Artigo

Proporcionalidade como ferramenta de planejamento – Fique atento à organização dos seus estudos

Olá, concurseiro! Como vai? Acredito que este artigo que escrevo sirva para o candidato em todos os estágios possíveis: aquele que está começando agora, o que já vem estudando e não tem certeza se está fazendo corretamente, ou até mesmo aquele que já estuda há bastante tempo e, de repente, sai a desejada autorização. Será que você está sabendo dividir adequadamente seu tempo dedicado a cada matéria? Escolhas ruins no início do planejamento podem acarretar a perda daquela questãozinha que ficou faltando para a aprovação . É fundamental definir a melhor proporcionalidade para cada matéria em seus estudos. Eu elenco pelo menos 3 critérios para ajudar você nessa definição: 

1-Tamanho da matéria: você comprou aquele pacotão completo do Estratégia pra estudar pro concurso… mas verificou quantas aulas são de direito constitucional e quantas são de Arquivologia, por exemplo? Aquelas com maior número de aulas precisam de maior atenção em cada ciclo de estudo de modo a garantir que seu conteúdo programático seja coberto integralmente. Os concursos exigem equilíbrio do candidato (não adianta gabaritar uma disciplina e não fazer o mínimo em outra), então saber Arquivologia demais  e constitucional "de menos"  não vai adiantar nada.

2- Sua afinidade com a matéria: é preciso ser honesto com você mesmo pra saber quais são seus pontos fracos e se os pontos que considera fortes são fortes mesmo! Se não tiver formação em exatas, por exemplo, então provavelmente precisará dedicar mais tempo pra Raciocínio Lógico! Por outro lado, quem é de humanas tende a subestimar o estudo de Português. Mas você já pegou algumas provas anteriores da banca do concurso que pretende fazer e já se testou? Viu se realmente seu índice de acertos é alto o suficiente para que realmente possa abrir mão de dedicar uma quantidade razoável de horas pra essa matéria? Caso negativo é bom repensar essa estratégia!

 3-      Editais anteriores – O critério mais complicado, pois o novo Edital pode mudar significativamente em relação ao anterior: você pesquisou nos editais anteriores quantas  foram as questões de cada matéria (e peso!)? Se aquele órgão e/ou aquela banca tendem a cobrar muitas questões de uma determinada matéria, é preciso considerar isso na hora de montar seu planejamento. Quanto mais aquela disciplina representou no todo do último concurso, mais valor ela deve ter no seu planejamento. Mas cuidado: se seu concurso foi há mais de 5 anos, recomendo considerar concursos similares recentes da mesma banca pra formar uma opinião mais embasada.

 

O coaching certamente pode ajudar você – e muito – nesse aspecto! O know-how adquirido com as aprovações em diversos certames nos dá a segurança necessária para que possamos construir juntos um planejamento adequado para o seu perfil. Acesse a aba coaching em nosso site e saiba mais.

 

Bons estudos!

 

Alberto Kovarik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.