Artigo

Banco de Dados Descomplicado: Propriedades das Transações ACID.

Introdução

Retomando a nossa série especial sobre temas de Bancos de Dados, área da Tecnologia da Informação (TI) que vem despencando nas provas das principais bancas, vamos falar hoje sobre propriedades das transações ACID.   

Por ser mais técnico, a cobrança do assunto ocorre majoritariamente nas provas específicas de TI. Contudo, você não deve desprezá-lo se está estudando para carreiras concorridas, com alto percentual de acertos, tais como as da área Fiscal. Veja como as seções estão organizadas:

  • Conceito de Transações
  • 1a. Propriedade ACID: Atomicidade
  • 2a. Propriedade ACID: Consistência
  • 3a. Propriedade ACID: Isolamento
  • 4a. Propriedade ACID: Durabilidade
  • Mapa Mental

Para entender as propriedades das transações ACID, é recomendável que você já tenha visto Bancos de Dados em algum momento da sua vida. Sendo assim, se o assunto é totalmente novo para você, sugerimos que você busque o material do Estratégia e retorne a esta publicação quando estiver preparado.

Atendendo a pedidos, o artigo de hoje será mais curtinho que o normal, a fim de que todos os interessados possam lê-lo sem culpa. Chega de enrolação então. Podemos começar?

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Conceito de Transações

Uma transação é uma série de operações sequenciais realizadas no Banco de Dados. As operações da transação compõem uma unidade de trabalho, ou seja, é como se fossem uma coisa só.  

Existem 4 propriedades das transações ACID: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade. Para quem curte, juntas elas formam o mnemônico ACID (aliás, estamos reforçando a sigla a todo momento para facilitar a sua memorização).

Figura 1 - Propriedades das Transações no Banco de Dados.
Figura 1 – Propriedades das Transações no Banco de Dados.

Veremos mais detalhes nas próximas seções. Embora as propriedades das transações ACID sejam mais abstratas e não caiba na explicação muitos exemplos práticos, o assunto não é tão difícil de entender. Sendo assim, não sofra por antecipação. Vamos devagar e vai dar tudo certo.

1a. Propriedade ACID: Atomicidade

A atomicidade trata as transações como um conjunto, de forma atômica. Em outras palavras, ou a transação será executada totalmente ou não será executada. Pense em tudo ou nada, pois vai te ajudar.

A transação pode ser confirmada ou desfeita no Banco de Dados, em caso de erros ou falhas. Ao ser confirmada, todas as operações que compõem a transação são efetivadas na base. Por outro lado, ao ser desfeita, as operações são canceladas.    

2a. Propriedade ACID: Consistência

A consistência prega que o Banco de Dados saia de um estado consistente para outro também consistente, após a realização de uma transação. Nesse contexto, entenda consistência como sinônimo de validade e integridade.

Assim, em caso de erros ou falhas na transação, o Banco de Dados volta ao estado anterior, de forma a preservar a consistência da base. Para auxiliar neste processo, o ambiente pode contar com restrições, gatilhos etc.  

3a. Propriedade ACID: Isolamento

O isolamento trata as transações de forma independente, isoladas umas das outras. A ideia é que o funcionamento de uma transação não interfira na outra, visando minimizar conflitos por concorrências.

Por exemplo, o resultado parcial de uma transação, ainda não confirmada na base, não pode ser acessado por outra. Dessa forma, enquanto não for efetivado, as demais transações contemplam a visão de estado anterior do Banco de Dados.   

Dentre as propriedades das transações ACID, o isolamento é uma das que mais podem derrubar candidatos. As bancas gostam de fazer questões explorando os problemas do controle de concorrência no Banco de Dados, causadas pela falta de isolamento. Sendo assim, tome cuidado e estude bastante este tópico.

4a. Propriedade ACID: Durabilidade

A durabilidade é a persistência das transações no Banco de Dados, após a sua efetivação. Em outras palavras, uma vez que as transações foram confirmadas, elas não podem ser desfeitas por erros futuros.

Fique atento, pois a durabilidade não elimina a possibilidade de uma nova transação futura alterar o estado do Banco de Dados. Perceba que, nesse caso, não estamos falando de um erro, mas sim de uma nova transação válida. Isso é viável e perfeitamente possível.

Mapa Mental

Por fim, antes de concluirmos este artigo, vamos disponibilizar um mapa mental exclusivo sobre as propriedades das transações ACID, a fim de auxiliar nos seus estudos. Recomendamos que você o utilize da melhor forma, quantas vezes quiser.

Figura 2 - Mapa Mental das Propriedades das Transações.
Figura 2 – Mapa Mental das Propriedades das Transações.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos as propriedades das transações ACID, um dos temas técnicos de Bancos de Dados com potencial de cobrança em prova. Se você compreendeu bem os conceitos, a recomendação é fazer muitas questões no Sistema de Questões do Estratégia Concursos para treinar.

Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. Lembre-se do ditado: treino difícil, jogo fácil. O acesso ao Sistema de Questões é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Além de treinar por questões, é fundamental que você faça a revisão periódica do conteúdo apresentado. Aproveite o mapa mental das propriedades das transações ACID que disponibilizamos. Se restaram dúvidas ou quiser explorar mais o assunto, fique à vontade também para buscar o material do Estratégia.

Por fim, lembramos que o Estratégia Concursos oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.