Artigo

Como aproveitar as disciplinas do ISS Aracaju para a SEFAZ SC

O concurso do ISS Aracaju já passou, mas você sabia que é possível aproveitar as disciplinas já estudadas e se preparar para o concurso da SEFAZ SC?

Aproveitando as disciplinas do ISS Aracaju para a SEFAZ SC
Aproveitando as disciplinas do ISS Aracaju para a SEFAZ SC

Olá, pessoal!

Após mais de um ano da publicação do edital do ISS Aracaju, a sua prova finalmente foi aplicada.

Como estamos em um período de grande quantidade de editais fiscais abertos, é importante que você utilize todo o seu conhecimento adquirido neste certame e estude para outros, sendo que uma das opções é o concurso da SEFAZ SC.

Este concurso está oferecendo 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual de Santa Catarina, com uma remuneração inicial podendo chegar a quase R$ 15.000,00.

Desse modo, preparamos uma comparação completa entre o concurso do ISS Aracaju com o da SEFAZ SC, com o objetivo de visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses dois certames, além de trazer o número de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram a prova do ISS Aracaju e que podem ser aproveitadas para a SEFAZ SC.

Banca e Estrutura das provas do ISS Aracaju e SEFAZ SC

A organizadora do concurso do ISS Aracaju foi a famosa CEBRASPE. A sua prova foi formada por 100 questões objetivas, mais 2 questões discursivas. Apesar de algumas disciplinas terem apresentado um nível de dificuldade baixo, outras trouxeram questões de alto nível.

Já para o concurso da SEFAZ SC, a banca será a FCC, a qual estava um pouco sumida dos concursos da área fiscal. Suas provas possuem como característica a presença de questões extensas, formadas por grandes enunciados e alternativas.

A prova da SEFAZ SC também possui 100 questões objetivas, porém, sem prova discursiva, o que agradou a uma grande quantidade de concurseiros.

Apesar de essas provas possuírem diferentes bancas, o conhecimento adquirido durante o seu estudo para a CEBRASPE pode ser aproveitado para a banca FCC.

Porém, é importante que haja um grande foco agora em questões da FCC, de modo a se familiarizar com o seu estilo de cobrança.

Disciplinas do ISS Aracaju e SEFAZ SC

Vamos agora entrar em um dos principais tópicos deste artigo, as disciplinas de cada concurso.

O concurso do ISS Aracaju cobrou as clássicas disciplinas da área fiscal, sem surpresas, sendo, porém, um conteúdo programático considerado extenso.

De maneira similar está o edital da SEFAZ SC, o qual está exigindo conhecimento sobre os principais tópicos cobrados nessa área, o que facilita o estudo para este certame.

Dito isso, iremos agora analisar quais são as disciplinas que estavam presentes no ISS Aracaju e que podem ser aproveitadas para a SEFAZ SC:

Disciplinas similares do ISS Aracaju e SEFAZ SC
Disciplinas similares do ISS Aracaju e SEFAZ SC

Você pode perceber, claramente, a quantidade de disciplinas similares entre estes dois concursos. Das 11 disciplinas da SEFAZ SC, 8 também estavam presentes no ISS Aracaju. Ou seja, 73% das disciplinas que você terá que estudar para a SEFAZ SC já foram estudadas enquanto você se preparava para o concurso do ISS Aracaju.

Entretanto, há um ponto de extrema relevância em relação às duas disciplinas tributárias específicas que precisam ser estudadas para o concurso da SEFAZ SC.

Porém, primeiramente, vamos olhar a tabela abaixo e visualizar a importância de cada disciplina para a prova da SEFAZ SC:

Estrutura da prova da SEFAZ SC
Estrutura da prova da SEFAZ SC

Perceba que as disciplinas específicas de Legislação Tributária e Direito Processual Tributário, as quais são formadas majoritariamente por leis tributárias específicas do estado de Santa Catarina, correspondem a quase 70% de toda a pontuação da prova.

Desse modo, como você já se preparou devidamente, em relação às demais disciplinas, para a prova de Aracaju, é de extrema importância que haja um foco maior nas leis específicas de SC.

Aulas do Estratégia para o ISS Aracaju e SEFAZ SC

O Estratégia Concurso já disponibilizou centenas de videoaulas e PDFs para o concurso da SEFAZ SC. Entretanto, muitas dessas aulas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do ISS Aracaju.

Desse modo, realizamos uma comparação completa entre os dois concursos, com o intuito de conferir quantas aulas presentes no curso do Estratégia Concursos para o ISS Aracaju podem ser aproveitadas para o certame da SEFAZ SC.

Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a SEFAZ SC:

Número de aulas para a SEFAZ SC
Número de aulas para a SEFAZ SC

Vamos agora tomar como referência o concurso do ISS Aracaju. Assim, como você já estudou todas as aulas do Estratégia para o concurso do ISS Aracaju, quantas delas poderão ser aproveitadasautomaticamente, para o concurso da SEFAZ SC? A resposta você pode conferir na tabela abaixo:

Similaridade das aulas
Similaridade das aulas do ISS Aracaju e SEFAZ SC

Vamos entender melhor o que esta tabela acima quer dizer.

Em relação à disciplina de Português, podemos observar que a aula 0 desta disciplina no curso do Estratégia da SEFAZ SC é também a aula 0 do curso do ISS Aracaju. A aula 1 também é a mesma para ambos concursos. De maneira similar, podemos observar que todas as aulas para a SEFAZ SC são iguais às do ISS Aracaju, para esta disciplina. Desse modo, vemos que há a compatibilidade de 100% da disciplina de português entre os certames, ou seja, todo o seu conteúdo da SEFAZ SC já foi estudado durante a sua preparação para o ISS Aracaju.

Já em relação à Direito Constitucional, vemos que a aula 0 da SEFAZ SC é a mesma do ISS Aracaju, assim como as demais aulas, as quais possuem correspondência com outras aulas do ISS Aracaju. Entretanto, a aula 9 da SEFAZ SC não possui correspondência com nenhuma aula estudada no curso do ISS Aracaju, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Assim, 15 das 19 aulas para a SEFAZ SC dessa disciplina já foram estudadas, o que corresponde a 79% de todo o seu conteúdo.

De maneira similar temos a disciplina de Direito Administrativo, em que podemos observar que 13 das 15 aulas já foram estudadas, o que corresponde a 87% de todo o conteúdo da SEFAZ SC, restando apenas 2 aulas para serem vistas.

Por sua vez, Direito Tributário possui apenas 1 aula diferente entre os dois concursos. Assim, das 14 aulas para a SEFAZ SC, 13 já foram estudadas durante a sua preparação para o ISS Aracaju, o que corresponde a 93% de similaridade.

Agora eu chamo a sua atenção para as disciplinas de Contabilidade, Direito Financeiro, Direito Civil e Direito Penal, uma vez que elas possuem relação de 100% com o ISS Aracaju, ou seja, todas as aulas para estas disciplinas já foram estudadas.

As demais disciplinas, as quais não estão representadas na tabela acima, precisam ser estudadas em sua totalidade para a SEFAZ SC.

Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico:

Gráfico da similaridade entre os concursos
Gráfico da similaridade entre os concursos

Podemos observar acima que 5 disciplinas da SEFAZ SC já foram totalmente estudadas (100%) durante a sua preparação para o ISS Aracaju. Além disso, Contabilidade Geral, Direito Administrativo e Direito Constitucional possuem correspondência de mais de 70%, sendo que algumas chegam próximas de 100%.

De uma maneira geral, das 156 aulas do curso do Estratégia para a SEFAZ SC, englobando todas as disciplinas, 112 já foram estudadas, ou seja, 72% de todo o conteúdo, restando apenas 44 aulas para serem vistas.

Desse modo, é possível perceber que aqueles concurseiros que prestaram o certame do ISS Aracaju e estudaram pelo Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da SEFAZ SC, sendo possível aproveitar uma grande quantidade de aulas que já foram estudadas.

Finalizando

Bom, pessoal! Apesar do concurso do ISS Aracaju já ter ocorrido, novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso de Analista da SEFAZ Santa Catarina.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a SEFAZ SC do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.