Artigo

Agente de Tecnologia ou Agente Comercial do BB: qual opção escolher?

Confira nesse artigo dicas de qual opção escolher para o concurso do BB. Ademais, conheça mais sobre o certame.

Olá, pessoal, tudo bem?

Agente de Tecnologia ou Agente Comercial do BB

No artigo de hoje, iremos conferir dicas de qual opção escolher para o concurso do BB. Ademais, trataremos dos seguintes assuntos:

1.       Cargo e Nome de Relacionamento;
2.       Quantitativo de vagas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB;
3.       Requisito de escolaridade para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB;
4.       Quais disciplinas serão cobradas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB?;
5.       Como foi a prova do último concurso para o Banco do Brasil?
6.       Considerações finais.

1. Cargo e Nome de Relacionamento

Decerto, um dos primeiros pontos a serem destacados é o fato de que, por mais que o cargo seja único (escriturário), o candidato poderá se inscrever para Agente de Tecnologia ou para Agente Comercial.

Em outras palavras, quando aprovado, você será um escriturário do Banco do Brasil, cuja atribuição estará relacionada mais com a área comercial ou com a área de tecnologia, dependendo de sua opção na inscrição do certame.

2. Quantitativo de vagas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB

Ademais, no que refere ao quantitativo de vagas, no total, o certame oferta 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e outras 2.240 para formação de cadastro reserva.

De fato, esse quantitativo é animador, garantindo, assim, uma grande chance para o concurseiro que se aplicar nos estudos para esse certame.

Contudo, das vagas supramencionadas, apenas 480 (considerando o cadastro reserva) são para Agente de Tecnologia.

Dessa forma, caso o aluno esteja na dúvida entre Agente de Tecnologia e Agente Comercial do BB, o fator quantitativo de vagas deve ser considerado, uma vez que a opção de Agente Comercial apresenta 4000 vagas a mais do que a carreira de Agente de Tecnologia.

3. Requisito de escolaridade para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB

Apesar de haver distinção entre Agente de Tecnologia e Agente Comercial, a Cesgranrio, banca do certame, estabeleceu a conclusão do ensino médio como requisito de escolaridade para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB.

De todo modo, caso o candidato já tenha um background em TI, isso, decerto, será uma grande vantagem, caso o aluno escolha a opção de Agente de Tecnologia para esse certame.

4. Quais disciplinas serão cobradas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB?;

Antes de mais nada, para saber como escolher entre Agente de Tecnologia e Agente Comercial do BB, faz-se necessário averiguar quais matérias serão cobradas no concurso do BB.

Disciplinas/CargoAgente de TecnologiaAgente Comercial
Língua Portuguesaxx
Língua Inglesaxx
Matemáticaxx
Atualidades do Mercado Financeiroxx
Probabilidade e Estatísticax 
Conhecimentos Bancáriosxx
Tecnologia da Informaçãox 
Matemática Financeira x
Conhecimento de Informática x
Vendas e Negociação x
Comparativo das disciplinas exigidas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB

Certamente, é notório que, comparado com outros certames, os concursos bancários costumam exigir um rol de disciplinas enxuto, o que possibilita ao candidato a chance de estudar várias vezes o conteúdo antes da prova.

Ademais, pontua-se que as quatro primeiras disciplinas da tabela integram os conhecimentos básicos para o concurso do BB, fazendo parte, assim, das provas para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial do BB.

Além disso, para a função de Agente de Tecnologia, verifica-se a presença das disciplinas Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação para os conhecimentos específicos.

Por outro lado, para Agente comercial, as disciplinas específicas são Conhecimentos Bancários, Matemática Financeira, Conhecimento de Informática e Vendas e Negociação.

Por fim, vale destacar que as disciplinas exigidas para cada opção podem ser importantes no processo decisório do aluno, uma vez que o candidato pode preferir determinado rol de matérias, especialmente se estiver conciliando os estudos para o BB com outro certame.

5. Como foi a prova do último concurso para o Banco do Brasil?

Sem dúvida, esse é um ponto que pode ajudar o candidato a decidir entre Agente de Tecnologia ou Agente Comercial do BB. Embora o edital de 2018 tenha previsto vagas apenas para escriturários, houve cobrança profunda dos Conhecimentos de Informática.

Decerto, para aqueles que esperavam perguntas sobre excel e powerpoint, foi surpreendente a cobrança de interpretação de códigos de programação. Ademais, a disciplina de Conhecimentos de Informática, de longe, foi a que teve maior peso no certame.

Assim sendo, pode se dizer que foi uma prova para Analista de TI, disfarçada de prova para escriturário de nível médio. Inegavelmente, a tendência é que a prova para Agente de Tecnologia siga essa linha.

De fato, além de manter estrutura similar de conteúdos exigidos, o certame atual aumentou ainda mais o peso dos conhecimentos em informática, quando comparado ao edital de 2018. Portanto, o candidato deve esperar profundidade de exigência quanto aos conhecimentos de TI.

Por fim, quanto à prova de Agente Comercial, nota-se um aumento de relevância da disciplina de Conhecimentos de Informática em relação aos editais tradicionais de concursos bancários. Contudo, tal aumento de profundidade e de peso de TI é mais sutil do que o ocorrido para a prova para Agente de Tecnologia.

Se não tenho conhecimento/facilidade com TI, devo optar pelo cargo de Agente Comercial?

Antes de mais nada, a única coisa impossível de aprender é a aprender a não aprender mais (rsrs). De resto, sem dúvida, com a devida dedicação e com o devido material, tudo é possível de se aprender.

No entanto, na hora de optar entre Agente de Tecnologia e Agente Comercial, o aluno deve saber que TI representará mais de metade da pontuação da prova objetiva, bem como, provavelmente, será a disciplina utilizada no tema da Redação.

Se você possui conhecimentos profundos em TI, sem dúvida, a escolha intuitiva é a opção de Agente de Tecnologia. Por mais que sejam menos vagas, dado o nível de dificuldade e do peso da prova de TI, as pessoas com bagagem em TI, decerto, se destacarão.

Se você não possui conhecimentos em TI, considerando o maior quantitativo de vagas para Agente Comercial, decerto, a escolha mais intuitiva e eficiente é optar pela opção de Agente Comercial.

No entanto, caso almeje mudar de área, não tem área mais promissora do que TI. Assim, mais cedo ou mais tarde, os seus esforços serão recompensados, seja em um concurso público ou no mercado de trabalho.

Portanto, na hora de realizar sua escolha, a relação que você deseja ter com a Tecnologia da Informação pode ser o fiel da balança.

6. Considerações finais

Primeiramente, buscamos trazer dicas de qual opção escolher para o concurso do BB: Agente de Tecnologia ou Agente Comercial.

Sem dúvida, ambas as opções oferecem boas oportunidades para o candidato. Mesmo para a opção de Agente de Tecnologia, com menor quantidade de vagas, o número de vagas segue sendo, decerto, generoso para os padrões atuais de concurso.

Ademais, destacamos o peso que TI terá nesse certame, em especial para a opção de Agente de Tecnologia. Desse modo, o candidato deve pesar bem a opção escolhida, considerando que o nível de profundidade da cobrança de TI será elevado para a área tecnológica.

Além disso, com as informações deste artigo, esperamos ter contribuído no seu processo de escolha entre a opção de Agente de Tecnologia e de Agente Comercial do BB.

Por fim, desejo a todos bons estudos e sucesso na estrada da aprovação, um grande abraço!!

Prepare-se com o melhor material e com quem, inegavelmente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.