Artigo

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU
Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Fala, pessoal, tudo certo? Hoje veremos como criar filtros para MATÉRIA para o CNU (Concurso Nacional Unificado)!

Com efeito, veremos tanto sobre os critérios e tipos de filtro que podemos utilizar para a resolução de questão de um assunto específico quanto os modos pelos quais, na busca propriamente dita, podemos achar o assunto que queremos.

Para isso, vamos utilizar exemplos envolvendo as matérias de Português, Matemática e Direito Constitucional e Administrativo.

Ademais, como sabemos, o Concurso Nacional Unificado (CNU) é um certame que engloba diversos cargos e em diversos órgãos do Poder Executivo Federal, somando um total de 6.640 vagas, com salários iniciais de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71!

A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio, e vocês podem conferir os detalhes dos editais no nosso artigo sobre o CNU.

Sendo assim, vamos ver como utilizar os filtros do Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Primeiramente, pessoal, é importante saber identificar a existência de alguns filtros básicos no SQ do Estratégia.

Nesse sentido, é importante lembrar que, por padrão, o SQ exclui da nossa busca as questões desatualizadas, anuladas e que não possuem comentários dos professores do SQ (sem solução). Confira-se:

Portanto, o indicado, ao menos no início dos estudos, é manter esses filtros padrões, uma vez que há uma enormidade de questões atualizadas, válidas e comentadas. 

Sendo assim, o treino com essas questões a princípio “excluídas” é melhor  num estágio avançado dos estudos, quando já estaremos “caminhando sozinho” na resolução de questões.

Além do que já vimos acima, é importante notar que podemos filtrar questões pelos mais diversos critérios, quais sejam:

  • Pela Matéria/Assunto;
  • Pela Banca do concurso;
  • Pelo cargo ou formação específica;
  • Pela instituição ou área;
  • Pela dificuldade da questão e escolaridade do concurso;
  • Pelo ano de realização do concurso ou pela região;
  • Critérios de exclusão.

Com efeito, estes filtros, como vocês podem ver na imagem abaixo, aparecem assim que entramos no SQ (detalhe para a seta no final da linha, apontando que há outros critérios ao lado):

Já os critérios de exclusão ficam logo abaixo, bastando clicar em “Excluir da busca” que aparecerá os 09 critérios de exclusão:

Portanto, vamos, então, filtrar questões na prática?!

Pessoal, se pegarmos o edital do CNU de Português constante do Bloco 08, veremos que o conteúdo programático dessa disciplina assim consta:

LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão de textos. 2 A organização textual dos vários modos de organização discursiva. 2 Coerência e coesão. 3 Ortografia. 4 Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos. 5 Derivação e composição. 6 A oração e seus termos. 7 A estruturação do período. 8 As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos. 9 Linguagem figurada. 10 Pontuação.  

Desse modo, vamos pegar, por exemplo, o tópico “1 Compreensão de textos”. 

Para filtrarmos no SQ, primeiramente selecionamos a Matéria/Assunto “Língua Portuguesa (Português)”, clicando na setinha para baixo à frente da matéria (pintada de azul):

Além disso, notem que o SQ, por padrão, já abre o primeiro tópico, que, no nosso caso, é o de “Introdução à Linguística e Linguagem”. Para fechá-lo basta clicar na setinha à sua frente pintada de amarelo.

Desse modo, rolando um pouco mais a tela, nos depararemos com o tópico “Interpretação de Texto”. Sendo assim, vamos clicar na setinha à sua frente, que abrirá 02 subtópicos (“Noções gerais de compreensão e interpretação de texto” e “Tipologia textual”):

Portanto, como nosso assunto é “1 Compreensão de textos”, vamos selecionar apenas o primeiro subtópico, cuja caixinha seletora ficará verde com um check✅.

Notem que, com apenas esses filtros, encontramos quase 44 mil questões:

Pronto, já selecionamos a Matéria e o Assunto que desejávamos. 

Com efeito, vamos, agora, selecionar a banca do CNU!

Igualmente, teremos que selecionar o Filtro de Banca, na mesma barra em que selecionamos a Matéria/Assunto:

Vejam que há 809 Bancas de Concurso no nosso Sistema de Questões do Estratégia Concursos.

Portanto, usaremos a barra de pesquisa logo abaixo do número de bancas que encontramos.

Como nosso concurso é o CNU, digitaremos “Cesgranrio” e, em seguida, marcaremos a caixa seletora dessa Banca:

Na sequência, notem que de 44 mil questões reduzimos para 784 questões, o que é um ótimo número sobre o assunto para treinar especificamente para o CNU:

Sendo assim, imaginemos que já realizamos a quantidade de questões que desejávamos sobre o assunto de Compreensão de textos e agora queremos praticar questões sobre o assunto “2 Coerência e coesão”.

Para isso, excluiremos o assunto anterior do Tópico “Interpretação de Texto”, o que fará com que, automaticamente, o sistema exclua o subtópico sobre “Noções Gerais …”..

Para excluir um assunto que filtramos, basta apertar no “x” após ele.

Feito isso, ficará apenas a Banca Cesgranrio nos filtros e teremos que selecionar, novamente, a disciplina Língua Portuguesa (Português). 

Dessa vez, no tópico, iremos novamente em “Interpretação de Texto”, mas selecionaremos o subtópico “Coesão e Coerência”, que automaticamente selecionará os 3 itens inclusos nele:

Com isso, encontraremos 66 questões da Cesgranrio!

Primeiramente, é importante destacar que existe a possibilidade, na mesma área em que filtramos a Matéria/Assunto, pesquisarmos os temas pela legislação!

Para visualizarmos melhor, vamos ver o edital do CNU, na parte de conhecimentos gerais de quase todos os Blocos:

5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL
5.1 Princípios constitucionais e normas que regem a administração pública (artigos de 37 a 41 da Constituição Federal de 1988). 5.2 Estrutura organizacional da Administração Pública Federal (Decreto Lei nº 200/1967). 5.3 Agentes públicos: Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações).

Vamos pegar, por exemplo, o subitem 5.1 (artigos 37 a 41 da Constituição Federal). 

Desse modo, para encontrarmos questões sobre o assunto e vinculadas à legislação, vamos pesquisar a Constituição Federal no SQ e, na sequência, clicar nela:

Feito isso, vamos abrir o Título III e seu Capítulo VII, sem selecionar nenhum dos dois ainda, uma vez que não são todas as seções que nos interessam:

Aberto o “Capítulo VII – Da Administração Pública”, vamos selecionar as seções que correspondem àquelas da Constituição Federal que contêm os artigos 37 a 41 (Seções I e II):

Pronto, encontramos 47 questões vinculadas diretamente à CF/88!

No entanto, caso não quiséssemos filtrar as questões pela legislação e artigos específicos, poderíamos encontrar as questões pelo assunto, assim como fizemos acima com a matéria de Português:

Notem que deixamos “Das Regiões” e “Dos Militares…” de fora porque correspondem aos artigos 42 e 43 da Constituição, que não constam do edital do CNU.

Agora vamos realizar o filtro com questões de matemática, aproveitando para aprender como filtrar o assunto diretamente pela barra de pesquisa, sem necessidade de ir até a matéria, depois tópico, subtópico, etc.

Vamos pegar a primeira parte do assunto “3 Razão e proporção: regra de três simples e regra de três composta; porcentagem, juros simples e juros compostos.”:

Com efeito, notem que bastou digitar o termo que queríamos que já foi suficiente para acharmos tanto o tópico quanto ambos os subtópicos.

O mesmo acontece quando pesquisamos por juros simples e compostos:

Entretanto, é importante lembrar de colocarmos a banca do CNU, bem assim excluir as questões indesejadas, pelos critérios já mencionados acima.

Além disso, podemos filtrar as questões também pelo cargo ou pela formação específica. 

Com efeito, vamos filtrar as questões, por exemplo, pelo cargo de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), cargo para o qual o CNU previu 900 vagas (Bloco 04):

Por outro lado, podemos também filtrar pela formação necessária para o cargo. Por exemplo, selecionamos a formação em Medicina – Especialidade Cardiologia:

Podemos buscar, por exemplo, questões envolvendo apenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), o que nos dá um resultado de 218 questões:

No que se refere à área, colocamos de exemplo a área da Saúde (Médicos, Enfermeiros, etc), resultando em +71 mil questões:

O filtro pela dificuldade da questão ajuda tanto no início dos estudos, uma vez que possibilita a resolução de questões “Muito Fácil” e “Fácil”, possibilitando a consolidação do conteúdo, quanto nos estágios intermediário e avançado dos estudos, quando possibilita a resolução apenas de questões que possuem um grau mais elevado de dificuldade, fugindo do conceito básico.

Portanto, vejamos os 05 níveis de dificuldade presentes no SQ:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Notem que há +14 mil questões “Muito Fácil”, o que facilita bastante o início da caminhada nos estudos.

Além disso, é possível filtrar questões pela escolaridade, o que também pode fazer com que escolhamos questões mais ou menos difíceis:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Outrossim, é possível realizar o filtro das questões pelo ano em que se aplicou o concurso paradigma. 

Assim, podemos utilizar questões mais recentes para ver o atual estilo de cobrança da Banca; enquanto podemos utilizar questões mais antigas para verificar o histórico de cobrança e/ou treinar a literalidade de dispositivos legais.

Apenas de 2023 há +87 mil questões:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Ademais, podemos filtrar questões pela região (âmbito federal, estadual ou municipal) em que foi aplicada a prova.

Sendo assim, apenas para concursos federais, como é o CNU, houve a cobrança de quase 347 mil questões:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Portanto, uma vez entendido como realizar os filtros, chegou a hora de sabermos sobre a possibilidade de se criar um caderno de solução de questões, de se criar um simulado e de apenas resolver as questões.

Vejamos a imagem abaixo:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Desse modo, percebam que na parte inferior da tela há as possibilidades que comentamos.

Vamos ver como funciona cada uma delas!

A criação de caderno tem por objetivo salvarmos aquele filtro que já realizamos para, caso queiramos, realizar novamente aquelas questões – o que ajuda bastante em revisões.

Ademais, há a possibilidade de limitar o número de questões em determinada quantidade, bem como de nomear o caderno de acordo com o assunto e concurso do momento:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Com efeito, vejam que limitamos o número de questões do caderno em 35, embora tenham aparecido 37 na busca. 

Além disso, demos o nome de “Coesão e Coerência para o CNU” para o caderno. 

Outrossim, salvamos o caderno na pasta “Início”, mas poderíamos trocar para outra pasta, conforme botão “Trocar”.

Depois, basta clicar, no menu lateral, em Cadernos/Simulados:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU
Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

A criação de simulado é semelhante à de caderno, com a diferença de que se pode estipular um limite temporal para resolução das questões:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

Além disso, depois que o criamos ele ficará disponível no mesmo menu dos cadernos, e terá tanto a versão com tempo quanto a versão sem tempo:

Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU

A versão sem tempo é semelhante à do caderno. Por outro lado, a versão com tempo deixa disponível uma contagem regressiva no topo da página.

Por fim, a resolução de questões, por si só, fica disponível em “Ver Questões”, função esta que mostrará todas as 37 questões do nosso exemplo.

Além disso, na página de resolução podemos alterar o tamanho da letra, conferir os atalhos disponíveis no teclado, definir quantas questões aparecerão por página e organizá-las da mais recente para a mais antiga, ou vice-versa:

Portanto, pessoal, esse foi nosso breve resumo sobre como criar filtros para MATÉRIA para o CNU (Concurso Nacional Unificado)!

Por fim, como dissemos acima, não deixe de conferir nosso artigo sobre o Concurso Nacional Unificado, no qual destrinchamos todos os Blocos do concurso, bem assim os cargos e respectivas vagas disponibilizadas.

No mais, desejamos uma excelente prova a todos!!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Confira os concursos públicos abertos

Concursos 2024

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos ASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2024 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2024:

Ademais, além deste Resumo sobre Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU, confira:

Veja também: Concursos Abertos

Quer saber tudo sobre os concursos previstos? Confira nossos artigos completos:

Ademais, além deste Resumo sobre Como criar filtros para MATÉRIA para o CNU, confira:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.