Artigo

Administração para assistente em administração da UFRN – parte 1

Olá, pessoal! Tudo bem? Neste artigo teremos a primeira parte do nosso resumo de Administração para assistente em administração da UFRN. Buscaremos analisar a disciplina de Administração para o cargo de assistente em administração – códigos 206, 207 e 208.

O cargo de assistente em administração requer nível médio ou médio técnico completo, oferecendo remuneração de R$ 2.446,96, auxílio alimentação de R$ 458,00, além de outros benefícios.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e redação. Não deixe de acessar a página do concurso UFRN aqui no Estratégia Concursos, onde há um resumo completo sobre o concurso.

Administração para assistente em administração da UFRN – parte 1
UFRN

Acesse, também, o edital do concurso, para conhecer todos os detalhes do certame.

A nossa disciplina de administração está nos conhecimentos específicos para o cargo. Segue o programa de administração:

1. Conhecimentos Básicos em Administração: funções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle; níveis de planejamento; habilidades humanas (conceitual, humana, operacional); critérios de departamentalização; 3. Relações Humanas no Trabalho e Liderança: O papel do gestor; estilos de liderança, elementos da comunicação na organização; teorias motivacionais; (…) 5. Qualidade no Serviço Público: ferramentas da gestão da qualidade; carta de serviços ao usuário, conforme Decreto Federal 9.094/2017; 6. Noções de Gestão de Processos e Projetos: business process management (BPM); conceitos básicos de gestão de projetos; ciclo de vida de projetos; técnicas de gestão de projetos (gestão ágil, life cycle canvas (LCC)); 7. Conhecimentos básicos em Administração de Patrimônio, Materiais e Logística: compras e contratações públicas (legislação sobre licitações); coleta de preços, gestão e controle de estoque, distribuição de material e inventário de bens patrimoniais; sistemas de informação para administração de patrimônio, materiais e logística.

Analisaremos os temas mais cobrados pela banca COMPERVE.

Funções do processo administrativo

Trata-se de tema importantíssimo em qualquer prova de Administração e não é diferente no conteúdo de Administração para assistente em administração da UFRN. Neste resumo, falaremos sobre a função de controle. Sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre Funções do Processo Administrativo, para um resumo que contemple todas as funções.

 Veja a questão abaixo:

UFERSA (2013)

“Sr. Paulo, o gerente geral da fábrica de balas Sonho Doce, afirmou: “É praticamente impossível controlar tudo aqui na empresa. Tenho de focar no que está fora do padrão.”

Essa afirmação refere-se à

  1. aceitação.
  2. objetividade.
  3. ênfase na exceção.
  4. economia.”

A questão é baseada na literatura de Maximiano. O autor considera que um sistema de controle, para ser eficaz, deve possuir algumas características, as quais seguem abaixo:

  • Foco nos pontos estratégicos – o controle deve ser mais apurado em pontos que possam gerar maiores problemas para a organização;
  • Precisão – os sistemas de controle devem evidenciar as informações sobre variação de forma precisa;
  • Rapidez – as informações devem ser disponibilizadas rapidamente ao tomador de decisões;
  • Objetividade – as informações devem ser claras e objetivas, indicando com objetividade o desvio detectado;
  • Economia – o custo do sistema deve ser menor do que os benefícios proporcionados;
  • Aceitação – as pessoas precisam compreender que o sistema de controle é uma parte importante de seu trabalho;
  • Ênfase na exceção – a ênfase do sistema deve ser nos desvios detectados;
  • Critérios múltiplos de avaliação de desempenho – o sistema deve propiciar a avaliação de variados critérios de desempenho, o que proporcionará uma informação mais rica ao gestor.

Portanto, diante dos critérios definidos pelo autor, a alternativa correta é a letra C: ênfase nas exceções.

Planejamento Estratégico

Em mais uma das funções do processo administrativo, optamos por abordar o planejamento em separado neste artigo de administração para assistente em administração da UFRN, pela sua importância para a banca. Reforçamos a necessidade de acessar o link sugerido no tópico anterior, para mais informações.

Neste tópico, falaremos sobre um tema de planejamento que não é muito cobrado em concursos, mas que já foi cobrado pela banca e que pode gerar grandes dúvidas. Estamos falando do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

Concebido por Carlos Matus, o PES pode ser definido, segundo Dagnino (2014) como uma ferramenta que engloba tanto o aspecto científico, quanto o aspecto político, feito para otimizar o trabalho de pessoas no governo.

Nesse sentido, o PES pode ser entendido como uma metodologia que trabalha considerando diversas variáveis e evita o tratamento dos fatos de forma hermética e padronizada, considerando as peculiaridades e assumindo a impossibilidade de controle de todas as variáveis. Daí ser chamado de situacional, por considerar cada situação de forma distinta da outra.

UFRN (2019)

“Para determinado modelo de planejamento estratégico, constitui um problema a distância entre uma situação dada e uma situação desejada, considerada por alguém como ótima. Nessa perspectiva, torna-se necessário identificar um problema preliminar ou o núcleo de problemas para, no próximo passo, descrever o problema focal. Essa sequência faz parte da metodologia do modelo

  1. BSC.
  2. PES.
  3. POP.
  4. B2B.”

O gabarito é a alternativa B. Perceba que o PES trata justamente de identificar uma situação desejada em comparação com uma outra situação atual, identificando os problemas contextuais que se apresentam no caminho rumo à situação desejada.

A temática do PES costuma ser mais explorada em provas de Gestão Pública. Porém, não é surpresa se for cobrada em Administração Geral.

Ferramentas do planejamento

Ainda como desdobramento do assunto de planejamento, é necessário tratarmos de ferramentas de planejamento. A banca COMPERVE explora bastante o tema, o que faz com que seja uma aposta para a prova de Administração para assistente em administração da UFRN.

Vejamos uma questão da banca. Exploraremos, nos comentários, os conceitos necessários.

UFRN (2019)

“Segundo Peter Drucker, “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Tendo em mente a noção de planejamento estratégico, considere as ferramentas apresentadas abaixo.

I Matriz de Ansoff e BCG

II SERVQUAL e Carta de controle

III SMART e Seis Sigma

IV 5 forças competitivas de Porter e SWOT

Ferramentas de análise para elaboração de um planejamento estratégico estão presentes nos itens:

  1. III e IV.
  2. I e II.
  3. II e III.
  4. I e IV.”

O gabarito é a letra D. SERVQUAL é um instrumento de mensuração de qualidade. Carta de controle é uma ferramenta de gestão da qualidade. Seis Sigma é uma ferramenta para análise de variações operacionais, buscando reduzir defeitos.

SMART é uma sigla para as características de uma meta:

  • Specific (específica);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time based (temporal).

Já as ferramentas de gestão estratégica trazidas pela questão são as seguintes:

  • A Matriz Ansoff que consiste em identificar oportunidades de atuação de uma organização, com seus produtos e serviços, em um determinado mercado.
  • A matriz BCG, que analisa o posicionamento estratégico de um produto ou serviço no mercado.
  • As cinco forças competitivas de Porter, que são cinco fatores que afetam a estratégia de uma organização.
  • A análise SWOT, que analise o ambiente interno e externo da organização.

Para complementar o estudo, acesse nosso Guia Definitivo sobre as ferramentas mais cobradas de planejamento estratégico.

Critérios de departamentalização

Desdobramento da função administrativa de organização, departamentalização é um tema que causa muitas dúvidas entre os alunos. Por isso, entendemos ser necessário abordá-lo neste resumo de Administração para assistente em administração da UFRN.

Analise a questão abaixo. Nos comentários, traremos os detalhamentos necessários.

UFRN (2019)

“O diretor de um centro administrativo de uma universidade está criando um novo organograma para a sua unidade, de forma a proporcionar a troca de experiências entre especialistas de várias áreas de conhecimento. Para atender a essa demanda, o modelo de departamentalização a ser utilizado é o

  1. matricial.
  2. funcional.
  3. consultivo.
  4. vertical.”

Questão que derruba os mais afoitos. O gabarito é a letra A. Se você já estudou o nosso Guia Definitivo de Tipos de Departamentalização para concursos, você já aprendeu que a departamentalização do tipo funcional agrega os especialistas dentro de suas respectivas áreas. Perfeito.

Porém, perceba que a questão fala em “troca de experiências entre especialistas de várias áreas de conhecimento.”. Assim, a departamentalização matricial, que é um mix da departamentalização funcional com a departamentalização por projetos, é o tipo de departamentalização que permite que especialistas em diferentes áreas atuem em conjunto, indo além da especialização obtida com a departamentalização funcional.

Outros tipos de departamentalização também proporcionam o benefício elencado no enunciado. Porém, dentre as opções apresentadas pela banca, a resposta é mesmo departamentalização matricial.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso estudo de Administração para assistente em administração da UFRN – parte 1. Utilize-o juntamente aos materiais teóricos para o concurso, bem como com a resolução de inúmeras questões sobre os temas. Na segunda parte deste artigo, seguiremos analisando outros tópicos relevantes da disciplina para a banca.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

DAGNINO, Renato Peixoto. Planejamento estratégico governamental. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2014

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Atlas, 2004

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.