CNU 2025: conheça as ações afirmativas adotadas no edital
Confira as três principais ações afirmativas adotadas no CNU 2025
De modo a promover cada vez mais um serviço público diverso e igualitário, o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) adotou, para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), novas ações afirmativas, bem como melhorias de políticas já aplicadas na edição anterior. São elas:
Mas antes de mais nada, o que são ações afirmativas?
Ações afirmativas são políticas e/ou medidas que visam combater a desigualdade, promovendo a inclusão e acesso igualitário, por exemplo, à educação e ao emprego, para grupos sociais marginalizados ou discriminados, seja por sua cor, raça, gênero, deficiência, orientação sexual, entre outros.
Paridade de gênero
A principal novidade se dá em relação à equiparação do percentual de mulheres classificadas para a segunda fase (prova discursiva/redação) quando ele for menor que 50%.
É importante ressaltar que não se trata de uma reserva de vagas, como acontece para negros, indígenas, quilombolas e PcDs.
A medida visa tornar a proporção de candidatos homens e mulheres, mais igualitária na fase de correção das provas discursivas. Outro ponto importante a ser mencionado é que não haverá eliminação de nenhum candidato homem por conta disso.
Por exemplo, caso haja a convocação de 60 homens e 40 mulheres para a prova discursiva ou redação, haverá o chamamento de mais 20 candidatas para que ocorra a paridade no gênero daquela fase.
- Veja também:
Ampliação da política de cotas
Recentemente, foi sancionada a lei que amplia a porcentagem de vagas reservadas para candidatos negros, passando de 20% para 30%. Nessa reserva, estão incluídas também vagas para pessoas indígenas e quilombolas.
Os novos percentuais asseguram maior representatividade dos seguintes grupos:
- 25% para pessoas pretas e pardas;
- 3% para indígenas;
- 2% para quilombolas;
- 5% para pessoas com deficiência (PcD).
Vale lembrar que, no concurso anterior (2024), as vagas reservadas para candidatos indígenas eram destinadas apenas para a Funai.
Além desses percentuais, os procedimentos de confirmação complementar da autodeclaração foram aprimorados.
Agora, as avaliações serão realizadas de forma padronizada e centralizada, conforme diretrizes nacionais e marcos legais.
Isso porque todas as entrevistas serão gravadas em vídeo, assegurando transparência e direito ao contraditório.
Junto a isso, para garantir o preenchimento das vagas reservadas, será convocado um número de candidatos até três vezes superior ao total de vagas destinadas às cotas.
Sorteio para cargos com número reduzido de vagas
Para os cargos com menos de cinco vagas, foi realizado no dia 27 de junho um sorteio eletrônico com o objetivo de garantir a aplicação proporcional das ações afirmativas também nesses casos, promovendo isonomia e inclusão em todas as etapas do certame.
Para mais detalhes sobre o edital do CNU 2025, além das ações afirmativas adotadas no novo edital, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção unificada:
Saiba mais sobre o CNU