Artigo

Como as Ciências Humanas podem contribuir para você mandar bem na redação?

Estrategianos, tudo bem?

Para aqueles que ainda não me conhecem, eu sou o Professor Raphael Reis. Atuo nas disciplinas de Redação, de História do Brasil, de Filosofia e de Sociologia. Sou graduado em História (UFJF), Esp. em Políticas Públicas UFJF), MBA em Organização de Campanha Eleitoral (Uninter) e Mestre em Sociologia da Educação (UFJF).

Como você já sabe, há vários recursos argumentativos possíveis de serem utilizados, mas, certamente, o mais “queridinho” pelas  bancas é o argumento de autoridade. Saber aplicar conceitos e reflexões de pensadores renomados faz toda a diferença em sua redação. Nesse sentido, aqueles que não deram importância para História, Geografia, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio passam aperto na hora de construir argumentos bem fundamentados, mas nem tudo está perdido…rsrs

Pode parecer um mero detalhe, porém há muitos candidatos que mandam bem na prova objetiva e descuidam da prova discursiva, e todo aquele tempo de estudo, dedicação e boa classificação na primeira etapa se perdem quando sai o resultado da redação.

Então, como eu sempre digo aos meus alunos da FCC e do ENEM, é bom acostumar com o pensamento filosófico e sociológico. Mais do que acostumar, utilizar de forma contextualizada e apropriada. Isso fará com que você mostre aos examinadores repertório sociocultural e o colocará mais perto de uma boa nota.

Veja o recado de nossa aluna Ana Paula Gomes, que tirou 100 na FCC – a prova discursiva mais difícil do Brasil!

Visto que uma das grandes dificuldades dos alunos é justamente ter ideias e construir argumentos, de forma inédita e inovadora, criamos em 2017 o curso de Ciências Humanas para Redação. Esse curso é um sucesso e os alunos têm adorado, porque tem revolucionado a forma de fazer redação para concursos. Assim, vamos lançar a 3ª edição no ano de 2019 atualizada e com mais aulas!

Outra novidade para o ano de 2019 é o curso de Redação para o ENEM, que consta de uma metodologia inovadora, didática e bem simples para você tirar a tão sonhada nota 1.000 no ENEM. Para isso, eu e a Professora Rafaela Freitas estamos somando forças. Veja esta aula especial:

– Prof., ajuda aí e dá algumas dicas de conceitos coringas!  – Claro, pequeno gafanhoto, seguem alguns conceitos!

Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimeir;

Sociedade Líquida, de Zygmunt Bauman;

Violência Simbólica, de Pierre Bourdieu;

Sociedade do Controle, de Deleuze;

Direitos Naturais, de John Locke;

Cidadania em Thomas Marshall;

Ética discursiva, de Habermas.

Informações sobre o curso de Ciências Humanas para Redação 2019:

Objetivo: atender as necessidades de candidatos de Concursos Públicos e dos mais diversos vestibulares, apresentando fundamentação teórica para a construção de argumentos por meio da aplicação de conceitos e reflexões de pensadores das Ciências Humanas. Portanto, o presente curso visa contemplar a parte de macroestrutura (conteúdo) da redação com o objetivo principal de contribuir para a ampliação do repertório sociocultural do aluno.

Metodologia:

– videoaulas apresentando os principais conceitos e reflexões de cada pensador;
– videoaulas sobre vários temas, com aplicação de conceitos e sugestões de intervenções sociais; e
– resumo em PDF.

Cronograma:

Confira o cronograma das 20 aulas neste link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/ciencias-humanas-para-redacao-2019/

Gostou das novidades? Se sim, divulgue para os amigos :)

Redes Sociais:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: @profraphaelreis

Nossos cursos:

Ciências Humanas para a Redação 2019

Redação ENEM 2019

Quer receber materiais gratuitos e avisos de aulões?

Faça o cadastro de seu e-mail AQUI

 

 

           

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá! Isso, a primeira aula estará disponível em 04/02. O curso está sendo atualizado e novas aulas serão acrescentadas. Será muito bem-vinda :)
    Raphael de Oliveira Reis em 29/11/18 às 17:52
  • Tenho interesse, mas só vai estar disponível em 2019?
    Lita Magalhães em 29/11/18 às 12:12