Artigo

Curso preparatório para a discursiva do MAPA – pós edital!

COMO SE SAIR BEM NA PROVA DISCURSIVA DO MAPA E GARANTIR A APROVAÇÃO NESTE CONCURSO TÃO ESPERADO?

Olá!
Hoje temos uma excelente notícia para você! Finalmente o edital do concurso efetivo para Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi publicado, após mais de 3 anos de espera e ansiedade.
Há uma grande expectativa dos Médicos Veterinários atuantes no país inteiro, uma vez que a remuneração para o cargo é muito atraente para a categoria, além de proporcionar a tão esperada estabilidade do serviço público. A concorrência para as vagas disponíveis é sempre alta e a seleção acaba sendo decidida nos detalhes de uma boa prova.

Ou seja, meu amigo, UMA EXCELENTE PREPARAÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA!

A banca do concurso será a ESAF – Escola de Administração Fazendária e a seleção consistirá inicialmente em duas provas objetivas, sendo uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos, eliminatórias e classificatórias. Os candidatos aprovados nas provas objetivas, até 3 VEZES O NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS serão convocados para REALIZAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA – ou seja, 900 CONCORRENTES terão a oportunidade de fazerem a redação.
Você não acha que estará dentro deste número? Opa! Então! É aí que o SEU DESEMPENHO NA PROVA DISCURSIVA SERÁ DEFINITIVO para o ranking de classificação dentro das vagas ofertadas.
Os candidatos mais experientes sabem bem que NÃO DÁ PARA DESCUIDAR desta etapa da seleção. Muitos bons profissionais deixam de ingressar na carreira pública exatamente porque não deram a devida importância à redação.
A pergunta que não quer calar é: AFINAL, COMO SE SAIR BEM NA PROVA DISCURSIVA?
O primeiro caminho é conhecer o estilo da banca, saber exatamente como a ESAF costuma se comportar em concursos que possuam prova discursiva. Outro fator é estar bem por dentro do programa do edital, para que seja dado o aprofundamento necessário nos conhecimentos específicos que realmente sejam relevantes. E claro, levar em conta os aspectos formais, textuais e gramaticais necessários para se preparar um bom texto.
A ESAF divide a nota final da discursiva avaliando o candidato quanto à capacidade de desenvolvimento do tema (máximo 70 pontos) e quanto ao uso do idioma (máximo 30 pontos), conforme demonstrado abaixo:

 

CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Conteúdo da resposta Pontos a deduzir
Capacidade de argumentação (até -25)
Sequência lógica do pensamento (até -25)
Alinhamento ao tema (até -10)
Cobertura dos tópicos apresentados (até -10)
Fuga total ao assunto abordado, ausência de texto e/ou identificação do candidato em local indevido (-70)
Cada linha que exceder ao máximo exigido (-1,20)
Cada linha que faltar para o mínimo exigido (-1,70)
USO DO IDIOMA
Tipos de erro Pontos a deduzir
Aspectos formais:

Erros de forma em geral e erros de ortografia.

(-0,25 cada erro)
Aspectos Gramaticais:

Morfologia, sintaxe de emprego e colocação, sintaxe de regência, concordância e pontuação.

(-0,50 cada erro)
Aspectos Textuais:

Sintaxe de construção (coesão prejudicada); clareza; concisão; unidade temática/estilo; coerência; propriedade vocabular; paralelismo semântico e sintático; paragrafação.

(-0,75 cada erro)

Portanto, é necessário que você tenha um acompanhamento de perto, pautado em um EXCELENTE MATERIAL que tenha foco no que é importante para levá-lo à ao sucesso de redigir um bom texto dissertativo sobre o assunto proposto pela banca examinadora.

PENSANDO NISTO, O ESTRATÉGIA CONCURSOS PENSOU EM ALGO A MAIS PARA QUEM VAI FAZER A PROVA DO MAPA!

Sabemos que é preciso estar afiado com a parte técnica da redação e aplicar um bom conteúdo em suas argumentações. Sabemos também que o sucesso apenas na prova objetiva não é suficiente para a aprovação. Pensando em oferecer o que há de melhor na preparação de provas discursivas, montamos um curso especial que une a parte técnica (microestrutura) com a parte de conteúdo (macroestrutura).
Nosso curso preparatório para a prova discursiva será composto de 6 aulas, com rodadas de temas intercaladas sobre os conhecimentos específicos necessários para uma boa discussão com análises da banca, estudos de caso e aspectos gramaticais. São disponibilizadas 3 correções dos textos para cada aluno, ou seja, os temas serão lançados e você poderá elaborar redações, fazendo um simulado da prova discursiva. Seus textos serão corrigidos por uma equipe de professores do Estratégia, que avaliará os aspectos formais, gramaticais e textuais, e também o seu conhecimento técnico no assunto.
As rodadas serão focadas nos temas mais relevantes do programa previsto no edital da ESAF. Veja só:

Rodada de temas 1: procedimentos de inspeção ante e post-mortem – recebimento e avaliação dos animais para abate, métodos de insensibilização aprovados, fluxograma tecnológico, linhas de inspeção e procedimentos de inspeção final – critérios de julgamento e destinação de carcaças conforme o RIISPOA e normas complementares.
Rodada de temas 2: Ferramentas de controle em uma indústria de produtos de origem animal – Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
Rodada de temas 3: Avaliação do risco de doenças transmitidas por alimentos, principais patógenos envolvidos em produtos de origem animal e os controles oficiais executados no campo e nos estabelecimentos para monitoramento e controle de Salmonella spp e Listeria monocytogenes.

Dessa forma, temos a convicção de deixá-lo bem preparado para alcançar a tão sonhada aprovação no concurso do MAPA. Gostou da nossa proposta? Então não perca tempo! Venha se preparar com a gente!

Mais informações disponíveis em:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/discursiva-p-mapa-auditor-fiscal-federal-agropecuario-medico-veterinario-3-correcoes-por-aluno/

Conheça nossos cursos:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-p-mapa-auditor-fiscal-federal-agropecuario-veterinario-com-videoaulas-pos-edital/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • quero receber detalhes do curso, valores se aulas em pdf ou video.
    rodolfo em 23/12/17 às 10:07
  • Como faço minha inscrição?
    Catarina em 19/12/17 às 12:26