Artigo

Cabe recurso contra questões 3 e 7 Português Concurso TCM-RJ

Cabe recurso contra questões 3 e 7 Português Concurso TCM-RJ

Olá, meus amigos!

images

A prova de Português estava num padrão já esperado por todos, não estava?

Nada caiu que não tenhamos estudado bastante!!!!!

Isso é muito bom! É sinal de que vocês estudaram com afinco e a recompensa chegará mais rápido do que pensam!!!

Bom, respondendo a algumas dúvidas dos alunos e passando os olhos na prova, percebi que, na versão A, as questões 3 e 7 apresentam problemas.

Vamos à questão 3:

Meu engraxate

É por causa do meu engraxate que ando agora em plena desolação. Meu engraxate me deixou. Passei duas vezes pela porta onde ele trabalhava e nada. Então me (1) inquietei, não sei que (2) doenças mortíferas, que (3) mudança pra outras portas se passaram em mim, resolvi perguntar ao menino que (4) trabalhava na outra cadeira. O menino é um retalho de hungarês, cara de infeliz, não dá simpatia alguma. E tímido, o que torna instintivamente a gente muito combinado com o universo no propósito de desgraçar esses desgraçados de nascença. “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate! Os olhos do menino chispeavam ávidos, porque sou um dos que ficam fregueses e dão gorjeta. Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a vida minha e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom.

(ANDRADE, Mário de. Os Filhos da Candinha. São Paulo, Martins, 1963. P. 167)

03) Os elementos coesivos presentes e evidenciados no texto estabelece, respectivamente, relações de:

a) exemplificação e explicação

b) adição e paráfrase

c) paráfrase e exemplificação

d) adição e justificação

A banca deixou como correta a alternativa (D), porém não há nenhuma conectivo de adição em evidência, isto é, em negrito e sublinhado, como ocorreu com os vocábulos “me”, “que” e “porque”.

Notemos que a conjunção “e”, conector aditivo, não se encontra em evidência, isto é, não se encontra em negrito ou sublinhada.

Dessa forma, deve-se pedir a anulação desta questão.

Agora, vamos à questão 7:

Ela pede a alternativa que apresente a frase que não esteja na voz passiva sintética. Há três frases com voz diferente dessa. Isso incorre na fatal anulação da questão!

Mas para isso devemos fazer recurso para evitar que a banca simplesmente ignore seu erro, como ocorreu em várias questões do concurso da COMLURB-RJ. Vamos à questão!

07) Assinale a frase que não está na voz passiva sintética.

a) Abraçaram-se após a difícil vitória

b) Mariana cortou-se ao afiar a faca

c) Colhe-se o néctar na primavera

d) Precisa-se de médicos naquele hospital

Comentário:

A alternativa (A) não apresenta a voz passiva sintética, pois o pronome “se” é recíproco. Portanto, há voz recíproca. O ato de abraçar necessita de alguém para realizar a ação e outra para correspondê-la.

A alternativa (B) não apresenta a voz passiva sintética, pois o pronome “se” é reflexivo. Portanto, há voz reflexiva. Note que Mariana cortou alguém e esse alguém é ela mesma. Assim, podemos trocar “cortou-se” por “cortou a si mesma”, o que comprova o valor reflexivo.

A alternativa (C) é a que apresenta a voz passiva sintética, haja vista que “colhe” é verbo transitivo direto e o pronome “se” é apassivador. Prova disso é que podemos transpor a voz passiva sintética “Colhe-se o néctar” pela voz passiva analítica “O néctar é colhido”.

Lembre-se do que vimos num dos artigos comentados aqui sobre a voz passiva sintética:

vtd-se

 

A alternativa (D) não apresenta a voz passiva sintética, pois o pronome “se” é o índice de indeterminação do sujeito. Dessa forma, há voz ativa.

A banca deu como gabarito correto a alternativa (C), a única alternativa que não responde à questão. A intenção da banca era cobrar qual das alternativas apresentaria a voz passiva sintética, porém o advérbio “não”, no pedido da questão, fez com que a questão ficasse com três respostas possíveis: alternativas (A), (B) e (D).

Como não pode haver três respostas para uma mesma questão, peçam a anulação da questão 7 da prova versão A.

 

 

Bom, meus amigos!

Fico por aqui!

Mais notícias eu darei neste mesmo artigo! Eu vou atualizando-o!

Havendo dúvida em mais alguma questão, basta colocar nas mensagens abaixo!

Abração a todos!!!

Décio Terror

Inscreva-se no meu canal do You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCu5mMewoQZGIjsbgM6UanLg

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mestre, desconsidere o que escrevi acima. Fiz uma confusão danada aqui. Já entendi meu erro, rs... Aproveito a oportunidade para lhe agradecer pelas aulas!
    Tiago em 18/10/16 às 23:55
  • Mestre, fiquei com a prova B. Não sei se houve algum erro de gabarito que não tenha aparecido na prova A, mas na questão 8, sobre o novo acordo ortográfico, o gabarito indica exatamente o contrário (VVF no lugar de FVV). Confirma que a ordem certa das assertivas é FVV? Grato!
    Tiago em 18/10/16 às 21:57
  • Excelente argumentação, Décio. Obrigado!
    Pedro em 18/10/16 às 14:00
  • Professor, bom dia! Obrigada por comentar a prova, vi que como requisito para aceitabilidade dos recursos, a banca pede indicação de bibliografia conforme item 11.3 do edital: 11.3. Os recursos encaminhados devem seguir as seguintes determinações: a) ser elaborado com argumentação lógica, consistente e acrescidos de indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para fundamentar seu questionamento; b) apresentar a fundamentação referente apenas à questão previamente selecionada para recurso. Qual poderia ser a bibliografia mencionada para o recurso da questão 7? Obrigada! Abs,
    CAROLINA em 18/10/16 às 09:37
  • Beleza! Entre com recurso! Sucesso! Abraço!
    Décio Terror em 17/10/16 às 22:05
  • Olá, Walter! Talvez a banca ainda não tenha aberto o link. O ideal é entrar no "fale conosco" do site deles. Abração e muito sucesso! Décio Terror
    Décio Terror em 17/10/16 às 22:04
  • Parabéns! As chances são realmente muito grandes, mas vocês devem entrar com recurso, do contrário, a banca não anula. Abração!
    Décio Terror em 17/10/16 às 22:04
  • Professor ou alguém do Estratégia, vocês sabem como faz pra interpor recursos no site da banca? Na área de recursos não aparece nenhum link redirecionando. Obrigado.
    Walter em 17/10/16 às 17:45
  • Estou com 81 questões. Essas duas questões eu errei. Quais são as chances de recurso, mestre?
    Julio Fontana em 17/10/16 às 17:36
  • Errei a questão 3 e 7.
    Julio Fontana em 17/10/16 às 17:19
  • Bem confusa mesmo! Já estou vendo aqui! Adicionarei a este artigo. abraço!
    Décio Terror em 17/10/16 às 13:48
  • Já estou vendo aqui! Adicionarei a este artigo. abraço!
    Décio Terror em 17/10/16 às 13:47
  • Professor a número 3 só tem "porque" grifado como elemento de coesão. Você acha que cabe anular?
    Ivop em 17/10/16 às 13:36
  • Prof. Terror, e a questão 3 em que o enunciado fala em elementos coesivos evidenciados mas sem evidenciá-los (havia um "porque" sublinhado, apenas, além dos termos enumerados para a questão 4)? Questão meio confusa.
    lhcosta em 17/10/16 às 13:29