Artigo

ANATOMIA HUMANA PC-RJ: RESUMO PARA A PROVA DE AUXILIAR E TÉCNICO DE NECROPSIA – PARTE 2

A intenção deste resumo é complementar seus estudos para a PC-RJ, dentro dos conhecimentos específicos da matéria de anatomia humana.

ANATOMIA HUMANA PARA A POLÍCIA CIVIL DO RJ

Agora passamos para a segunda parte do conteúdo de Anatomia Humana previsto no edital da PC-RJ dos concursos de auxiliar e técnico de necropsia.

O conhecimento da organização do corpo humano e suas diversas estruturas é extremamente importante para a área de auxiliar e técnico de necropsia, pois estamos investigando o terreno da área onde atuamos.

 Assim, é extremamente necessário o conhecimento, mesmo que básico, da estrutura corpórea do ser humano.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia Macroscópica e Anatomia Microscópica.

A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.

Já a Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos.

Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).

Em nosso estudo, daremos ênfase ao estudo da Citologia, já que esses profissionais terão como função o manuseio dos cadáveres examinando as lesões ocorridas nos órgãos e cavidades do corpo humano.

Na 1ª parte do nosso aprendizado ficamos em Articulações do corpo humano. Nesta 2ª parte, abordaremos o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso.

ANATOMIA HUMANA PC-RJ

O SISTEMA MUSCULARANATOMIA HUMANA PC-RJ

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e, pela sua contração, são capazes de transmitir-lhes movimento.

Os músculos são capacitados para transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo possui a cor vermelha, ele guarda essa coloração devido a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.

Tem-se que 40 e 50% do peso do corpo humano se origina dos músculos.

Os músculos possuem 4 tipos de funções:

  1. Produção dos movimentos corporais: movimentos comuns do corpo como andar e correr.
  2. Estabilização das posições corporais: As contrações dos músculos esqueléticos, estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
  • Regulação do volume dos órgãos: a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres), pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
  • Movimento de substâncias dentro do corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo.

Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

  •  Produção de calor: quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Os músculos possuem 9 grupos musculares, vejamos:

Sistema Muscular

a) Cabeça e pescoço

anatomia pc-rj

c) Tórax, abdome e região posterior do tronco

f) Membros superiores

anatomia pc-rj

g) Membros inferiores

anatomia pc-rj

h) Órgãos dos sentidos: os cinco sentidos que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

i) Períneo

anatomia pc-rj

Essa é a divisão dos grupos musculares e suas principais estruturas.

A princípio, o conhecimento acerca do Sistema Muscular do corpo humano é fundamental para a compreensão da anatomia humana, o que direciona melhor o estudo do conteúdo para a PC-RJ.

CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

1 – Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários.

O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

anatomia pc-rj

2 – Músculos Lisos ou não estriados: Localizado nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdomino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.

anatomia pc-rj

3 – Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário, possui AUTO RITMICIDADE.

anatomia pc-rj

Esses são os conceitos básicos e as principais características dos músculos para a sua prova. Acredito que para a prova da PC-RJ dentro do conteúdo de Anatomia Humana, esses aspectos serão essenciais para a prática da atividade de necropsia.

SISTEMAS NERVOSOANATOMIA HUMANA PC-RJ

No contexto da anatomia humana para a PC-RJ, o estudo do sistema nervoso é essencial em concursos cujas atividades envolvem necropsia.

Nosso sistema nervoso apresenta três funções básicas.

 A primeira função é a sensitiva, são as alterações (estímulos) dentro do corpo humano e no ambiente externo. Esta é a sua função sensitiva.

A segunda, analisa a informação sensitiva, armazena uma parte dela e toma decisões sobre os comportamentos apropriados, esta é sua função integradora.

A terceira função responde aos estímulos iniciando a ação em forma de contrações musculares ou secreções glandulares. Esta é sua função motora.

O neurônio é a unidade funcional deste sistema. Os neurônios se comunicam através de sinapses que por eles propagam-se os impulsos nervosos.

Em sua anatomia o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio, e a transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

O sistema nervoso é dividido anatomicamente num componente central e num periférico.

Este sistema é um dos principais agentes responsáveis pelas extraordinárias capacidades humanas, além dos processos de perceber, agir, aprender e lembrar.

O sistema nervoso é dividido em duas porções:

Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.

Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

anatomia pc-rj

SISTEMA NERVOSO CENTRAL – ANATOMIA PC-RJ

O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outros.

A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem os sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais conduzem aos músculos informações entendidas pelos sentidos e coordenam as ações dos órgãos internos.

O cérebro é protegido pelos ossos do crânio. Da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelos ossos da coluna vertebral.

O cérebro e a medula espinhal são rodeados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR contém basicamente água com proteínas, açúcar (glicose), glóbulos brancos e hormônios.

Esse líquido é produzido pelo plexo coróide, que está localizado nos ventrículos. Tanto os ventrículos, como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal são preenchidos com LCR.

As principais áreas do SNC incluem o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial.

1-Cérebro: O cérebro é o centro de controle do corpo enviando mensagens ao longo das fibras nervosas. O cérebro é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo.

2-Cerebelo: O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

3-Tronco cerebral: O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.

anatomia pc-rj

Além das informações aqui explicadas, nos cursos específicos do conteúdo de Anatomia para a PC-RJ, o aluno tem acesso a questões inéditas e relevantes para a prova.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

O sistema nervoso periférico (SNP) capta os estímulos/informações nervosas detectados nos órgãos ou no meio externo e, então, encaminha elas ao sistema nervoso central, podendo ser a nível de medula e encéfalo.

O SNP é formado pelas estruturas localizadas fora deste esqueleto. Essas estruturas são os nervos, os gânglios e as terminações motoras e sensitivas.

anatomia pc-rj

De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.

Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central e apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.

Enquanto o somático está relacionado com a forma que o organismo interage com o meio ambiente externo a ele, o nervoso autônomo ou visceral, está relacionado com o controle das vísceras para homeostasia corpórea.

Tanto a divisão do sistema somático como a divisão do visceral, possuem um componente aferente e um outro eferente.

Na via eferente do sistema nervoso visceral, temos o simpático e o parassimpático. Ambos são componentes do Sistema Nervoso Autônomo. Este regula o funcionamento do organismo em diversas situações.

O simpático responde a situações de estresse estimulando ações como taquicardia e taquipneia, hipertensão, sudorese, hiperglicemia, diminuição da motilidade e digestão.

O parassimpático, permite ao corpo responder a situações de calma, realizando as ações opostas ao simpático: bradicardia e bradipnéia, anidríase, hipoglicemia, aumento da motilidade e digestão.

 Em resumo, enquanto um ativa, o outro inibe. 

Embora no edital do concurso da PC RJ, não especifique quais assuntos dentro do conteúdo de anatomia será cobrado na prova, é importante o aluno conhecer, além do que aqui foi exposto na parte I e II deste resumo, as características dos demais nervos do SNP.

CONSIDERAÇÕES FINAISANATOMIA HUMANA PC RJ

Bom pessoal, o objetivo da parte II deste estudo, como já falamos, é auxiliar na preparação para a prova da PC RJ, não bastando apenas a leitura do aqui foi apresentado.

Por esse motivo, indica-se os cursos completos do Estratégia Concursos, onde possui os principais assuntos específicos e mais aprofundados dentro da matéria de Anatomia Humana, bem como de todo o conteúdo composto no edital da PC-RJ.

Pessoal, espero que tenham gostado dos resumos 1 e 2, que foram elaborados especificamente para a prova de AUXILIAR e TÉCNICO DE NECROPSIA – dentro da matéria de Anatomia Humana para a PC RJ.

Bons estudos!!

Até breve.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.