Artigo

CPA 10 – Certificação Profissional da ANBIMA Série 10

Olá pessoal!

Aqui é o Amable Zaragoza, coordenador e professor de certificações profissionais do Estratégia Concursos.

Hoje, vamos falar um pouco de como você pode se tornar um profissional de finanças. A primeira coisa que preciso te falar é que são raros os cursos de graduação em finanças. Ou seja, não é uma profissão que exige graduação específica, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Qualquer pessoa, de qualquer graduação pode trabalhar no mercado financeiro.

TODO MUNDO PODE SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE FINANÇAS!!!

Muita gente pensa que ser um profissional de finanças é para quem estudou economia, contabilidade ou administração… ledo engano! Muitos dos profissionais de ponta são psicólogos, estatísticos, advogados, matemáticos, relações públicas, atuários, engenheiros, entre outros.

Muitos investimentos dependem de conhecimentos específicos. Deixe-me te dar um exemplo: no ramo de investimentos em desenvolvimento de florestas, ou para geração de créditos de carbono ou indústria de papel e celulose, dependem de profissionais de diversas áreas, como engenheiros florestais, agrônomos, agrimensores, etc.

Investimentos nas áreas de alimentos, precisam de avaliações de quem conhece o assunto, como engenheiros de alimentos, de produção, químicos…

Fundos que investem em escolas e universidades precisam de especialistas em educação e pedagogos para avaliar os investimentos.

E assim vai, a depender onde aparece a oportunidade para se injetar dinheiro e ver o business de desenvolver, vão surgindo as oportunidades de colocação de profissionais dos mais diversos ramos, pois o mercado precisa de profissionais qualificados.

QUAL É O RETORNO FINANCEIRO PARA QUEM OPTA POR ESTA CARREIRA?

A carreira de finanças é muito ampla, com diversos papéis diferentes a serem exercidos, a depender de seu perfil e interesse profissional. São inúmeras oportunidades de colocação: relações com investidores, jurídico, gestão de carteiras e fundos, “trader”, “compliance”, auditoria, análise, economia, estrategistas, risco, entre outros.

Os profissionais no topo de carreira chegam a cifras superiores a R$ 1 milhão por ano! Isso mesmo, veja a tabela abaixo:

ÁREA CARGO SALÁRIO ANUAL*
Fusões e Aquisições diretor-executivo 875 mil – 1,65 milhão
Mercado de Capitais (Renda Fixa / Variável) diretor-executivo 700 mil – 1,4 milhão
Controladoria/ Informações Gerenciais diretor-financeiro 655 mil – 1,38 milhão
Operações Estruturadas/ Financiamento de Projetos diretor-executivo 735 mil – 1,25 milhão
Operações Estruturadas/ Financiamento de Projetos diretor 525 mil – 1,036 milhão
Crédito (Credit Middle / Corporate) diretor-executivo 735 mil – 1,25 milhão
Trader (FX, Derivatives, Equity) tesoureiro 630 mil – 1,25 milhão
Sales Trader (FX, Derivatives, Equity) diretor-executivo 630 mil – 1,25 milhão
Private Banker chefe (head) 625 mil – 1,16 milhão
Risk management Corporate chefe (head) 575 mil – 1,015 milhão

*Dados de 2012 e 2013.
Fonte: Robert Half (Confira os dados em: https://www.roberthalf.com.br/guia-salarial)

Mas também não significa que todo mundo vai ganhar isso! Você precisa se esforçar para se destacar. Aí que entra o “X” da questão! Você deve se capacitar e provar para todo mundo que você é bom no que faz.

TORNANDO-SE UM(A) EXECUTIVO(A) DE SUCESSO NOS MERCADOS FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Para comprovar que uma pessoa se destaca entre seus pares, foram surgindo entidades certificadoras. Essas organizações são independentes e realizam exames que provam que o candidato possui qualidades dentro de um conjunto de disciplinas.

As certificações profissionais atestam que a pessoa possui elevada capacidade técnica. E isto vai além da simples colocação de um selo de qualidade no currículo, pois a certificação profissional facilita (e muito) o acesso ao mercado de trabalho.

Algumas certificações são tão prestigiadas que as empresas disputam “no tapa” os profissionais que as possuem. Isto ocorre pelo nível de exigência dos exames que comprovam o conhecimento técnico, indicam habilidades e o comprometimento do profissional com seu ofício.

Nos processos de certificação, os candidatos devem demonstrar um amplo domínio nos assuntos que regem sua atuação profissional. Em alguns casos, tal como nas certificações financeiras da ANBIMA (CPA 10, CPA 20, CEA e CGA) são exigências para o desempenho de várias funções nos mercados financeiro e de capitais. As certificações da ANBIMA antigamente eram chamadas de ANBID CPA 10 ou ANDIMA – que eram as associações que se fundiram para formar a ANBIMA.

O mesmo ocorre com as Certificações de Analistas de Investimentos da APIMEC (Analista Fundamentalista, Analista Técnico e Analista Pleno) e Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI) da ANCORD.

Além da diferenciação profissional, os profissionais certificados possuem renda média superior aos demais profissionais sem certificação. Muitas vezes, em processos de seleção para empregos, cargos e promoções, se um dos candidatos possuir uma ou mais certificações ele já está muito à frente dos seus concorrentes.

Normalmente as disputas por contratações e promoções na carreira são decididas “no detalhe”. São pequenos elementos que você coloca na sua história profissional que te levam a posições mais elevadas.

A certificação demonstra que a pessoa conhece (e muito) de sua profissão, é dedicado ao auto aperfeiçoamento e se mantém atualizado. Isso mesmo, atualizado, pois as certificações geralmente são temporárias, evidenciando que o profissional “está por dentro” de todas as novidades de sua área.

A recompensa mais óbvia é o aumento no salário, mas também proporciona reconhecimento profissional, em alguns casos, colocam o profissional na posição de protagonista no business da empresa. E posso lhes garantir que no mercado financeiro, com o sucesso vem o retorno! ($$$)

– “OK, PROFESSOR! ENTENDI O RECADO, MAS POR ONDE EU COMEÇO???”

O primeiro passo para entrar no mercado financeiro é possuir um CPA 10. Esse exame se destina a certificar os profissionais das instituições que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

E qualquer pessoa pode se candidatar para fazer a prova do CPA 10. Não precisa possuir curso superior. Se você é estudante ou já é profissional do mercado financeiro, ou está interessado em se destacar nos processos seletivos para treinee/emprego, está na hora de dar o primeiro passo.

CPA 10 não exige pré-requisito quanto à formação acadêmica. Basta você querer ser um profissional de finanças, estudar em materiais atualizados e construídos especificamente para esta prova que você terá toda a capacidade para entrar com o pé direito em uma das indústrias mais rentáveis do planeta!

Portanto, CPA 10 é o seu primeiro passo! Nós do Estratégia Concursos sabemos disso. Nosso papel vai além de preparamos pessoas para os cargos públicos. Nós nos preocupamos em atender também aqueles que sonham em decolar nas carreiras privadas.

E outra, se você quer ser servidor público, os conhecimentos adquiridos nos processos de certificação, tal como na CPA 10, te ajudarão muito no processo de conquista de vagas no Banco Central, CVM, SUSEP, PREVIC, STN e BNDES.

Se você quer entrar no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (Caixa) ou em qualquer dos bancos estaduais ou de fomento, saiba que possuir certificações de finanças podem te alçar mais rapidamente aos cargos de gerência. CPA 10 é pré-requisito para essas funções.

EXAME DE CERTIFICAÇÃO ANBIMA CPA 10

 

O exame do CPA 10 é realizado presencialmente em laboratório computadorizado. Para ser aprovado é necessário obter um aproveitamento igual ou superior a 70% das 50 questões, todas de múltipla escolha com 4 alternativas, que devem ser respondidas em até 2 horas.

Não tem mistério. Depois de inscrito, você agenda sua prova de CPA 10 junto à ANBIMA e comparece no dia e local que você escolher para realizar sua prova. Os exames de CPA 10 acontecem semanalmente na maioria das capitais do país. Assim, você se organiza, estuda e agenda o dia em que você acredita que estará preparado para a prova.

Em poucos dias você recebe um e-mail com o resultado. Estando apto você é automaticamente cadastrado no rol de profissionais aprovados no CPA 10 da ANBIMA.

E QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

Uma vez conquistado seu certificado CPA 10, você pode continuar evoluindo, agora partindo para outros desafios, tal como o CPA 20, CEA ou CGA – todos da ANBIMA.

Existem outras possibilidades de escolha, como a ANCORD – Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou como a APIMEC nas certificações de Analista de Investimentos.

Além disso, talvez você queira entrar em algum mercado específico, como o Previdenciário. Aí as escolhas recaem sobre as certificações de Gestor de Regimes Próprios de Previdência, pela ABIPEM ou Gestor de Fundos de Pensão, pelo ICSS.

Tudo isso são opções para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Não é de hoje que todo mundo fala na TV, rádio e internet: o problema não é a falta de emprego, é a falta de qualificação. Para os qualificados e certificados sempre haverá uma oportunidade. Portanto não perca mais tempo. Pare de ficar sonhando como seria se… isso não vai te levar aonde você quer chegar!

Você precisa dar o primeiro passo!!! (caso você tenha esquecido, é o CPA 10) Rs*

FAÇA O INVESTIMENTO CERTO, INVISTA EM VOCÊ!

Corra atrás dos seus sonhos, faça que eles se tornem realidade. Nós do Estratégia Concursos estamos focados no desafio de nos mantermos como o melhor curso preparatório do Brasil, seja para concursos, seja para certificações profissionais.

Embarque conosco nesta jornada e seja um profissional certificado ANBIMA CPA 10.

Nossa equipe de professores foi selecionada entre os profissionais de destaque nas diversas organizações públicas e privadas, venha conferir!

Só quem garante que possui o melhor curso pode oferecer garantia de qualidade. Isso mesmo, garantimos que o nosso curso realmente te prepara para a aprovação no exame do CPA 10. Se você não gostar do curso, basta nos avisar em até 30 dias que devolvemos seu dinheiro! Isso mesmo!

Clique nos links abaixo e confira o curso preparatório para o CPA 10, com acesso gratuito à primeira aula.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/certificacao-cpa-10/

https://youtu.be/SYAw23SfIVs

Lista das principais Certificadoras e Certificações Oferecidas no Brasil:

Organização Certificadora Certificações Oferecidas
Associação Brasileira da Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA ·         CPA 10 – Certificação Profissional ANBIMA Série 10·         CPA 20 – Certificação Profissional ANBIMA Série 20·         CEA – Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA·         CGA – Certificação de Gestores ANBIMA
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais – APIMEC ·         CNPI – Certificação de Analista Fundamentalista·         CNPI-T – Certificação de Analista Técnico·         CNPI-P – Certificação de Analista Pleno
Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM ·         CGRPPS – Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social
Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS ·         ICSS-AG – Certificação de Gestores e Conselheiros de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Administradores em Geral·         ICSS-PI – Certificação de Gestores e Conselheiros de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Profissional de Investimentos·         ICSS-TC – Certificação de Técnicos de Contabilidade de Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF ·         CFP – Certified Financial Planner
Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP ·         CA-300 – Certificação ABECIP Série 300·         CA-600 – Certificação ABECIP Série 600
Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN ·         FBB-200 – Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito·         FBB-300 – Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente Completo·         FBB-310 – Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente Crédito Consignado·         FBB-320 – Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente Crédito Direto ao Consumidor·         FBB-330 – Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente Crédito e Financiamento de Veículos·         FBB-400 – Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria
Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País – ANEPS ·         Correspondente – Certificação Completa·         Correspondente – Crédito Imobiliário·         Correspondente – Crédito Veículos e CDC·         Correspondente – Crédito Consignado ·         Correspondente – Crédito Agrícola

CPA 10 é o nosso primeiro curso. Em 2016 o Estratégia Concursos lançará novos cursos preparatórios para Certificações Profissionais, fique ligado!

Forte abraço!!!

Prof. Amable Zaragoza

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Fábio. As certificações podem ser acumuladas. Na verdade, quanto maior o conjunto de certificações, mais diversificada fica sua gama de oportunidades. Em breve lançaremos mais cursos, inclusive para as certificações mais complexas. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Coordenação em 29/11/16 às 05:34
  • Olá, Sady. Nos próximos dias será lançado o curso preparatório para a Certificação Profissional CPA-20 da ANBIMA. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Coordenação em 29/11/16 às 05:32
  • Olá, Ronaldo. Ficamos felizes com seu elogio. Nos próximos dias será lançado o curso preparatório para a Certificação Profissional CPA-20 da ANBIMA. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Coordenação em 29/11/16 às 05:32
  • Professor, o senhor, ou o site, pretende lançar os demais cursos (CPA-20, CEA, CGA) ou vai ficar apenas no CPA-20?
    Sady Heyse da Silva em 28/11/16 às 11:19
  • Olá professor. Tenho a CPA20 e estou estudando a possibilidade de tentar a CNPI-T da Apimec, por ter mais a ver com meu perfil. Ainda não atuo na área de Finanças, mas caso venha a trabalhar em alguma empresa do ramo, será possível acumular as duas certificações ou terei que abrir mão de alguma? Saberia dizer se há alguma instrução da CVM que regulamenta este fato? Obrigado e parabéns pelo trabalho. À medida que sobe o nível das certificações diminui as opções de preparatórios. Espero que o Estratégia preencha este "vazio gráfico" e num preço acessível para os alunos.
    Fábio Hiroite Nucada em 28/11/16 às 06:26
  • Olá professor, sou bancário, tenho 20 ano e já possuo a certificação CPA 10. Gostaria de saber se vocês vão demorar muito lançar cursos para as certificações CPA 20 e CEA. Parabéns pela qualidade dos cursos. A equipe do estratégia realmente possui os melhores professores do país!!
    Ronaldo em 27/11/16 às 22:09
  • Olá, Bruno. A certificação não garante colocação no mercado, mas aumenta bastante suas chances de ser selecionado para trabalhar em um banco. Imagine 2 candidatos disputando a mesma vaga. Um deles está certificado e pronto para o exercício do trabalho... o outro, o banco terá que aguardar ele se capacitar e ser aprovado antes de utilizá-lo na distribuição de produtos... bom, fica fácil de ver que o profissional certificado tem mais chances de ser selecionado, não é mesmo? Forte abraço!!!
    Amable Zaragoza em 05/04/16 às 13:40
  • Olá Boa Noite! Sou Bruno de Curitiba, gostaria de saber se o certificado garante entrada no mercado de trabalho para pessoas sem experiência profissional (infelizmente não tenho contatos nessa área o que dificulta o ingresso)? Atualmente tenho 19 anos, faço faculdade de Administração na PUC, 5º Período, mas ninguém nunca falou dessas certificações, gostaria de saber se vocês tem o curso do CPA-20 (pois pretendo já ir direto nele), e saber também se o curso que o estratégia oferece é em pdf e/ou vídeo aulas? Tem exercícios? Correção com exercícios resolvidos? Obrigado desde já.
    Bruno Kenji em 05/04/16 às 01:54
  • Olá, Geórgia. A prova é realizada em um laboratório de informática credenciado. Na sua cidade não há local de realização de exames. Mas, aí do lado, em Ribeirão Preto e em São Carlos você encontrará. Em São Carlos, tem a Microlins, que fica na rua 9 de julho, 858. Em Ribeirão Preto, Tem a AGEERP Treinamentos & Estágios, situada na R. Visconde de Inhaúma, 152. Sugiro que você no site da ANBIMA (www.anbima.com.br) e dê uma navegada para ver outras opções que podem atender à sua necessidade. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 10/02/16 às 14:58
  • Boa Noite, gostaria de saber se tem como fazer a prova pela internet ? Moro em Araraquara no interior de São Paulo.
    Geórgia Sanches em 09/02/16 às 20:51
  • Olá Risonélia, Certamente você pode prestar a prova de certificação profissional CPA-10 da ANBIMA. Na sua cidade não tem laboratório cadastrado, mas em Belém você pode fazer a prova no seguinte local: Ideal FGV - Belém - PA. Travessa São Francisco, 421 (Referencia: Próximo à Trav. Tamandaré). O Pará oferece centro de provas em Belém, Itaituba, Marabá e Santarém. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 25/01/16 às 01:55
  • Olá professor, sou graduada em Recursos Humanos, eu posso fazer esse curso? Moro em Santa Maria do Pará-PA, próximo a Belém do Pará-PA...Obrigada.
    Risonéia Silva em 16/01/16 às 14:41
  • Olá, Paulo. Faça a prova aí em Cuiabá mesmo. Segue aí o endereço de onde são realizadas as provas de CPA-10 na sua cidade: UF OrdenarMunicípio OrdenarCentro de Teste OrdenarEndereço MT Cuiabá NET - Cuiabá - MT Avenida Mato Grosso , 555 Referencia: Em frente ao Colégio Presidente Medice - Fachada NET Beleza, camarada? Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 12/01/16 às 16:24
  • Olá, Dimitrie. Primeiro ponto: você é muito jovem ainda, tem toda uma carreira pela frente! Não haverá qualquer empecilho por conta de sua idade. Continue estudando e se capacitando que as oportunidades aparecem para quem está preparado. Segundo: eu não te conheço pessoalmente, mas posso te dizer uma única coisa: corra atrás de seus sonhos!!! Se é isso o que você quer, vá lá e consiga. Estude, certifique-se e esteja apto a trabalhar no mercado financeiro. Você tem duas opções: 1) tentar entrar em algum banco somente com seu currículo e entrevista pessoal; 2) tentar entrar em algum banco com seu currículo, entrevista pessoal e cadastro de profissional aprovado no CPA 10 da ANBIMA, com seu nome na lista de aprovados. Qual das duas opções você espera que seja a melhor? Sem dúvida alguma, estar certificado facilita o processo de admissão. Além disso, caso você consiga entrar no setor sem nenhuma certificação, seu empregador vai ter o custo de te certificar... e...bom... banco não é exatamente o lugar mais generoso com os gastos que eu conheço... pelo menos não é para quem acaba de entrar... pois com o tempo as coisas mudam. Então é isso, pensa aí o que vale a pena para você. Só te deixo esta dica: não desista dos seus sonhos... torne-se a pessoa que você sonha em ser. Só depende de você. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 12/01/16 às 16:20
  • Moro em Cuiabá MT onde poderei fazer as provas pois não disponibilidade para deslocar para outras cidades
    PAULO FAUSTINO DO NASCIMENTO em 11/01/16 às 16:52
  • Boa tarde Prof. Amable, tenho algumas duvidas e gostaria de sua ajuda. Primeiro: Tenho 30 anos e ainda não conclui minha graduação de administração, mas gostaria de entrar nesse mercado financeiro.O fator idade é um empecilho para entrar nesse mercado? Segundo: Ao ser aprovado no cpa 10, por que as instituições financeiras olhariam com bons olhos para meu currículo se eu nunca trabalhei na área? Desde já agradeço por sua atenção!!!
    Dimitrie em 08/01/16 às 16:13
  • Oi Márcia, Você pode fazer a prova do CPA 10 aí mesmo em Santa Catarina. Segue a lista de locais onde você pode realizar a prova: Balneário Camboriú Microway Cursos e Treinamento - Balneário Camboriú - SC Rua 1500, 577  Referencia: Em frente do colégio estadual Presidente João Goulart Blumenau Soma Cursos e Consultoria Ltda - Blumenau - SC Rua 2 de Setembro, no PRÉDIO BLUSOFT, 733  Referencia: 300m da Rodoviaria. Em frente a DVA Automóveis. Chapecó B4 Soluções - Chapecó - SC Rua Guaporé, 564  Referencia: Esquina com rua Veneza, próximo a Pizzaria Reffinattus - colocar o Bairro Presidente Médici no Google Maps ou GPS Concórdia SENAC - Concórdia - SC Rua João Zanardi, 330 Criciuma Pro Job Treinamentos - Criciuma - SC R. Hercílio Luz, 120 Florianópolis SOS Educação Profissional - Florianópolis - SC Felipe Schimidt, 51  Referencia: Em frente a Livraria Catarinense, ao lado do Senadinho Florianópolis VEC Valor e Competência - Florianópolis - SC Av. Othon Gama Deça, 677  Referencia: -Em frente ao Hemosc Itajaí Prepara Cursos Profissionalizantes - Itajaí - SC Rua Dr. José Bonifácio Malburg, 64  Referencia: Próximo ao Ferry Boat Joinville Petcursos Profissionalizantes - Joinville - SC R. Jerônimo Coelho, 98 Referencia: Entre os Bancos Mercantil e HSBC, em frente ao Banco Itaú. Rio do Sul SENAC - Rio do Sul - SC Rua Visconde de Cairú, 60  Referencia: Em frente a Grafica Jawi São Bento do Sul Sociesc - São Bento do Sul - SC Rua Dr. Hans Dieter Schmidt, 950 Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 16/12/15 às 23:46
  • Bom dia! Referente a agendar prova, pelo que li deve ser presencial. Vejo que você é de Brasília. Sou de Santa Catarina. Como faço ou onde faço a prova? Não tenho como me deslocar até ai..
    Márcia em 16/12/15 às 07:32
  • Olá, Lucas. Tenho certeza absoluta que o curso será de muito fácil acompanhamento para vc, pois justamente é esse o nosso diferencial: nós preparamos o curso para que qualquer pessoa consiga ser aprovada estudando somente por nosso material. Não precisa ter qualquer conhecimento prévio. Nós vamos te entregar o material teórico, resumos, questões, simulado, vídeo aulas e tiraremos todas as suas dúvidas durante sua preparação. Fique tranquilo que vc terá sucesso estudando conosco. Forte abraço!!! Prof. Amable Zaragoza
    Prof. Amable Zaragoza em 14/12/15 às 23:17
  • Olá, não sou bancário nem entendo muito do mundo dos investimentos. Sou formado em contabilidade e trabalho em um multinacional na área de crédito e antifraude. Tenho vontade de entrar para um grande banco. "Apanharei" muito fazendo este curso sem nenhuma preparação? Conseguirei acompanhar a turma, que imagino já ser a maioria de bancários?
    Lucas em 14/12/15 às 15:22
  • Oi Pedro. Você pode ir direto para o CNPI ou CFP. O CNPI e o CFP são bem mais difíceis que o CPA 10. Se você consegue passar em qualquer uma dessas certificações, você necessariamente passaria no CPA 10. Mas lembre-se que cada uma dessas certificações tem objetivos específicos. Depende de quais são seus objetivos. Eu escolhi fazer as certificações de forma gradual, pois torna o aprendizado mais fácil e ajuda a você perceber quais disciplinas você foi bem, quais você errou mais questões. Eu costumo sugerir que o aluno suba a escada de degrau em degrau, para que não desanime no caminho. Mas isso vai de pessoa pra pessoa. Eu gosto desse caminho progressivo, mas não teria problema nenhum de você partir para uma certificação mais complexa direto. Posso te adiantar que o CFP é bem pesadinho em alguns módulos. Beleza? Forte abraço!!!
    Prof. Amable Zaragoza em 11/12/15 às 00:35
  • Uma dúvida: -O quão complicado seria partir direto para uma CFP ou CNPI, sem tirar o CPA 10?!
    Pedro Humberto em 08/12/15 às 14:28