Artigo

Língua Portuguesa para o TJ-SP: como estudar e revisar?

Fala, pessoal! No dia 29 de Julho, tivemos a publicação do Edital do TJ-SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. Serão 855 vagas que irão abranger a Comarca da Capital e todas as Circunscrições Judiciárias que compõem as 10 Regiões Administrativas Judiciárias. O concurso vem para confirmar a forte retomada de certames após um longo período de “represamento” de concursos. Neste artigo, forneceremos algumas dicas sobre como estudar e revisar a importante disciplina de Língua Portuguesa para o TJ-SP.

Nossa intenção será analisar o conteúdo programático da disciplina e direcionar seus estudos nessa fase de pós-edital, de forma que consiga aumentar sua eficiência. Vamos nessa?

Língua Portuguesa para o TJ-SP
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Análise do conteúdo de Língua Portuguesa para o TJ-SP

No edital do TJ-SP, a banca Vunesp incluiu apenas a disciplina de Língua Portuguesa no Bloco I da prova objetiva, atribuindo caráter classificatório e eliminatório. A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões da matéria para não ser eliminado.

Dentre o total de 100 questões, 24 serão sobre Língua Portuguesa, representando a matéria com maior número de questões na prova. Portanto, veja a importância de estar bem preparado.

Os assuntos previstos no conteúdo programático são esses:

  1. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais,
    literários e não literários.
  2. Informações literais e inferências possíveis.
  3. Ponto de vista do autor.
  4. Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão.
  5. Significação contextual de palavras e expressões.
  6. Sinônimos e antônimos.
  7. Sentido próprio e figurado das palavras.
  8. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem:
    substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção.
  9. Concordância verbal e nominal.
  10. Regência verbal e nominal.
  11. Colocação pronominal.
  12. Crase.
  13. Pontuação.

Outro ponto muito relevante é que a prova de Língua Portuguesa será o segundo critério de desempate dos candidatos. Lembre-se que, em concursos com muitos candidatos, é bastante comum que muitos deles terminem com a mesma pontuação. Veja como dispõe o edital:

No caso de empate, dar-se-á preferência ao candidato que, sucessivamente:
a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos até o encerramento das
inscrições (Lei 10.741/2003);
b) tiver obtido o maior número de acertos na Prova de Língua Portuguesa;
c) tiver obtido o maior número de acertos na Prova de Conhecimentos em Direito;
d) for mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 (sessenta) anos;
e) tiver maior número de filhos menores de 18 anos de idade até o encerramento das
inscrições;
f) for casado;
g) for servidor do Poder Judiciário, sob qualquer regime, dando-se preferência ao mais
antigo;
h) tenha prestado serviço gratuito nos Juizados Especiais;
i) tenha prestado serviço gratuito ao Juízo da Infância e Juventude;
j) tenha prestado serviço à Justiça Eleitoral; e
k) tenha servido, como jurado, do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

Análise estatística de Língua Portuguesa para o TJ-SP

Como sabemos, o fator tempo no pós-edital pode ser considerado uma matéria à parte. Isso porque muitos são os assuntos a serem estudados ou revisados, e é praticamente impossível ter contato com todo o conteúdo. Por conta disso, o aluno deverá analisar o custo-benefício de dedicar determinado tempo para leitura de um assunto, devendo sempre optar por aqueles de maior incidência.

De forma a ajudá-los nesse processo decisório, fizemos uma análise estatística de incidência para a disciplina de Língua Portuguesa.

Utilizando o Sistema de Questões e buscando por questões da banca Vunesp nos últimos anos, referentes aos assuntos acima apresentados e divididos por aula do nosso curso, dentro da Área de Tribunais, encontramos um total de 320 questões, distribuídas da seguinte forma:

Análise de Língua Portuguesa para o TJ-SP
Incidência de questões por aula do curso

Conclusões sobre a análise estatística e dicas importantes para o pós-edital

Observando a tabela apresentada acima, já conseguimos extrair informações importantes para direcionar nosso processo de revisão na reta final. A principal delas é que quase 25% das questões se referem à análise e interpretação de textos. E isso realmente é uma característica da banca Vunesp em provas de Língua Portuguesa.

Isso significa que, dentro da análise custo-benefício que já citamos, você deve depositar todo seu esforço na retenção do conhecimento desse assunto na hora de revisar.

Vale destacar que quando falamos de análise e compreensão de textos, estamos nos referindo aos textos verbais e não verbais. Fiz questão de ressaltar esse ponto pois outra característica da banca em provas de português é a cobrança de interpretações do leitor sobre cenas de charges, quadrinhos e outras imagens.

Além dos textos, outro assunto com bastante relevância é a Sintaxe da oração e do período, além da Colocação Pronominal.

A sintaxe é a parte da gramática que estuda a estrutura da frase, analisando as funções que as palavras desempenham numa oração e as relações que estabelecem entre si. A sintaxe estuda também as relações existentes entre as diversas orações que formam um período. Nesse assunto, além de saber as regras para identificação das funções sintáticas (sujeito, predicado, adjunto adnominal, complemento nominal etc.), é muito importante também entender as relações de sentido entre partes de uma oração ou frase (causa, consequência, condição etc.).

A questão abaixo, retirada do concurso do TJ-SP 2017 e elaborada pela Vunesp, ilustra um modo muito comum de cobrança dessa parte da matéria:

Questão de Língua Portuguesa TJ-SP
Questão de Língua Portuguesa – TJ-SP 2017

Sobre o tema Colocação Pronominal, questão certa em praticamente toda prova de Língua Portuguesa, não há muito o que fazer além de decorar as principais regras para as três posições possíveis dos pronomes:

Próclise – pronome aparece antes do verbo. Ex: Nada me perturba.
Mesóclise – pronome aparece no meio do verbo. Ex: A inovação do setor ajudar-nos-ia significativamente.
Ênclise – o pronome aparece depois do verbo. Ex: Não era minha intenção machucar-te.

Perfil da banca Vunesp

A banca Vunesp é amplamente conhecida no mundo dos concursos por ser uma banca bastante literal e prática. Suas questões de Língua Portuguesa dificilmente serão longas e complexas. Normalmente, o foco da banca nessa matéria está na interpretação de textos verbais e principalmente não verbais, explorando a capacidade de entender o verdadeiro sentido de determinados termos e imagens.

Veja abaixo algumas questões retiradas do concurso do TJ-SP 2017, elaboradas pela Vunesp, e repare a importância que a banca atribui para a interpretação de textos verbais e não verbais:

Questão de Língua Portuguesa – TJ-SP 2017
Questão de Língua Portuguesa – TJ-SP 2017

Guia de Estudos de Língua Portuguesa para o TJ-SP

Durante um pós-edital, não há método melhor de estudo do que a prática intensa de exercícios, principalmente aqueles elaborados pela banca que conduzirá o concurso. Para facilitar o processo de “filtragem” das questões de acordo com as particularidades de cada edital de concurso público, foram criados os Guias de Estudo.

Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões, por Matéria, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital. É uma ferramenta muito importante para o aluno que não quer perder tempo selecionando questões e montando seu caderno.

Clique aqui para acessar o Guia de Estudos. Após isso, selecione a disciplina de Língua Portuguesa.

Ferramentas para Revisão de Língua Portuguesa para o TJ-SP

Antes de apresentar algumas ferramentas que irão facilitar sua revisão nessa reta final para o concurso, é importante destacar que o melhor material de revisão sempre será o seu. Isso porque ninguém melhor do que o próprio aluno para identificar suas dificuldades e registrá-las no material de estudo.

No entanto, possuímos algumas importantes ferramentas que podem ajudar a complementar seu material de revisão nesse momento. Além do Guia de Estudos citado acima, temos os seguintes produtos:

  1. PDF Simplificado: apresenta toda a teoria e algumas questões ao aluno, mas poupa-o de parágrafos mais longos com o objetivo de priorizar a celeridade;
  2. Marcações dos Aprovados: nesse arquivo, uma equipe de alunos aprovados em concursos faz as marcações/grifos nos trechos mais importantes do material;
  3. Passo Estratégico: material de revisão formado por PDFs “enxutos” (na média, possuem cerca de 30 páginas, otimizando o tempo do aluno) e que são produzidos por especialistas em cada uma das matérias, com farta experiência em concursos públicos;
  4. Bizu Estratégico: Trata-se de um material ainda mais sumarizado quando comparado ao Passo Estratégico, sendo muito útil para uma revisão de véspera, por exemplo.

Vale lembrar que todas essas ferramentas ficam disponíveis na Área do Aluno para os assinantes do Estratégia.

Considerações Finais

Pessoal, espero que essas dicas de estudo sejam úteis para facilitar o processo de revisão na reta final para o concurso do TJ-SP, em específico para a disciplina de Língua Portuguesa

Um forte abraço e ótima prova!   

Vinícius Peron Fineto.

Instagram: @viniciuspfineto 

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.