Artigo

Como é morar em Brasília?

Há um tempo escrevi um artigo sobre como é morar em Recife, e desde então frequentemente recebo perguntas de alunos sobre como é morar em Brasília. Já falei mais de uma vez que sou apaixonado pelo cerrado, e por isso resolvi escrever este artigo em que compartilho TUDO que aprendi durante os 7 anos em que morei na capital federal.

Você já sabe que Brasília é a capital federal, mas muitos não sabem que ela é uma região administrativa do Distrito Federal. Além de Brasília há outras regiões administrativas, mas normalmente dizemos que moramos em Brasília mesmo quando residimos em outras regiões do Distrito Federal.

MINHA EXPERIÊNCIA EM BRASÍLIA

Este não é um artigo imparcial. Eu amo Brasília, de coração. Não moro mais lá, mas é uma cidade em que me sinto em casa, e que me deu muitos amigos e dois filhos. Morar em Brasília foi uma experiência muito boa para mim, e por isso fico irritado quando alguém fala mal dessa cidade querida!

Morei em Brasília de agosto de 2010 a janeiro de 2018, em exatamente 5 lugares diferentes. Moramos por 2 anos no Setor Sudoeste, 5 anos em Águas Claras, e 1 ano na Asa Sul.

CLIMA

Muitas pessoas, principalmente quem vem de regiões litorâneas ou outros lugares mais úmidos, relata dificuldades com o clima seco do cerrado. Para quem não tem familiaridade com o clima, morar em Brasília significa aprender a conviver com o umidificador! rs!

Há uma época do ano em que simplesmente não chove (apelidada carinhosamente de “seca”), mais ou menos entre julho e outubro. Setembro realmente é um mês difícil, com muito calor e pouquíssima umidade. Nessa época do ano realmente é preciso usar umidificadores, ao menos para dormir.

No restante do ano considero o clima muito mais agradável do que em Recife (onde morei grande parte da vida). O clima mais seco favorece quem gosta de andar na rua (você não sua tanto), e a temperatura em geral é mais amena. Que saudade de andar pelas quadras de Brasília…!

CUSTO DE VIDA

Morar em Brasília é caro? Depende.

Para quem vem de grandes capitais o custo de vida em Brasília não assusta, mas quem vem de cidades menores precisa se preparar.

Quando mudei de Recife para Brasília, em 2010, essa diferença de custo de vida era muito grande. Lembro de ter ficado assombrado vendo preços de comida no supermercado ou de refeições em restaurantes. Por outro lado, quando voltei para Recife, percebi que a diferença foi muito menor, apesar de Brasília ainda ser um pouco mais cara, de maneira geral.

ONDE OS SERVIDORES TRABALHAM

Morar em Brasília é esbarrar em órgãos públicos o tempo inteiro. Eles estão espalhados pela cidade, mas muitos se concentram na região da Esplanada dos Ministérios.

Resultado de imagem para esplanada dos ministérios
Esplanada dos Ministérios

A Esplanada é muito bonita! Nesta região ficam vários ministérios (não todos!), autarquias (existe o Setor de Autarquias, que é próximo à Esplanada), Tribunais Superiores e uma infinidade de outros órgãos e entidades.

O acesso à Esplanada pode ser feito por metrô (na Estação da Rodoviária do Plano Piloto), e alguns órgãos têm vans que buscam os servidores lá. Estacionamento pode ser um problema, mas há muitas vagas na Esplanada, com alguns órgãos tendo estacionamentos privativos para todos os servidores.

ONDE OS SERVIDORES MORAM

Agora é a hora da verdade! Morar em Brasília envolve a delicada escolha pela residência. Vou trazer aqui algumas informações sobre os lugares onde eu e minha família moramos, e onde nossos amigos servidores moram, ok?

A Asa Sul e a Asa Norte são as “asas do avião”. Nessas regiões temos muitos apartamentos, organizados nas famosas superquadras. Na região mais central você pode ir a pé até a Esplanada, e nas extremidades precisará dirigir por 10 ou 15 minutos até chegar em casa.

As superquadras (SQS e SQN) são formadas por alguns blocos (prédios), normalmente de 6 andares. Os tamanhos dos apartamentos variam muito, desde quitenetes até apartamentos de 4 quartos. Normalmente as quadras são bastante arborizadas e agradáveis e têm parquinhos para as crianças.

Entre as superquadras temos as quadras comerciais (CLS e CLN), onde você encontrar todo tipo de comércio. Algumas comerciais são conhecidas por concentrarem estabelecimentos de um ramo específico (tem a rua das farmácias, a rua das elétricas, a rua das lojas de tecido, e por aí vai…).

Rua das Elétricas (CLS 109/110)

Outro local que é muito querido pelos servidores é o Setor Sudoeste, onde moramos nos primeiros anos. É uma região mais nova do que a Asa Sul e a Asa Norte, e tem muitos apartamentos pequenos ótimos para quem é solteiro ou casais sem filhos. Era o nosso caso, e quando descobrimos que iríamos ganhar o primeiro herdeiro nos mudamos para Águas Claras.

Ainda nas regiões mais próximas à Esplanada temos o Lago Sul e o Lago Norte, regiões que contam com muitas casas, mas que também tem alguns apartamentos. Também são lugares bem agradáveis para se morar.

Quando nos afastamos um pouco mais do Plano Piloto acredito que as duas cidades que são campeãs de preferência entre os servidores são Guará e Águas Claras.

O Guará é um pouco mais próximo (cerca de 17km até a Esplanada), mas também é um pouco mais antiga. Águas Claras é um pouco mais distante (cerca de 23km), mas é uma região mais nova e com uma oferta maior de imóveis. Nestas duas cidades é possível encontrar muitas jovens famílias, com crianças pequenas. Essas duas cidades também têm muito comércio, e raramente você vai precisar sair de lá para resolver algo do dia a dia.

PREÇOS DE MORADIAS

Para checar preços de aluguel ou de venda de imóveis sugiro que você dê uma conferida no site www.wimoveis.com.br. É um marketplace imobiliário muito popular em Brasília, e serve para você ter uma boa ideia dos preços.

Uma dica de amigo, para quando você decidir morar em Brasília: dê uma passada nas portarias dos prédios e pergunte se tem apartamento para alugar. Muitos proprietários preferem negociar diretamente com o interessado, e neste caso preferem colocar placas e cartazes dentro do condomínio.

Espero ter ajudado você que pensa em morar em Brasília. Se quiser conversar sobre isso deixe seu comentário aqui embaixo. Você também pode me encontrar lá no instagram e também no YouTube!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, gostei muito do artigo, no momento estou focado em passar em concursos federais, de modo que possa morar em Brasília, fui pra lá na virada de 2019 pra 2020 e passei 18 dias maravilhosos, e descobri que é onde quero morar o resto da minha vida. Pode me dar dicas de lugares e como conseguir emprego? Conheci melhor Sobradinho, próximo ao 13° BPM
    David Vinícius em 24/11/20 às 00:08
  • Boa noite, Com relação ao bairro Águas Claras, indica morar lá? Atualmente moro em Vitória-ES e estou indo para Brasília trabalhar e morar sozinho. Obrigado.
    Willians em 25/09/20 às 21:35
  • É dificil conseguir emprego em brasilia?
    Mayke Douglas em 26/07/20 às 15:23
  • Ou amigo gostaria de o que você acha do Valparaíso e santa Maria obg
    Gislene em 24/06/20 às 12:09
  • Obrigado O Artigo me auxilou a dá o primeiro passo para Brasília.
    Luiz Viana em 25/02/20 às 16:36
  • faltou lazer.. escolas.. saúde.....isso também é muito importante..
    Paulo em 17/02/20 às 13:26
  • Amei sua publicação e me orientou muito!!! Obrigada
    Carla em 29/01/20 às 01:10
  • Oi me chamo Hélcio gostaria de saber quanto custa uma quitinete em Brasília?Obrigado
    Hélcio Da Hora Almeida em 15/01/20 às 16:47
  • tu é cabeção mesmo... tu é bichão memo hem!!! putz ... vc seria o o que chamo de Neymar do ESTUDO!! cérebro ABENÇOADO
    Thiago em 06/12/19 às 11:14
  • É um bom bairro para morar. Mais simples do que o Sudoente, que é vizinho. Uma localização muito boa, na maior parte prédios mais antigos, mas um lugar bem organizado.
    Paulo Guimarães em 26/10/19 às 08:43
  • Amigo, o que acha do bairro Cruzeiro?
    Marcelo em 26/10/19 às 00:38
  • Muito bom esse artigo. Quando eu for para o TCU, já saberei onde morar!
    marcos em 25/10/19 às 22:36
  • Fui lá algumas vezes. É um lugar que foi ocupado de maneira pouco ordenada, então é mais desorganizado que o restante da cidade, mas tem condomínios com casas bacanas. Outra coisa que sempre ouvi falar é que o transporte público lá quase não existe, então é bom pesquisar bem sobre isso também.
    Paulo Guimarães em 25/10/19 às 22:35
  • O QUE VOCÊ ACHA DO BAIRRO VICENTE PIRES EM BSB????
    DAVID em 25/10/19 às 21:59