Artigo

A Constância e a Eficiência nos estudos para Concurso Público

Você já parou para pensar sobre a importância da relação entre a constância e a eficiência nos estudos para concurso público?

A constância retrata a relação do planejado com o que efetivamente foi estudado ao longo do tempo. Já a eficiência faz com que o conhecimento dure, seja firme e sólido.

Muitas pessoas avançam na matéria sem verificar se possuem um bom domínio do conteúdo estudado. Para isso, eu recomendo utilizar a 2º camada do estudo (Metodologia do Estudo em Camadas).

Na Metodologia de Estudo em Camadas esse avanço só ocorre depois de se ter uma boa absorção do conteúdo. Isso é verificado após se alcançar um desempenho mínimo nos cadernos de estudos.

É possível prever o tempo que será necessário estudar todo o edital quando se é consistente no estudo, quando se adquiri um ritmo nos estudos.

Quanto menor o tempo disponível semanalmente, maior o horizonte de longo prazo para o planejamento, isto é, maior deve ser a quantidades de meses ou anos necessários para estudar toda a matéria. Assim, podemos ver a importância para se ter a constância e a eficiência nos estudos para concurso público.

Por exemplo, não adianta estudar 8 ou 10 horas diárias, porém, sem foco, sem avançar no conteúdo com qualidade e sem alcançar um bom domínio do conhecimento.

Com os meus alunos, eu uso a seguinte métrica: ritmo de aprendizagem, que é a quantidade de horas necessárias para dominar um assunto, isto é, fazer o estudo da teoria e sua fixação (medindo o desempenho em cadernos de questões). Notem que essas são a 1º e 2º camada do estudo.

Para se fazer uma previsão do tempo necessário para se estudar todo o edital pode-se fazer a seguinte projeção:

Semanas necessárias = Quantidade de aulas a serem estudadas / média de aulas avançadas por semana

Veja dois exemplos:

Caso 1: avanço de 1 aula por semana – 139 aulas ÷ média de 1 aula completa por semana = 139 semanas = 2,6 anos;

Caso 2: avanço de 3 aulas por semana – 139 aulas ÷ média de 3 aulas completas por semana = 46,3 semanas = 11 meses.

Percebeu a diferença? Ninguém quer ter que ficar estudando três anos para fechar um edital, certo?

Então é preciso a constância e a eficiência nos estudos para concurso público. Assim, percorre-se melhor o conteúdo programático em um menor tempo.

Cabe a cada um esforçar-se para sempre fazer o melhor possível no que está ao seu alcance, sabendo que as vezes podem ocorrer percalços. Quando esses aparecerem é preciso levá-los com tranquilidade para poder seguir adiante.

E você, conhece o seu ritmo de estudos? Sabe como anda a constância e a eficiência nos seus estudos para concurso público?

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino), no YouTube (Professor Solino) e no Telegram (https://t.me/professor_solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.