Artigo

Comecei a estudar para concurso público, o que eu faço?

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre o que fazer quando se decide começar a estudar para concurso público. Vamos lá?

Comecei a estudar para concurso público, o que eu faço?

Se você está lendo aqui é porque você decidiu que vale a pena estudar para concurso público

Como vemos constantemente, mesmo em épocas de crise política, econômica e sanitária, os impactos sofridos por quem trabalha no pelo serviço público ainda são bem menores do que na iniciativa privada. 

Estudar para concurso sempre foi visualizado como o melhor caminho para quem busca estabilidade, bom salário, boa carreira, benefícios e qualidade de vida (principalmente, quem não quer?).

Mas se você decidiu que vai entrar nesse mundo, vai ter que organizar sua rotina para isso, não é?

Porque para esses benefícios todos, temos que pagar o preço: Muito estudo!

Comecei a estudar para concurso público: 1° Passo

Antes de tudo, verifique quais concursos públicos te atraem, não foque apenas na remuneração (claro que ela é importante, mas não é a única coisa, afinal, todos os dias você vai fazer aquilo, certo?)

Você precisa escolher uma área que você se identifique com o trabalho, pode fazer a opção por uma que ofereça cargos relacionados à sua formação acadêmica. Desse modo, pode ser que você se sinta mais confortável estudando os conteúdos e sinta mais afinidade com as atribuições do cargo.

Atualmente, os concursos públicos estão cada vez mais concorridos, com isso um grave erro cometido pelos concurseiros é a falta de foco, já que muitos acabam querendo fazer todos os concursos que vão surgindo. Fazendo isso, torna-se praticamente impossível estudar de maneira focada para algum concurso.

Alguns pontos você deve levar em consideração ao definir a área:

  1. Enumere os seus talentos e veja se encaixam na carreira.
  2. Conheça as áreas de concurso.
  3. Saiba quais são os requisitos para fazer os concursos dessa área.
  4. Veja se você se identifica com as atribuições do cargo.
  5. Procure saber sobre o plano de cargos e benefícios.

Comecei a estudar para concurso público – Como determinar o tempo que tenho disponível para estudo.

Depois de escolher a área que você pretende focar, você deve organizar como você vai estudar.

Mas como eu faço isso?

Antes de tudo, você deve definir quanto tempo você tem disponível diariamente para estudar, isto é, você tem que levantar todas suas obrigações diárias: trabalho, exercícios, alimentação, etc.

Faça um levantamento de todas as suas obrigações, a partir desse levantamento veja quanto tempo sobra para o estudo, lembrando que você deve fazer do estudo sua prioridade, logo não dá para determinar que só tem 20 minutos por dia para estudo porque precisa ver aquela série que está todo mundo assistindo (você vai ter muito tempo para isso depois da sua nomeação rs), você deve levar em consideração também qual horário funciona melhor para você (seja manhã, tarde ou noite).

Acorde um pouco mais cedo do que você costuma acordar e divida seu horário de estudo em blocos, estudando um pouco cada momento do dia você verá que seu estudo será mais leve. Mas atenção, você não deve se sacrificar ao ponto de ficar exausto.

Diminua seus momentos de lazer, você não deve cortar totalmente o seu tempo de lazer, mas sim administrar melhor ele, estipule um dia por semana ou um período de um dia para ser seu dia de lazer.

Quando você determina o seu horário de estudo, fica mais fácil de desenvolver uma rotina diária (afinal, a palavra-chave do estudo para concurso é: HÁBITO).

Sendo assim, você deve estipular uma carga horária que você sabe que conseguirá cumprir, não invente de definir metas impossíveis, ao fazer isso é mais fácil você se frustrar e tornar o não cumprimento do seu estudo uma regra e não uma exceção.

Como determinar as matérias que vou estudar

Determine quais matérias você vai estudar, uma boa base é o edital anterior do concurso público que você almeja, normalmente os órgãos públicos mantêm um padrão de conteúdo nos seus concursos. Sendo assim, uma boa alternativa é estabelecer as disciplinas que têm que estudar com base no edital da última prova, provavelmente vai ser necessário apenas pequenas mudanças.

Depois que você levantou quais matérias que caem no seu concurso, determine aproximadamente umas 6 para você começar os estudos, comece por matérias que servem de base para outras (exemplo: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Contabilidade Geral, Português, etc).

A medida que você for acabando essas matérias, pode ir adicionando as demais, lembrando sempre de manter as disciplinas finalizadas nas revisões periódicas.

Como determinar a metodologia dos estudos

Você agora deve definir que metodologia de estudos irá seguir: se vai ser ciclo de estudos ou cronograma.

O método de ciclo de estudos considera a sequência de disciplinas que devem ser estudadas em uma ordem determinada anteriormente, independentemente do dia ou horário que você vá estudar. Nesse caso, caso você não consiga terminar uma matéria por algum motivo, será possível recomeçar os estudos a partir de onde parou no ciclo.

Exemplo: Se em um ciclo a pessoa determina que serão reservadas 1 hora e meia para Direito Constitucional e 1 hora e meia para Direito Administrativo. Vamos supor que essa pessoa só consiga estudar 1 hora na segunda-feira, mas na terça ela consiga estudar 2 horas, ela estudará 1 hora Direito Constitucional na segunda, na terça ela estudará primeiro a meia hora restante de constitucional e posteriormente 1 hora e meia de Direito Administrativo.

Se a pessoa não conseguir, por algum motivo, estudar em um dia da semana, ela deverá retornar ao ponto em que parou no último dia de estudo.

Como defino os objetivos de curto e médio prazo

Agora você deve definir objetivos de curto e médio prazo.

Ao definir esses objetivos, você acaba combatendo a procrastinação e torna mais fácil continuar empenhado no seu propósito. Assim, você deve definir pequenos objetivos (ex: quero acabar português em 2 meses) e objetivos de médio prazo (ex: acabar todo o edital em 1 ano).

Ao estabelecer um sistema de metas e recompensas fica mais fácil você manter o ânimo para prosseguir nos estudos. Até porque para passar em concurso público precisa normalmente de um horizonte temporal de médio/ longo prazo, é importante você estabelecer uma prioridade e aliar essa prioridade a algo prazeroso após a sua conclusão (como um período de descanso, um dia de folga, entre outros).

Mas lembre-se: esses objetivos devem ser alcançáveis, uma vez que ao criar objetivos impossíveis, torna-se mais fácil você se frustrar e acabar desistindo.

É aconselhável você estabelecer um objetivo “fácil” e a medida que for evoluindo, você pode ir dificultando gradativamente.

Comecei a estudar para concurso público: Defina pequenos intervalos de estudo e o seu dia ou parte do dia “livre”

Definir pequenos intervalos entre os períodos de estudos possibilita você continuar estudando com o gás. Fazer pequenas pausas, faz com que seu cérebro volte para os estudos mais focado.

Com pequenas pausas, por exemplo, a cada 60 minutos de estudo, sua mente poderá se recuperar e continuar absorvendo informação como antes.

Determinar um dia por semana de “folga” ou uma parte desse dia, vai fazer com que você retorne mais descansado e evitar “estafar”.

Descanse se sentir necessidade

Sua rotina de estudo não deve ser um fardo. Ou seja, caso você sinta necessidade ou esteja muito cansado em um determinado dia, não se obrigue a estudar de qualquer maneira. Afinal, seu nível de aproveitamento do conteúdo será muito baixo. Além disso, tender a só te deixar mais estressado e com maior dificuldade em manter a rotina no dia seguinte.

Alguns dias que você sentir que não está rendendo tanto pode optar por estudo passivo, assistir vídeo aula, por exemplo, vai fazer com que você consiga estudar algo e manter a rotina do dia, sem cansar mais.

Ao decidir estudar para concurso, você deve ter em mente que o “normal” é não passar no concurso público dos seus sonhos de primeira, por mais que tenha alguns casos que estudaram 4 meses e passaram em concursos difíceis, isso não é o “comum”. A preparação para um concurso público não se dá da noite para o dia.

O estudante deve ter paciência para lidar com frustrações ao longo do caminho de estudos e manter a dedicação para no futuro colher os frutos. A preparação para concurso se assemelha a uma longa fila. Os que estão estudando a um tempo e que dominam as matérias, estão na frente da fila, uma vez que já sacrificaram mais tempo, estando mais perto da sua aprovação. À medida que esses estudantes do começo da fila vão sendo aprovados, essa fila vai andando.

Mesmo que o estudo para concursos exija que você se dedique durante uma parte da sua vida, esse período de dedicação nem se compara ao restante da sua vida que você vai ter disponível para usufruir dos benefícios daquele cargo público. Ou seja, todo esse sacrifício valerá a pena no futuro, a maioria das pessoas querem estabilidade, bons salários, qualidade de vida, etc, mas nem todos estão dispostos a pagar o preço.

Comecei a estudar para concurso público – Por fim, mas não menos importante: Crie uma Rotina, ou seja, ESTUDE!

Para não desanimar, você deve estabelecer o estudo como a sua prioridade. Aliás, a sua rotina de estudos não deve ser considerada apenas mais uma ocupação que você terá ao longo da semana, mas sim como a principal prioridade da sua semana. 

Resumindo:

1. Planeje a sua própria rotina de estudos de modo que você tenha uma visão geral das disciplinas e conteúdos que serão abordados, assim como suas obrigações diárias fora o estudo;
2. Determine o estudo como a sua prioridade número 1;

3. Trate o estudo como um objetivo de vida e não como um fardo;

4. Separe os conteúdos que possui mais dificuldade primeiro, já que sua mente vai estar descansada;

5. Reserve um lugar silencioso para o seu estudo, para evitar ao máximo as distrações;

6. Se o método que você está utilizando não está funcionando, reveja esse método, mas não desista.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.