Artigo

Bolsonaro atrasa auxílio a estados por cláusula de concursos

Após reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e com todos os governadores do país, realizada na última quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro prometeu que iria sancionar o projeto de socorro a estados e municípios em breve. A data-limite para a assinatura é 27 de maio de 2020.

Contudo, o presidente declarou, em conversa com o grupo Somos 600 Aprovados PRF – que luta para que os 614 aprovados no último concurso PRF sejam nomeados, que ainda não sancionou a medida por uma cláusula do projeto que prevê o congelamento dos concursos públicos.

De acordo com a cláusula do texto, que aguarda sanção presidencial, “ficam suspensos os prazos de validade dos concursos públicos já homologados”. A suspensão abrange concursos federais, estaduais, distritais e municipais.

Reforma administrativa

Durante a reunião, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que as reformas do país deverão ser repensadas após a crise da Covid-19.

“No pós-pandemia, teremos uma nova realidade e uma necessidade de reorganização do Estado brasileiro também em outro patamar. Quem pensava uma reforma administrativa antes dessa pandemia com uma relação dívida/PIB de 70%, agora vai ter que pensar uma relação dívida/PIB com 100%”.

Na reunião, as lideranças discutiram também o congelamento do salário dos servidores públicos até o fim de 2021, uma espécie de contrapartida a pedido da equipe econômica do governo federal.

Em fevereiro deste ano, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, reforçou que novos concursos públicos poderiam ser autorizados apenas após a aprovação da Reforma Administrativa, que prevê novas regras para o funcionalismo, como menores salários iniciais e novos critérios para obter estabilidade.

A equipe do Estratégia Concursos está acompanhando a situação e novas informações serão publicadas em breve. Fique de olho!

O líder em aprovações lançou o maior sistema de questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores.

Clique no banner e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.