Artigo

Agepen-GO: RECURSO de Ética no Serviço Público

Olá pessoal! Vamos corrigir agora as questões de Ética no Serviço Público que foram aplicadas no concurso para Agepen-GO na prova do dia 24/11/2019.

Esta questão é retirada das regras deontológicas do Decreto n. 1.171/1994, especialmente aquela que trata da natureza das decisões tomadas pelo servidor público.

II – O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

Podemos dizer, portanto, que entre os valores que devem ser levados em consideração pelo servidor no processo de tomada de decisão, a honestidade deve ser considerado o mais importante.

GABARITO: B

Mais uma vez aqui a banca faz menção ao Decreto n. 1.171/1994, mas termina elaborando uma questão bem fácil, em que se pergunta o que é permitido ao servidor.

Algumas alternativas são bem bizzaras, não é? Sabotar, vazar informações, conferir acesso a processos sigilosos, omitir ou falsear a verdade. Não faria nenhum sentido dizer que o servidor pode adotar essas atitudes.

GABARITO: E

Aqui temos uma questão problemática. Me parece que a intenção foi buscar normas específicas aplicáveis à carreira, mas a banca certamente extrapolou o que foi requerido pelo edital. No conteúdo de Ética não tínhamos nenhuma norma específica acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos ou internos.

Pela lógica acredito que a resposta seja a alternativa C, mas a questão merece recurso pela anulação.

Você deve elaborar o recurso com suas próprias palavras, requerendo a anulação da questão porque está cobrando conteúdo fora do edital, já que não havia nenhuma previsão do abordagem de normas acerca da comunicação entre os agentes prisionais e os presos.

Ficou com alguma dúvida? Pode comentar aqui embaixo, ou me mande lá no instagram.

Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde professor! Errei essa questao de Ética. Fui muito bem na espeficica, contudo, estou ha uma questao de ser eliminado antecipadamente, pois nao atingi o percentual minimo de 50% em conhecimento gerais. Fiz um singelo recurso da questão 20 da seguinte forma: FUNDAMENTOS: A questão quis trazer normas específicas aplicadas à carreira de agentes prisionais em contatos com presos e internos. Portanto, extrapolou o conteúdo de ética no serviço publico proposto no edital, já que não havia nenhuma previsão no referido conteúdo da disciplina ética, normas acerca da comunicação entre agentes prisionais e presos. Conclusão: Conteúdo não previsto no edital do referido concurso. Pedido: Anulação. Ajude-me a elaborar um recurso mais fundamentado. Ainda tenho esperança de ganha essa questão.
    adesio em 27/11/19 às 14:37
  • Como posso fazer este recurso
    Antônio Humberto Silva Borges em 27/11/19 às 12:13