Artigo

Como retomar os estudos de administração para o TCM-SP?

Olá, pessoal! Tudo bem? No artigo de hoje, abordaremos dicas e diretrizes sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP. O foco deste artigo será o cargo de Agente de fiscalização – administração, especificamente na disciplina de administração.

Como sabemos, o concurso do TCM-SP foi suspenso devido à pandemia do novo Coronavírus. Conforme apurado pela nossa equipe de jornalismo em nosso blog, a retomada do concurso dar-se-á quando houver um abrandamento da crise sanitária. Portanto, ainda será lançado um novo cronograma para o certame.

Reconhecemos a dificuldade em se manter motivado estudando sem a perspectiva de data da prova. Porém, recomendamos que o candidato aproveite este tempo para aprofundar os estudos e chegar preparado à prova.

Com o edital publicado, mas sem data de prova, é fundamental que o candidato busque se manter focado, pois não há dúvidas de que os primeiros colocados no certame serão aqueles que conseguirem continuar com uma preparação de alto nível, mesmo diante do momento adverso.

Veja pontos que beneficiam o candidato que opte por prosseguir com a preparação para o certame:

  • Conteúdo programático e estrutura de prova definidos, o que possibilita ao candidato direcionar os seus estudos e reforçar possíveis pontos fracos na preparação.
  • Banca definidaVunesp – o que faz com que o candidato consiga direcionar os seus estudos de acordo com o perfil da banca.

Diante de todo o exposto, se você está em dúvidas sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, este artigo buscará auxiliá-lo. Continue conosco!

como retomar os estudos de administração para o TCM-SP
TCM-SP

Assuntos mais importantes para a Vunesp no TCM-SP

Iniciando a nossa análise sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, apontaremos aqui os quatro assuntos mais importantes em administração para a Vunesp.

A nossa equipe do Passo Estratégico fez uma análise do percentual de cobrança da banca em concursos semelhantes. Para quem não conhece, o Passo Estratégico é uma ferramenta que direciona os estudos do candidato aos pontos mais cobrados pela banca de cada concurso, após exaustivas análises sobre o perfil de cada uma das bancas, além de constituir uma poderosa ferramenta de revisões.

Não deixe de conhecer o pacote do Passo Estratégico para o cargo.

Sobre os temas mais importantes para a banca, destacam-se os seguintes (em ordem de prioridade):

  1. Gestão da qualidade;
  2. Estruturas organizacionais;
  3. Funções do processo administrativo;
  4. Evolução da Administração – Teoria Geral da Administração.

Nos próximos tópicos sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, abordaremos cada um destes assuntos.

Gestão da qualidade para o TCM-SP

Entrando nos assuntos apontados no tópico anterior sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, este tópico será dedicado à gestão da qualidade.

Sobre gestão da qualidade, busque dominar as principais ferramentas da qualidade, além da metodologia 5S e do Ciclo PDCA.

É importante conhecer, também, as eras da gestão da qualidade, principalmente a gestão da qualidade total, conforme exemplo na questão que segue abaixo:

Câmara de Bragança Paulista (2020)

“A teoria do controle da qualidade total tem como pedra fundamental uma definição de qualidade que tem como ponto de partida

A) a prosperidade dos funcionários.

B) o estudo de resultados.

C) a implementação de mudanças.

D) o estudo de um processo e o planejamento do seu custo financeiro.

E) o interesse do cliente.”

O gabarito é a alternativa E. A gestão da qualidade total, também conhecida como “Total Quality Management” (TQM), tem como principal foco as necessidades e interesses do cliente.

Nesse sentido, busca-se implementar a cultura de qualidade em toda a organização, envolvendo todos os colaboradores, de todos os níveis organizacionais, no compromisso da organização com a geração de valor e percepção de qualidade para o cliente.

Na gestão da qualidade total, há grande enfoque na busca pela excelência daquilo que está sendo realizado, com cada parte do processo assumindo o seu compromisso na criação de valor para o cliente final.

Estruturas organizacionais para o TCM -SP

Avançando com a nossa análise sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, este tópico será dedicado ao assunto de estruturas organizacionais. Trata-se de desdobramento da função administrativa de “organização”.

Sobre este tema, é importante que o candidato conheça as características dos diversos tipos de estruturas organizacionais. É importante, também, conhecer conceitos como centralização e descentralização e amplitude de controle.

Para auxiliá-lo com um resumo mais abrangente sobre o assunto, não deixe de ler o nosso Guia Definitivo sobre as Estruturas Organizacionais para concursos.

Veja como a banca já explorou o assunto, especificamente no que tange aos diferentes tipos de estruturas:

FITO (2020)

“A estrutura organizacional que combina as estruturas funcional e por produtos e que tem por vocação satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação é denominada

A) divisional.

B) colegiado.

C) matricial.

D) linear.

E) linha-staff.”

O gabarito é a alternativa C. Trata-se da estrutura matricial, que também pode surgir na sua prova com a nomenclatura de “organização em grade”. Neste tipo de estrutura, combina-se a estrutura funcional (verticalizada), com outro tipo de estrutura mais horizontalizada, comumente a por projetos, mas que pode ser também por produtos ou processos.

Não confunda a estrutura matricial com a linha-staff. Esta última caracteriza-se por manter as posições de linha como supervisão direta sobre o funcionário, com as posições funcionais assumindo a característica de staff, ou seja, assessoria para os órgãos.

Não deixe de estudar para a prova, também, as condicionantes da estrutura organizacional, que são: a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o tamanho.

Funções administrativas para o TCM-SP

Em mais um tópico de como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, estudaremos, agora, as funções administrativas, também conhecidas como processo administrativo.

Sobre este assunto, é importante o candidato dispensar o mesmo grau de atenção a cada uma das quatro funções. Isso porque o estudo das funções administrativas auxilia na compreensão de outros tópicos.

Perceba a relação da função de “organização” com as estruturas organizacionais (como citado no tópico anterior) e a relação da função “direção” com as temáticas de liderança, motivação e comunicação.

Para ilustrarmos a forma de cobrança da banca, optamos por abordar a função de “planejamento”. Veja a questão abaixo:

Unicamp 2019

“Dois dos pressupostos fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico são a definição dos princípios que norteiam o comportamento da organização e como ela se vê no futuro. Esses dois elementos aparecem na teoria do planejamento como, respectivamente,

A) regras e missão.

B) missão e visão.

C) valores e visão.

D) regulamentos e visão.

E) valores e missão.”

O gabarito é a alternativa C. Dentro do estudo do planejamento, é fundamental o candidato saber diferenciar os conceitos de missão, visão e valores, conforme abaixo:

  • Missão – é aquilo para o que a organização existe, para qual motivo ela foi criada, sua razão de existir e a contribuição que pretende dar à sociedade
  • Visão – é como a organização se projeta no futuro. Perceba que se coaduna com a segunda afirmação do enunciado, “como ela se vê no futuro”.
  • Valores – são as crenças da organização, os princípios éticos que informam quais comportamentos e atitudes serão aceitáveis ou não na organização. Vai ao encontro da primeira afirmativa do enunciado, “definição dos princípios que norteiam o comportamento da organização”.

Evolução da administração – teoria geral da administração para o TCM-SP

E fechando a análise dos tópicos mais importantes sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP, o assunto do presente tópico será a evolução da administração, ou teoria geral da administração.

A exemplo de várias outras bancas, a Vunesp tem predileção por cobrar a abordagem clássica da administração, englobando a administração científica e a teoria clássica. Entretanto, as outras teorias também devem receber atenção por parte do candidato que deseja estar entre os primeiros colocados.

Veja um exemplo de cobrança da banca sobre o tema:

EBSERH (2020)

“Historicamente, um dos primeiros teóricos na área de Administração foi Frederick W. Taylor. Entre seus estudos, estão o de “tempos e movimentos” e o “homem certo para atividade certa”. O que diferenciou o trabalho de Taylor em relação aos demais profissionais que o antecederam?

A) Análise, registro e exposição dos resultados.

B) Pré-teste, teste e pós-teste.

C) Atuação com base em evidências empíricas.

D) Utilização do método científico.

E) Adoção de modelos de probabilidade.”

Gabarito alternativa D. Taylor concebeu aquilo que ficou conhecido como a administração científica. Seu objeto de estudo era o chão de fábrica da organização, a forma pela qual os empregados executavam a tarefa.

Uma das principais contribuições de Taylor foi buscar ir além do trabalho realizado de forma empírica, tentando estabelecer “a melhor maneira” (the best way) de se executar determinado procedimento.

Para isso, utilizou-se do que ficou conhecido como o “estudo de tempos e movimentos”, buscando padronizar a execução de tarefas, acabando com o improviso e identificando a ciência por trás de cada atividade.

Conclusão

E chegamos ao fim do nosso artigo sobre como retomar os estudos de administração para o TCM-SP. Utilize as diretrizes aqui apresentadas para balizar os pontos a receberem maior atenção em seus estudos, contudo, sem descuidar dos outros temas apresentados pelo edital.

O nosso desejo é que este artigo seja importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.