Artigo

Gabarito Extraoficial PM-AL – Português

Olá, pessoal! Tudo bem?

Sou a professora Rafaela Freitas!

Hoje, 29/10, foi realizada a prova da PM-AL e quero trazer as minhas impressões acerca da prova de Português.

Devo ressaltar que o gabarito oficial ainda não foi publicado e estamos lidando com a banca Cespe! Farei aqui um gabarito extraoficial. Que fique claro que pode não ser fiel ao da banca, mas, para qualquer resultado diferente, vou analisar e propor sugestão de recurso.

 

Vamos para a prova (PM-AL – Soldado Combatente 2017 – Cespe).

Questões de interpretação sobre o texto CB1A1AAA.

01. De acordo com o texto, um dos mecanismos utilizados…

O item está ERRADO, pois afirma que a punição de crimes refere-se a condutas que vão contra a qualquer tipo de regra. Não é isso que o autor afirma na segundo parágrafo do texto: “considera-se crime a transgressão de regras socialmente preestabelecidas, que variam de acordo com a sociedade e o contexto histórico” (grifos meus), ou seja, não é qualquer tipo de regra, mas sim aquelas preestabelecidas em cada tipo de sociedade.

Bom, questões de interpretação nas provas Cespe são sempre bastante subjetivas, vamos aguardar!

02. Para o autor do texto… a tese que associa a criminalidade…

O item está CORRETO, o que é possível confirmar nas últimas linhas do terceiro parágrafo: “Essa associação sustenta a premissa de que o crime seja combatido e punido com maior rigor e frequência nas classes economicamente mais desfavorecidas, em contraposição à tolerância a à impunidade de crimes cometidos tipicamente ou ocasionalmente por indivíduos detentores do poder”.

03. Para o autor do texto, a pobreza pode ser considerada um tipo de violência…

O que o autor explicita é que, na sociologia, há hipóteses que associam os índices de criminalidade à pobreza, fazendo a construção do pensamento para o que ele vai afirmar no parágrafo seguinte: a pobreza é uma violência. Item ERRADO.

04. No texto, o autor faz referência a dois tipos…

O que se afirma no item está CORRETO e respaldado nas linhas 30-34 no último parágrafo.

05. Depreende-se do último parágrafo…

O item está CORRETO. Quando a violência é ligada diretamente à pobreza, os cidadãos menos favorecidos ficam mais vulneráveis, pois são todos culpabilizados quando apenas uma parte menor da sociedade praticou os crimes.

06. O texto visa comprovar que…

O autor cita que os índices de criminalidade estão ligados à pobreza em nossa sociedade e aprofunda esse assunto defendendo a tese de que nem toda violência é considerada crime, já que a pobreza parece ter sido criminalizada. Item ERRADO.

 

Questões de linguística sobre o texto CB1A1AAA.

07. Na linha 01, a posição do advérbio…

O item está CORRETO, já que os advérbios, quando não isolados por vírgulas, é fator de próclise.

08. No texto, as palavras “violência” e “crime”…

O item está ERRADO, pois o autor não coloca as duas palavras como antônimas, mas apenas as diferencia! Tanto que ele explicita no seguinte trecho: “nem toda violência é considerada crime”, isso quer dizer que algumas violências são crimes sim, o que nos leva a uma possível sinonímia ainda que imperfeita.

09. O sujeito das formas verbais…

Quando é possível encontrar o sujeito de um verbo a partir de suas desinências, temos sujeito elíptico ou oculto, não indeterminado. É o caso dos verbos “pensamos” e “levamos”, que possuem sujeito elíptico “nós”. Item ERRADO.

10. No texto, a expressão “de acordo com”…

O item está CORRETO. A locução conjuntiva “de acordo com” e a conjunção “conforme” são equivalentes e a troca é totalmente possível.

11. O adjetivo “lançadas”…

O item está ERRADO, visto que o adjetivo “lançadas” aponta para o termo “hipóteses clássicas”.

12. Os sentidos do texto seriam preservados caso…

A possível troca faria com que o termo “possíveis” modificasse “respostas” e não mais  “causas” e isso alteraria o sentido do texto original. Item ERRADO.

13. A forma verbal “diz”…

Embora a forma verbal “diz” esteja no presente do indicativo, pode ser substituída pela forma do futuro do subjuntivo “disser”, sem que haja incorreção gramatical, DESDE QUE o verbo “ser” no final do mesmo período seja alterado para o futuro também, o que o item NÃO exigiu. A alteração ficaria assim: “Enquanto se disser que os pobres da cidade são violentos, a atenção da violência que eles sofrem será invertida”.

Sendo assim, o item está ERRADO.

14. Os sentidos e a correção gramatical do texto…

A banca propôs uma reescrita válida alterando a posição dos termos do período mantendo os sentidos do texto e a correção gramatical. Item CORRETO.

 

Texto CB1A1BBB – Tirinha Mafalda.

15. No último quadrinho…

O item está ERRADO, pois a personagem Susanita confirma em seu pensamento que é a Mafalda que não entende o que está ouvindo (com gente que não raciocina  não adianta argumentar).

16. O principal comportamento humano satirizado…

Item ERRADO, pois os principais comportamentos humanos satirizados pela tirinha são o julgamento e o alheamento, pois é isso o que a personagem Susanita está demonstrando.

17. Na opinião de Susanita, as pessoas são pobres…

Pode-se confirmar o que o item diz no seguinte trecho do primeiro quadrinho: “Você não entende que são pobres porque querem?”. CORRETO.

18. Mafalda afasta-se de Susanita…

Pela expressão de Mafalda e pelo pensamento “Meu Deus” subentende-se que ela se afastou de Susanita porque ficou chocada ou triste por ver a situação da pobreza. Ela não foi chamada de pobre. Item ERRADO.

19. Na tirinha, os recursos verbais e não verbais…

A expressão de Mafalda e o pensamento dela já no primeiro quadrinho comprovam que as duas personagens possuem pensamentos diferentes sobre a desigualdade social. Item CERTO.

 

Texto CB1A1BBB – Tirinha Mafalda – Aspectos gramaticais.

20. Não haveria prejuízo para a correção gramatical…

Quem assistiu a minha revisão de véspera não errou essa questão! Eu disse que a dupla vírgula normalmente isola termo intercalado e, por isso, são obrigatórias e NÃO podem ser suprimidas!! Disse ainda que o Cespe sempre coloca questões desse tipo.

No trecho “Use a cabeça, sua tonta, use a cabeça”, o termo “sua tonta” é um vocativo intercalado e obrigatoriamente deve ser isolado por vírgulas. Sendo assim, item ERRADO, haveria prejuízo para a correção gramatical!

21. As expressões “porcarias”…

As expressões destacadas denotam informalidade ao texto, o que é perfeitamente adequado ao gênero tirinha, mas não podemos dizer que elas são típicas da linguagem oral (especialmente o “não tem jeito”), já que a informalidade também está presente na escrita. Item ERRADO. Ressalto aqui que devemos verificar com muita atenção o gabarito a ser liberado pela banca. Pode ser que seja visão do Cespe que a troca do “haver” por “ter” em “não tem jeito” caracterize somente a linguagem oral (o que seria um equívoco). A banca pode considerar ainda que “porcarias” é conotativo demais para ser da linguagem escrita. Vamos aguardar!

22. O vocábulo “ora”…

O item está CERTO, já que a interjeição “ora”, no contexto da tirinha, denota sim impaciência por parte da Susanita que tenta fazer com que Mafalda a entenda.

23. Suzanita emprega verbos…

Item ERRADO. Nos trechos “você não percebe” e “você não entende”, Susanita emprega verbos no indicativo.

24. Uma propriedade característica do gênero…

O gênero tirinha tem por característica o uso da linhagem verbal e da não verbal juntas, uma completando a outra. Item CERTO.

 

Texto CB1A1CCC 

25. Fabiano indignou-se com os urubus…

Fabiano estava falando do cavalo que não seguiu viagem com eles, pensou que o animal morreria e lembrou dos urubus que ameaçam os animais vivos. Não houve preocupação clara com ele próprio e com a família. Item ERRADO.

26. A afirmativa “e o sertão continuaria a mandar…”

O item está CERTO considerando que o próprio Fabiano, junto com a família, praticou êxodo rural e que ele acredita que outras famílias farão a mesma retirada.

27.  O trecho “uma cidade grande…”

Fabiano, enquanto viajava com a família em busca de uma terra melhor, sonhava com uma cidade grande, com oportunidades par os filhos, para a esposa e para ele. Fica claro que eles ainda não chegaram nessa tal cidade. Item  ERRADO.

28. Embora rumasse na direção…

O item está CORRETO, o que é possível comprovar na linha 16: “…e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era”.

29. Depreende-se da narrativa que Fabiano e sua família são retirantes…

Para quem já leu o livro Vidas Secas ou conhece a famosa história, chegar ao gabarito desta questão foi moleza! De fato, pelo trecho podemos perceber que a família está se retirando do sertão em busca de melhores condições de vida. Item CERTO.

 

Por enquanto é isso, pessoal! Estou à disposição.

Até breve.

Rafaela Freitas.

 

Conheça a minha página no Instagram, Facebook e YouTube: Palavreando com Rafa Freitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.