Artigo

Recurso PMPA Atualidades 2021

Olá, pessoal! Tudo bem? Recurso PMPA Atualidades. Segue a sugestão de recurso para a questão que tratava da produção da soja em Santarém, Marabá e Redenção. Na minha interpretação, não há alternativa correta. Seguem os conceitos e fontes para tentarem impetrar um recurso bem fundamentado.

Quer revisar em alto nível? Conheça o Passo Estratégico.

Conceitos, texto do enunciado e referências

Recurso PMPA Atualidades

Enunciado

“Hoje em dia, o crescimento de alguns polos de plantio de soja na região de Santarém e de Marabá e Redenção, no Pará, reflete a implementação de políticas estaduais de incentivo a plantios comerciais fora das áreas de expansão dessa cultura nos cerrados de Mato Grosso, Tocantins e de Balsas, no sul do Maranhão e Piauí.  “

Continuação do texto usado no enunciado

“Associada ao processo de expansão da fronteira agrícola, a distribuição espacial das áreas desmatadas, assim como dos focos de calor, reflete, diretamente, o crescimento de atividades intrinsecamente articuladas a esse processo, tais como a extração de madeira e a abertura de pastagem, que compõem, juntamente com a expansão do cultivo de grãos, um mosaico de usos diferenciados do espaço amazônico que vêem alterando, de forma radical, a dinâmica tradicional de ocupação da Amazônia brasileira.

Com efeito, a entrada da agricultura capitalizada na Amazônia constitui uma novidade histórica no uso da terra de uma região cuja economia girava em torno da atividade extrativa mineral e do extrativismo vegetal, principalmente, da borracha, cuja sobrevivência, na atualidade, depende, em grande parte, do empenho das populações locais em preservar suas formas coletivas de apropriação e uso dos recursos naturais, contando para isso com forte apoio internacional.”

Referência IBGE

O texto deixa claro o caráter comercial da agricultura em expansão na Amazônia e apesar de Santarém, Marabá e Redenção estar fora da área de expansão da fronteira agrícola tradicional, o model de agricultura comercial é o predominante e o estimulado nas cidades citadas. O modelo é o plantation do agronegócio da soja, cuja produção é voltada à exportação, para produção sobretudo de ração animal.

Agronegócio, conceito

O agronegócio é tido como um feixe de cadeias produtivas, definidas como uma sequência coordenada que, a partir de insumos, chega à produção e à distribuição de derivados. O agronegócio remete ainda ao conceito de complexo agroindustrial, com o que se enfatiza o caráter evolutivo da produção primária simples para o intrincado conjunto de segmentos interdependentes.

Referência

O agronegócio é organizado no modelo de plantation, ou seja, grandes propriedades monocultoras, com a produção voltada principalmente para a exportação. O conceito é tradicional e consolidado, com caracterização até nos dicionários de língua portuguesa, como

Plantation, definição

“plantations: propriedades com mais de 100 hectares, usando trabalho assalariado para a produção de uma ou duas mercadorias agrícolas para exportação ultramarina”

Referência Mint, Sidney. A antropologia da produção de plantation. Pág. 27

É um conceito tão tradicional que consta nos dicionários:

Grande extensão de terra que se destina ao cultivo de produtos tropicais (banana, café, laranja, borracha etc.), geralmente com fins de exportação.

Referência

E em sites especializados do setor:

“Plantio e cultivo voltados para o mercado externo”

Referência

A questão aplicada, comentários e referências

Recurso PMPA Atualidades

a) Errado. O desenvolvimento de novos polos do agronegócio é um fator de desenvolvimento das cidades e surgimento de novos núcleos de povoamento na Amazônia.

“Com efeito, a criação de novos povoados, vilas e cidades, isto é, a distribuição das sedes urbanas constituem fator preponderante na dinâmica de expansão da fronteira agropecuária nessa imensa região cuja vida econômica era pautada, até há bem pouco tempo, pelo ritmo e acessibilidade ditados pelo traçado dos rios.”

Referência IBGE

b) Errado. O próprio texto indica os investimentos públicos do Pará, e além da soja, também há investimentos em dendê e açaí, por exemplo  

Referência Agencia Pará

c) Errado. “fortalecimento de um setor agropecuário local, mais articulado com o mercado nacional.” A afirmação é imprecisa, e o modelo é o plantation da agroindústria, sinônimo de agronegócio. O conceito de plantations e agricultura comercial pressupõe produção voltada principalmente para exportação.

Referência IBGE

d) Errado, pois as atividades agroindustriais estão aumentando, o contrário da afirmação. Por exemplo, com a expansão da soja, também surgem novas fábricas de ração, por exemplo.

e) Errado, pois a expansão das atividades do agronegócio implica no aumento do comércio, principalmente o internacional.

Conclusão

De acordo com o exposto, solicito a anulação da questão por não ter alternativa correta.

É isso aí, pessoal! Creio que será muito válida a tentativa de recurso. Comente no artigo sua opinião e se vai tentar.

Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.