1

Apresentação – Como fui aprovada e a importância de um bom planejamento

Olá, Concurseiros e Concurseiras! Meu nome é Thais Novaes e sou Auditora-Fiscal na Receita Federal do Brasil, aprovada no concurso de 2012. Casada e mãe de uma linda menina. Uma pessoa comum que enfrentou obstáculos e períodos difíceis. Prova de que com planejamento e disciplina qualquer um conquista o cargo de seus sonhos!

Minha vida de concurseira iniciou no ano de 2009. Na época, eu trabalhava como autônoma na iniciativa privada e tinha uma rotina bem incerta. Muitas vezes chegava após as 22h em casa e não conseguia estar com minha filha o quanto eu gostaria e o quanto ela merecia. A situação financeira, minha e de meu marido, era também instável.

Então comecei a pensar como poderia  melhorar de vida em um curto espaço de tempo e sem precisar de “quem indica”, de favores, de sorte ou de um milagre! Minha família não tem servidores públicos, mas tenho uma amiga do tempo da faculdade que trabalha até hoje em uma Agência Reguladora em Brasília. Ela foi minha inspiração e com quem eu troquei as primeiras ideias sobre o mundo dos concursos.

Após algumas conversas e pequisas descobri que o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal era o top do Executivo e, desde então, passou a ser minha meta! Confesso que no caminho descobri que existem vários outros cargos e carreiras tão ou mais interessantes que a da RFB.

O início dos estudo foi bem “amador” (ah, se existisse um Coach em minha vida!). Fiz a inscrição em um curso telepresencial para a área fiscal. Após uns dois meses estudando, percebi que se quisesse acelerar o processo teria que dedicar mais tempo aos estudos. Por esse motivo, decidi que iria parar de trabalhar. Parar em termos, pois com uma filha de um ano e meio e todas as tarefas domésticas é preciso muita disciplina e organização!

Após 7 meses de estudos prestei o concurso para a Auditor-Fiscal da Receita Municipal de Joinville (cidade em que morava durante a “vida de concurseira”). Fiquei em 23º lugar. O edital era bem confuso e a banca desconhecida. Fiz pra treinar e “sentir” como era fazer uma prova.

No final de 2009 fiz as provas de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário da Receita. Faltaram 5 pontos para passar para fase das discursivas na prova de Auditor. Fiquei bem triste, porque é claro que queria ter resolvido tudo na primeira tentativa mas, ao mesmo tempo, consegui um bom resultado considerando que estava estudando sem fazer um bom planejamento.

Após a primeira derrota a ficha começa a cair e você percebe que o caminho pode ser mais longo do que o imaginado. Mas desistir não era possível! Eu não iria olhar pra trás! Não tinha plano B! Não serviria qualquer cargo! Tinha que ser algo que realmente fosse mudar a minha vida! E assim segui firme em busca de meu objetivo.

Não é nada fácil ter que deixar a família de lado, os amigos para depois e a diversão para outra hora. Mas com uma boa rotina de estudos dá pra ajustar o dia a dia.

O próximo ano de estudos, foi mais acertado. Estudava por cursos em PDF e videoaulas nos temas mais complexos ou novos. Resolver muitas questões e controlar o desempenho por disciplina me ajudou a identificar as falhas de entendimento e memorização. Aproveitava as manhãs para dar conta das tarefas domésticas e fazer algumas revisões e resolução de exercícios de matérias que já havia estudado, pois nesse período cuidava da minha filhinha. Durante as tardes, focava em matérias novas e mais complexas. E à noite, (depois de colocar a pequena pra dormir) assistia vídeo aulas, pois já estava mais cansada.

Uma das técnicas que gostei de utilizar  foi a de fichamento: esquemas ou resumos curtos (existe o momento certo de elaborar esses esquemas). Como tenho boa memória visual, essa ferramenta me ajudou nas revisões de reta final.

Depois disso, vieram outros concursos que fiz pra treinar: AFT, MDIC  (muitas aulas de Comex com o querido Ricardo Vale), ICMS – SC. Nem sempre estudei o edital completo, focava nas disciplinas comuns à RFB. Tive excelentes resultados, lapidando sempre a forma de estudar!

Em 2011, fui aprovada para Auditor-Fiscal de Tributos Municipais em Curitiba, mas não assumi pois ainda não era o meu objetivo. Depois veio a aprovação para o INSS, numa Agência bem próxima da minha casa. Trabalhei na Agência  por um curto período.

Por fim, em 2012 saiu o tão esperado edital para AFRFB! Com disciplinas novas e bem extenso. Mas isso já era de se esperar! Se fosse fácil não teria graça! (rsrsrsrs) Gás total, até o final. Lia muito todos os dias! A essa altura já conhecia os melhores professores e cursos em PDF. O planejamento foi essencial. Com tanto conteúdo é preciso separar um tempo para detalhar e organizar o ciclo de estudos. Otimizar o tempo para conseguir cobrir todo o edital. Contabilizar as horas estudadas, os exercícios resolvidos e as revisões executadas.

Outro aspecto que considero fundamental em minha aprovação foi o cuidado com o meu físico e emocional. As exaustivas horas de estudo, eram intercaladas com uma caminhada. Geralmente no final da tarde, optava por ir buscar minha filha a pé. Assim respirava um pouco e voltava brincando para casa com ela. A estabilidade emocional também é importante, pois sem ela o raciocínio não flui como poderia. Principalmente, com o dia das provas chegando e o prazo para finalizar os estudos terminando! Mentalizar o seu objetivo também faz a diferença!

Como sabem, o concurso de AFRFB 2012 foi “inesquecível”! Difícil demais, mas não impossível! P1, P2 e P3 e discursivas!  Com a segurança de quem tinha dado o seu máximo, com a preparação correta o meu grande dia chegou e meu objetivo foi conquistado!       

Valeu a pena cada minuto! A sensação da aprovação é maravilhosa! Minha vida melhorou demais! Tenho tempo para família, amigos e para viajar! Férias remuneradas!  Sempre mentalizava aquele post nas redes sociais: -Passsseiiiiii!!!!!! E foi assim mesmo! É o tal do empoderamento! Missão cumprida! Sonho realizado!!

Quero  convidar você a ter a parceria de uma Coach para acelerar sua preparação! Alguém para orientar, trocar ideias, motivar e garantir seu melhor desempenho. Nesse mundo de materiais, aulas, esquemas, vídeos e dicas é fácil ficar perdido. Saber que há alguém pra planejar e direcionar seus estudos faz toda a diferença! Nesses anos de atuação como Coach notei a evolução dos cochees e comemorei com alegria a aprovação de vários!  Bora lutar por sua vaga!!!

Abraço da ex-concurseira que torce demais por cada um de vocês,

Thais Novaes

@thaisnovaes_coach

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *