Artigo

Como estudar com um bebê recém-nascido: desafios da mãe concurseira

Como estudar com um bebê recém-nascido e outros desafios das mães no mundo dos concursos

Como estudar com um bebê recém-nascido
como ser mãe e concurseira ao mesmo tempo

Estudar para concursos públicos por si só já não é tarefa fácil. Aliar os estudos com o cuidado com os filhos, por sua vez, aumenta, em muito, a dificuldade. Com bebê recém-nascido, então, a situação fica ainda mais complicada.

É inegável que, em muitas das vezes, essas mulheres, em prol do cuidado com os filhos, acabam por adiar a carreira profissional, embora sonhem com o concurso público justamente para garantir uma vida melhor para sua família.

Por outro lado, nesse artigo, colhemos o depoimento de uma mãe que já foi concurseira, cuidou de seus filhos pequenos no período em que estudou para concursos públicos e conseguiu a tão sonhada aprovação.

Com base na experiência dessa incrível mulher, apresentaremos algumas dicas fundamentais para as mães concurseiras conciliarem sua rotina de estudos com o trato com os pequenos, mesmo com os bebês recém-nascidos.

Como estudar com um bebê recém-nascido: desafios da mãe concurseira

Waleska Alvarenga

Coach do Estratégia Concursos e aprovada em dois concursos para Delegada de Polícia (RS e MG), Waleska não abriu mão dos estudos quando seus pequenos nasceram. Mãe de dois meninos, Pedro e Lucas, atualmente com 14 e 8 anos, ela manteve o foco mesmo quando os filhos ainda eram recém-nascidos.

Quando seu primeiro filho nasceu, ela estava estudando para o Exame da Ordem (OAB). Seis anos depois, teve seu segundo filho, momento em que seu foco estava nos concursos policiais.

Waleska contou que, como todo recém-nascido, seus filhos acordavam frequentemente para mamar, inclusive de madrugada. Por outro lado, dormiam bastante durante o dia. Geralmente, a soneca durava a tarde toda, das 13h às 17h, sem interrupções. Assim, ela aproveitava metade desse tempo para tirar um cochilo, porque, como eles acordavam à noite, ela ficava cansada. Em seguida, já se sentia disposta para assistir a videoaulas e ler os resumos para se preparar para a prova.

Ela tinha consciência de que não conseguiria estudar muitas horas por dia, pois sua prioridade era o bebê recém-nascido, contudo não queria deixar de estudar.

Portanto, o tempo que tinha, mesmo que fosse pouco, era muito bem aproveitado.

Waleska conseguia estudar, em média, duas horas por dia, mas com qualidade. Para isso, teve o apoio do marido todo o tempo.

Quando Pedro, seu filho mais velho, completou seis meses, Waleska prestou a primeira fase do exame da OAB e foi aprovada. A partir daí, teve a ajuda de sua mãe durante os estudos para a segunda fase. A avó ficava com o bebê para que ela pudesse ir até ao cursinho, que, na época, era presencial.

Deu tudo certo e ela se tornou advogada!

Waleska advogou por alguns anos até decidir ingressar no mundo dos concursos, que coincidiu com a gravidez de Lucas, seu caçula, mas não impediu sua jornada.

Com o nascimento de seu segundo filho, ela já tinha noção de como seria a rotina com um bebê recém-nascido, já que não era mais mãe de primeira viagem. Aproveitou a licença-maternidade para estudar, mas, mesmo assim, não foi nada fácil.

Muitas vezes, passava o dia estudando com o bebê no colo, dando mamadeira ou fazendo-o dormir e também tinha que dar atenção ao filho mais velho.

Por isso, a média diária de estudos era de, no máximo, duas horas. Dificilmente estudava nos fins de semana e contava com a ajuda e apoio de seu marido e de sua mãe.

Ao mesmo tempo que estudar e cuidar de um bebê eram tarefas extremamente complicadas para se fazer simultaneamente, seus filhos eram seu maior incentivo para continuar, por isso ela não desistiu.

Consequentemente, os frutos foram colhidos e foi aprovada não apenas em um, mas em dois concursos para o cargo de Delegada de Polícia, dos Estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Como estudar com um bebê recém-nascido: desafios da mãe concurseira:

Pontos em Comum

Dos relatos dessas mães concurseiras, foi possível extrair alguns pontos-chave, que fizeram a diferença na hora de suas aprovações:

1. Transforme o obstáculo em seu maior incentivo

É comum e esperado as mães concurseiras sentirem-se sem força pelo estresse da rotina do dia-a-dia, com estudos e bebê. De fato, não é nada fácil e a palavra-chave é superação. Não há superação sem ação e, para tanto, essencial uma força motivadora.

No caso, as mães têm a maior delas: seus filhos. Talvez, sem eles, elas não teriam impulso suficiente para perseguirem seu objetivo e passarem por cima de todas as barreiras.

2. Mantenha sua prioridade e não se culpe

Superação e autoconfiança estão conectadas. Tenha fé em si mesma e confie. Mesmo não estando em seu melhor momento como concurseira, pois o protagonismo, no momento, é ser mãe. Seu filho é sua maior prioridade e se orgulhe disso.

Tenha em mente que, apesar disso, você está dando o melhor possível e aproveitando todas as oportunidades que tiver para estudar. A chance de sucesso será muito maior se os ânimos forem fortalecidos e os pensamentos negativos afastados para que não te impeçam de se concentrar.

3. Organize seu tempo

O bebê recém-nascido depende da mãe na maior parte do tempo. Por isso, aproveitar para estudar no horário da soneca diurna é fundamental. Conheça a rotina de seu pequeno para conseguir estabelecer um padrão. Até para o próprio bebê é importante a habitualidade desde cedo.

Quando o bebê estiver maior, dedique as horas em que ele for para a escolinha para estudar. Já na parte da noite, organize suas tarefas para que sobre um tempo para o estudo. Mesmo que seja meia hora: se for com qualidade e sem interrupções, fará a diferença!

Com o passar do tempo, será possível traçar um cronograma de estudos e fazer a divisão de disciplinas diárias.

Otimize seu tempo. Por exemplo, se estiver no trânsito ou fazendo alguma tarefa doméstica, faça uso dos audiobooks, como o Estratégia Cast para revisar, espalhe mapas mentais pela casa, siga, nas suas redes sociais, professores, bem como, páginas e grupos específicos para o concurso que você quer prestar.

Toda hora é hora. Sua prioridade é seu bebê, mas o estudo não pode deixar de ser um de seus maiores objetivos também. Por isso, faça bom proveito de seu tempo.

4. Peça ajuda

Infelizmente, não são todas as mães que têm por perto algum familiar para ajudar com o bebê ou possuem condições financeiras para contratar uma babá. No entanto, para aquelas que podem contar com esse auxílio, não abram mão.

Em regra geral, a mãe arca com a responsabilidade pela maior parte das tarefas com o bebê, mesmo àquelas que têm ao seu lado o pai da criança, que não deveria apenas auxiliá-la, mas sim, dividir as funções.

Mesmo as mães sendo insubstituíveis, muitas funções podem ser delegadas e compartilhar essa rotina com outros membros da família ou com uma babá já ajudará muito no estudo para concursos públicos.

Como estudar com um bebê recém-nascido: desafios da mãe concurseira:

Opte por cursos online

Por sorte, hoje é possível estudar sem sair de casa com os cursos online. Será muito mais fácil estudar com um bebê no conforto de seu lar do que ter que se deslocar para um cursinho.

Por sinal, o Estratégia Concursos é referência na preparação de alunos para Concursos Públicos e conta com cursos preparatórios para certames das mais diversas áreas, por meio de PDFs, videoaulas, sistema de questões, acompanhamento com coach, trilhas individualizadas e muito mais!

Como estudar com um bebê recém-nascido: desafios da mãe concurseira:

Conclusão

Estudar com bebê recém-nascido não será tarefa fácil, mas como visto nos depoimentos acima, não é impossível. Veja na dificuldade o incentivo e não desista.

Não esqueça que sua força de vontade e perseverança em alcançar a aprovação servirão, futuramente, de exemplo ao seu filho. Além do mais, a estabilidade financeira oriunda de um cargo público garantirá uma vida muito mais tranquila e confortável para sua família!

Assim, espero tê-la ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.