Artigo

Olho nos Tribunais da Justiça do Trabalho – Matérias cobradas, convocações e chances de Edital em 2017

 

Fala galera!

Após o post sobre Tribunais da Justiça Eleitoral chegou a hora da Justiça do Trabalho. Mais uma vez compartilho com vocês informações relevantes que utilizo para direcionar meus alunos (coachees) sobre perspectivas da área bem como para planejar e montar os ciclos de matérias a serem estudadas.

O resumo abaixo traz dados do Tribunal Superior do Trabalho – TST bem como dos Tribunais Regionais do Trabalho – TRTs com chances de abertura de edital em 2017 (atualizado em 02/02/2017), além de um comparativo do total de vagas do edital X o total de candidatos convocados (atualizado em 02/02/2017) e quadros contendo as disciplinas cobradas no último concurso de cada um desses órgãos.

Ao final do post escrevo sobre a importância do planejamento no estudo para concurso e deixo uma dica sobre como começar a preparação para a área de Tribunais da Justiça do Trabalho.

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

– Cargos analisados:

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

– Tribunais da Justiça do Trabalho com possibilidade de Edital em 2017:

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

– Vagas publicadas no Edital X Total de candidatos convocados: destaquei os órgões que convocaram um grande quantitativo de aprovados. De maneira geral o alto número de convocados é um grande atrativo dos concursos da área!

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

– Disciplinas cobradas no último concurso de cada órgão: utilizei nas tabelas abaixo um escalonamento em cores destacando as disciplinas mais cobradas, de maior peso e/ou mais densas em conteúdo e que, portanto, merecem uma atenção maior do candidato na montagem do ciclo de estudo.

 

> Técnico Judiciário – Área Administrativa:

Obs.: em geral são cobradas “noções” nas disciplinas de Direito, mas a profundidade dos tópicos varia de um órgão para o outro.

 

> Analista Judiciário – Área Administrativa:

Obs.: em geral são cobradas “noções” em algumas disciplinas de Direito, mas a profundidade dos tópicos varia de um órgão para o outro.

 

> Analista Judiciário – Área Jurídica:

Obs.: pela exigência de formação específica em Direito, ocorre um maior aprofundamento nos tópicos das disciplinas da área.

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

A base de qualquer preparação de alto nível para concurso passa por um bom planejamento:

Onde estou: quem sou, quais são os meus problemas, de quais recursos disponho, quais são meus pontos fortes e pontos fracos?

Aonde quero chegar: quem quero ser, qual a minha meta, em que área vou atuar?

Como vou chegar: estabelecer a carga horária, mapear as disciplinas, escolher os materiais, definir o local etc.

O planejamento pode não garantir a sua aprovação, mas certamente dará a você uma vantagem competitiva fantástica! Um candidato que conhece seus pontos fortes e fracos, que sabe o que quer e como quer consegue alocar recursos e esforços de forma adequada e age com mais segurança.

Para quem tem como foco os Tribunais da Justiça do Trabalho recomendo que, em seu planejamento, dedique boas horas líquidas de estudo para adquirir uma base sólida nas seguintes matérias: Português, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito do Trabalho. Incorpore outras disciplinas em seu ciclo e aos poucos vá avançando, passo a passo!

Importante: seu planejamento não é estático. Ele pode (e deve) ser ajustado. O que não pode mudar é a disciplina com sua rotina de estudos. Busque sempre ser o melhor naquilo que você se propuser a fazer!

Conte comigo para auxiliá-los nessa caminhada!

Um abraço,

André Costa Chaves

Coach do Estratégia Concursos

 

Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/coachandrec

Conheça a minha trajetória no mundo dos concursos.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo ou me mande um e-mail: [email protected]

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Mirza! Veja no link abaixo o cursos do Estratégia voltados ao concurso do TST: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tst/ Abraços!
    André Chaves em 09/02/17 às 16:39
  • Olá, André ! Vejo que há possibilidade do concurso para o TST sair, entretanto, não vejo os cursinhos disponibilizando cursos antecipados; o que na minha opinião é um erro. Se os próprios professores orientam aos alunos começarem a estudar antes de sair o edital, por que os cursinhos não estão disponibilizando material atualizado para quem queira se preparar com antecedência?? No aguardo, Mirza Rachel
    Mirza Rachel em 09/02/17 às 12:09
  • Caro Fillipe, específico para o RJ ainda não temos previsão, mas o Estratégia possui cursos regulares para TRT. Um abraço! 
    André Chaves em 08/02/17 às 17:03
  • Olá! Não recomendo montar um ciclo pré edital com 19 disciplinas de forma a englobar, na prática, 4 concursos (tjaa trt, tjaa trf, ajaa trt e ajaa trf). Mesmo que você tenha 100% do seu tempo livre e dispinível para o estudo, será muito complicado avançar com toda a teoria de forma sustentável. Começe pelas disciplinas comuns às áreas para criar uma boa base e aos poucos incorpore outras matérias. Quanto a estudar só para tjaa ou para tjaa e ajaa, preciso de mais informações para tentar ajudá-lo, como, por exemplo, regiões de interesse. Há concursos em que o edital de ajaa e tjaa são bastante semelhantes, variando apenas a profundidade dos tópicos. Se for o caso, vale estudar para ambos. Do contrário, melhor estudar "só" para tjaa, dado que historicamente é o cargo que mais convoca. Um abraço!
    André Chaves em 04/02/17 às 16:52
  • Show de bola. O estratégia ainda não tem curso aberto para o TRT-RJ. Tem alguma precisão André ?
    Fillipe em 03/02/17 às 20:49
  • É melhor um ciclo de disciplinas por área administrativa (analista e técnico) ou por um só cargo ( analista ou técnico) para trts e trfs ao mesmo tempo? Estou perguntando isso pois se for por área administrativa (analista e técnico) tem-se um ciclo total de 19 disciplinas, aproximadamente, para esses dois ramos do Poder Judiciário da União .além disso, considerando as nomeações para ajaa são menores em relação a tjaa, cargo esse de maior demanda dos trts e trfs, vale a pena estudar para ajaa e tjaa ou só tjaa?, uma vez que o teto de gastos públicos da justiça do trabalho imposto pela EC 95 da CF já entrou em vigor. Aguardo resposta
    erlandson em 03/02/17 às 17:45
  • Fala, Pedro! É possível, porém não recomendo montar um ciclo com Direito Eleitoral (TSE) e Direito do Trabalho + Direito Processual do Trabalho (TST) juntos. Optaria por estudar outras disciplinas que são cobradas pelas duas áreas e, dentre as específicas citadas, escolheria um caminho a seguir. Exemplo: incluiria no ciclo Direito do Trabalho + Processual do Trabalho em um primeiro momento e, caso seja publicado antes o edital do TSE, mudaria de Trabalho para Eleitoral. Abraço!
    André Chaves em 03/02/17 às 14:58
  • Olá, Gabriel. Obrigado! Assim que der farei do TRF também... Abraço!
    André Chaves em 03/02/17 às 14:48
  • Ótimo quadro, André! Obrigado por compartilhar. Existe a possibilidade de fazer dos TRFs também? Estou no aguardo. :)
    Gabriel em 02/02/17 às 21:52
  • Será que é possível estudar para o TSE e o TST ao mesmo tempo ?
    Pedro Henrique em 02/02/17 às 17:25
  • Exato, Anne! Mas por enquanto foco no Direito Eleitoral. ;)
    André Chaves em 02/02/17 às 15:34
  • Olá, Dayane! Houve sim... veja a observação que fiz ao final da tabela 2 (que trata das possibilidades para 2017). Em nota publicada no site do órgão foi informado que segue sem previsão a realização do concurso em 2017. Abraços!
    André Chaves em 02/02/17 às 15:32
  • Olá Franciani. Abaixo a exigência padrão para TJAA: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    André Chaves em 02/02/17 às 15:28
  • Precisa de curso técnico para de técnico administrativo?
    Franciani em 02/02/17 às 14:44
  • Em outros artigos da Estratégia foi citado o TRT-SC, informando que esta vencido desde 2015. Neste artigo não consta a previsão para este edital, houve alguma nova informação? Obrigada
    Dayane em 02/02/17 às 13:28
  • Muito bom, pois já estou estudando para o TRE/RJ. Posso depois adicionar as matérias de Direito de Trabalho. Assim tem como se preparar bem antes do edital. Obrigada, André !!
    Anne Caroline em 02/02/17 às 10:20
  • Obrigado! ;)
    André Chaves em 02/02/17 às 09:40
  • Detonou, André!
    litz em 02/02/17 às 09:12