perguntas, como por exemplo:

  • Meus objetivos envolvem seguir uma carreira na área pública ou no setor privado?
  • Quais são os temas que despertam o meu interesse para estudo e para exercício profissional?
  • Quanto tempo tenho para me dedicar aos estudos na minha semana? Será que existem opções de cursos de pós-graduação que permitam uma conciliação mais eficiente com o trabalho?
  • Se eu desejo uma recolocação profissional, para qual segmento de mercado devo ir? Quais conhecimentos preciso ter para fazer uma migração bem sucedida?

Fazer uma análise criteriosa a partir da própria realidade é indispensável para que você encontre o curso de pós-graduação mais adequado para você. A ideia de um curso desse tipo é justamente permitir que você se torne um especialista em determinada área do conhecimento. Portanto, seus estudos podem proporcionar novas oportunidades profissionais e também trazer um aumento substancial dos seus ganhos financeiros no mercado de trabalho. 

Uma pós-graduação une a teoria especializada a uma perspectiva mais prática do dia a dia profissional: muitos cursos têm, como objetivo, transformar a maneira como o aluno enxerga as situações no dia a dia e, assim, ele pode desenvolver soluções mais eficientes a partir de suas próprias análises. Dessa forma, o aluno se torna um indivíduo que entrega mais valor para a organização na qual atua e/ou para o próprio negócio, contribuindo para o seu próprio crescimento profissional e também para aqueles que estão ao seu redor. 

2) Entenda as diferenças entre cursos de pós-graduação e cursos livres de extensão

Uma pós-graduação lato sensu tem como objetivo formar especialistas para o mercado profissional e/ou acadêmico, a partir da abordagem de diferentes disciplinas vinculadas a um macrotema. Dessa forma, trata-se de um curso com duração de, no mínimo, 360 horas curriculares. 

Esse status conceitual e técnico de uma pós-graduação é uma das principais diferenças entre essa modalidade e os conhecidos cursos de extensão, que também são comuns no contexto profissional. No entanto, cursos livres e de extensão não são um grau de qualificação, ou seja, não concedem benefícios ao aluno que apenas a pós-graduação consegue trazer. 

Alguns exemplos de benefícios da pós-graduação, além dos conhecimentos adquiridos, são o aumento de salário e a pontuação em provas de títulos, no caso dos concursos públicos. Veja:

  • Aumento salarial no setor privado: os profissionais com uma pós-graduação no currículo são muito valorizados pelas empresas, sobretudo por aquelas que buscam especialistas para desenvolverem soluções inovadoras nas mais diversas áreas de atuação. Dessa forma, muitas organizações possuem planos de carreira que concedem uma remuneração adicional e/ou possibilidades de promoção para aqueles que investem nessa qualificação profissional. 
  • Aumento salarial no setor público: a Administração Pública também valoriza os profissionais que investem no seu próprio desenvolvimento técnico. Assim, diversos órgãos públicos possuem regras específicas para conceder adicionais de qualificação aos servidores. No Distrito Federal, por exemplo, o aumento salarial pode chegar a 7,5% para aqueles que possuem uma pós-graduação lato sensu. 
  • Pontuação em provas de títulos: ainda no âmbito do serviço público, a pós-graduação também pode facilitar a vida de quem deseja ingressar em uma carreira nessa área! Grande parte dos certames públicos para cargos de nível superior valorizam essa qualificação e, portanto, oferecem pontos em provas de títulos. Essa pontuação varia de acordo com o edital do concurso, no entanto, são um recurso importante que pode ajudar um candidato a ter uma melhor colocação nas provas, sobretudo para cargos com altíssima concorrência de candidatos/vaga. 

3) Conheça a estrutura e o conteúdo do curso de pós-graduação

Além das etapas anteriores, você precisa conhecer a estrutura do curso de pós-graduação para entender exatamente como ele funciona e quais serão as suas atividades como futuro aluno. Dessa forma, a melhor opção para quem quer ter flexibilidade na hora de investir no seu futuro profissional é optar por uma pós-graduação EAD: essa modalidade reúne toda a qualidade de cursos presenciais com o conforto e a tecnologia necessários para que você possa fazer as aulas sem sair de casa!

No caso das pós-graduações oferecidas pela Estratégia-Unyleya, por exemplo, o aluno consegue concluir o curso em até 9 meses (cursos para carreiras públicas) ou 15 meses (cursos para carreiras jurídicas). As aulas são oferecidas tanto na modalidade de vídeo quanto por escrito, por meio de livros digitais completos em PDF, para que o aluno possa escolher a forma como prefere ter acesso ao conteúdo. 

Os cursos da pós-graduação Estratégia-Unyleya também são certificados pelo MEC e, portanto, podem ser utilizados tanto como forma de comprovar a sua qualificação no setor privado e também no serviço público. Nossas aulas são ministradas por grandes profissionais nas suas áreas de atuação e 87% dos nossos professores são mestres ou doutores. 

Conheça as nossas opções de cursos de pós-graduação!

Cursos de pós-graduação para carreiras públicas:

Cursos de pós-graduação para carreiras jurídicas:

Clique aqui para acessar os cursos 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.