Artigo

Como fui aprovado na Câmara dos Deputados: minha trajetória

Olá, queridos concurseiros!

Sou o Fausto, coach do Estratégia e vou hoje contar para vocês um pouco da minha história pessoal até conseguir passar no concurso da Câmara dos Deputados, um dos concursos mais cobiçados aqui em Brasília, no cargo de Analista Legislativo – Área Técnica Legislativa. A minha trajetória de concurseiro é um pouco atípica – há algumas reviravoltas inesperadas, mas acho que poderemos extrair boas lições das minhas vitórias e derrotas. Vamos lá?

Trajetória para a Câmara dos Deputados

Tudo começou em 2004…

Eu era mais um estudante da UnB, quando uma longa greve paralisou minhas aulas por mais de 2 meses. Durante esse período, fui influenciado por um primo – Samuca (muito estudioso, hoje ele é servidor do TCU, à época era empregado da Caixa Econômica) a estudar para concursos e assim deixar de depender financeiramente dos meus pais. Apesar de eu nunca ter considerado a possibilidade de fazer concursos antes, resolvi me arriscar.

Aproveitando que estava sem aulas na universidade, me matriculei em um cursinho presencial – naqueles dias essa era a melhor opção. Tive ali meu primeiro contato com as belezas do Direito Constitucional e do Direito Administrativo. Ia para o cursinho pela manhã, estudava à tarde e às vezes à noite. Não sabia se seria o suficiente, mas tentei valer-me daquela oportunidade da melhor maneira possível.

Após alguns meses de estudo árduo, eu obtive minha primeira vitória: fui aprovado no concurso da Aneel para Técnico Administrativo – o edital havia saído poucas semanas depois de eu me matricular no cursinho.

Desse trecho da história, eu gostaria de destacar duas lições:

1 – Tente cercar-se de pessoas que possam te influenciar positivamente e te ajudar a crescer. Ter exemplos de pessoas disciplinadas e que pensam grande é a melhor maneira de se convencer de que isso é possível para você também.

2 – Dependendo do concurso, é possível sim ser aprovado dentro de poucos meses de estudo, desde que haja disciplina, métodos e materiais adequados. Você provavelmente não se tornará um Auditor do TCU em um período tão curto, por exemplo; mas uma vitória menor pode lhe dar a tranquilidade e a autoconfiança para você alçar vôos mais altos posteriormente.

 

Voltando à história…

Por motivos que não cabem aqui mencionar eu fui nomeado nesse concurso da Aneel, mas não tive condições de participar do curso de formação e não pude tomar posse.

Apesar do baque, essa derrota não me desanimou. Aproveitei o fato de não estar trabalhando para me dedicar aos meus estudos universitários e me convenci de que o percalço poderia ter sido positivo, pois assim poderia me graduar mais rapidamente.

Em 2006, com meu recorde de salário mais alto já recebido na vida sendo de R$ 500,00 (como estagiário e professor de inglês nas horas vagas) resolvi ser ambicioso novamente e voltar a estudar para concursos. Eu já terminaria minha graduação em 2007 e não queria assumir o risco de ficar desempregado.

Havia então a expectativa de serem lançados editais para a área administrativa de diversos ministérios (o chamado “carreirão”). Os salários não eram muito altos, mas já bateriam meu recorde com louvor. Me preparei com alguns meses de antecedência, dessa vez estudando sozinho e novamente obtive alguns êxitos – fui aprovado em parte desses concursos, dentre eles no Ministério das Comunicações – MC e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior – MDIC. Tomei posse neste último, onde trabalhei por cerca de um ano.

Em 2007 fui aprovado novamente, desta vez para Técnico Judiciário no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, onde trabalhei até 2008; quando pedi exoneração para assumir o cargo de Engenheiro de Equipamentos na Petrobras, no Rio de Janeiro.

Nesse período, é claro, fui também reprovado em alguns concursos para os quais estudei bastante, o que foi frustrante, mas isso hoje não me parece tão importante.

Ora, Fausto, que história longa e chata. E onde estão as lições? Ah, sim!

3 – Não quero soar clichê, mas não se deixe desanimar com os prováveis problemas e derrotas! Mantenha o pensamento positivo, a disciplina e a vontade de vencer. A vitória virá!

4 – Aproveite ao máximo suas forças, pois isso é mais fácil do que tentar melhorar seus pontos fracos. Eu fui aprovado nos ministérios porque já tinha estudado aquelas mesmas matérias para a Aneel, ainda que 2 anos antes. Fui aprovado no TSE em grande parte com conhecimentos que obtive através do meu trabalho no MDIC e não seria nunca aprovado na Petrobras sem a bagagem acumulada na universidade.

Em 2011, resolvi deixar o meu bom emprego na Petrobras para poder voltar para Brasília e ficar mais perto dos meus amigos e família. À época fui taxado de louco, mas prossegui. Através de amigos da universidade, consegui rapidamente um emprego como engenheiro em uma empresa privada de Brasília.

Do ponto de vista pessoal, minha vida melhorou imediatamente. Parecia acertada a minha improvável decisão. Só fiquei mesmo um pouco deprimido quando fiz a minha declaração de imposto de renda do ano seguinte: havia ganhado menos da metade do que ganhava na Petrobras, mesmo trabalhando muito mais.

Minha experiência na empresa era, em geral, positiva: conhecia pessoas, aprendia coisas novas e até havia conseguido algumas promoções. Ainda assim, quando via amigos próximos concursados ganhando melhor e levando uma vida muito mais tranquila, voltava a ter vontade de investir em mim mesmo, de voltar a estudar – lembram-se do que falei sobre estar cercado das pessoas certas e de como vitórias menores podem te levar a vitórias maiores?

Em 2012, eu estava trabalhando pra caramba. Ganhando bem novamente, pois eu me provei um bom escravo-escalador-corporativo, mas com pouca qualidade de vida. Minha salvação veio através de duas pessoas: meu amigo Johnny – que me falou que havia um edital da Câmara dos Deputados prestes a sair; e um cliente chato que me infernizava me tirando da zona de conforto, me obrigando a mudar alguma coisa na minha vida. Pesquisei sobre o salário da Câmara dos Deputados, era excelente. Pesquisei sobre o edital prestes a sair e a perspectiva era de que fossem nomeados muitos candidatos! As pessoas que eu conhecia, que por sua vez conheciam alguém que lá trabalhavam, diziam que o ambiente era ótimo. Pronto, eu estava motivado!

Novamente, o edital saiu pouco depois de eu começar a estudar. O tempo era curtíssimo, mas eu já não era um concurseiro tão mirim. Eu já tinha estudado bem Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Atualidades, Informática. Eu já falava inglês – tinha até dado aula! – lembram-se do que falei sobre usar seus pontos fortes? A única coisa que eu não tinha estudado nem um pouco mesmo eram os tais Regimentos Internos (o da Câmara dos Deputados e o Comum do Congresso Nacional).

Me equipei com os melhores materiais disponíveis – meus preferidos eram os PDFs. Me organizei, elaborei um cronograma de estudos e o segui o melhor que pude. Estudava na hora do almoço, à noite e nos fins de semana – todos os momentos que sobravam. Às vezes era interrompido pelo meu cliente do Mal ou pelo meu chefe, o que diminuía meu tempo mas aumentava minha motivação! Nas matérias que eu já conhecia, trabalhei principalmente com exercícios. Nas novas fiz de tudo: livros, apostilas, mapas mentais etc.

Meu esforço foi recompensado e fui nomeado na Câmara dos Deputados em 2014 .

Consegui finalmente, com todas essas idas e vindas, a satisfação pessoal e profissional. Estou em Brasília, cercado de amigos e família. Estou na Câmara dos Deputados, bem remunerado e fazendo um trabalho que amo. Isso nos leva às lições finais:

5 – Se você quiser muito uma coisa, não se deixe paralisar pelo medo. Tome sua decisão, mesmo que pareça insensata aos outros. Siga seu coração, pequeno gafanhoto.

6 – Dificuldades podem te deixar mais forte e te motivar a ir além. Tudo depende de como você reage a elas.

Bom, pessoal, espero que essa historinha os tenha inspirado de alguma forma. Aguardo seus comentários aí embaixo! E se gostou, compartilhe :P

Se precisarem de um guarda-costas nessa guerra dos concursos, que às vezes é um tanto cruel, contem comigo! Como coach, é minha missão auxiliá-los nesse desafio. Seja na seleção das melhores técnicas, estratégias e materiais ou ainda se bater aquela insegurança ou algum desânimo, estaremos juntos.

Saiba mais sobre o Programa de Coaching do Estratégia clicando aqui.

Conheça tudo sobre os concursos para as Carreiras Legislativas, incluindo a da Câmara dos Deputados, acessando aqui o nosso Guia Completo das Carreiras Legislativas.

Batalha para entrar na Câmara dos Deputados

Que a Força esteja com vocês!

“Não se deve ir atrás de objetivos fáceis. É preciso buscar o que só pode ser alcançado por meio dos maiores esforços.” – Albert Einstein

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” – Buda

Fausto Barros de Sá Teles. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e Coach do Estratégia Concursos .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu já passei como técnico na Aneel em 2010, então devo estar perto da aprovação na Câmara, certo professor? ? Brincadeiras à parte, a sua história é inspiradora, Fausto. Também me identifiquei com partes dela. O meu próximo concurso em vista é o da Câmara. Obrigado por compartilhar essa trajetória conosco.
    Jonatas em 30/12/16 às 13:18
  • Valeu, Álvaro! Fico na torcida!
    Fausto Barros de Sá Teles em 26/12/16 às 16:02
  • Professor, estou vivendo momentos muito parecidos com o de sua trajetória. Sou empregado público da Petrobras e ainda insisto em me tornar um servidor. Estudo de manhã no metrô, corro pra biblioteca no horário de almoço, estudo à noite em casa e aos fins de semana. A vida anda difícil, para todos, na verdade. Mas eu acredito em Deus e em mim. Muito obrigado por compartilhar sua história.
    Álvaro Alberto em 26/12/16 às 15:44
  • Isso aí, João! Foco, força e fé!
    Fausto Barros de Sá Teles em 25/12/16 às 13:49
  • Sempre me sinto motivado ao ler os artigos do professores aqui, graças a qualidade dos materiais do estratégia e empenho dos professores eu tive o privilégio de trabalhar em algumas entidades do governo federal, como DNIT, PRF, até fiquei no cadastro de reserva do TCU nesse último concurso. Mas almejo mesmo é uma carreira no legislativo! Obrigado por compartilhar um pouco de sua jornada como concurseiro professor!!
    Jairo Lopes de Sousa em 25/12/16 às 13:15
  • cara muito motivador quero vaga setor publico nao desisto
    JOÃO DILSON em 24/12/16 às 18:23
  • Olá, Rodolfo! Não consegui identificar qual o seu email. Mas você pode obter informações sobre o Programa de Coaching através do atendimento oficial do site aqui: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/coaching-382/ Ou entrar em contato comigo por aqui: https://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/fausto-barros-de-sa-teles-3559/ Um abraço!
    Fausto Barros de Sá Teles em 23/12/16 às 23:29
  • Jose, é difícil mesmo... Tem de ser uma decisão bem ponderada, mas é preciso tomar alguma decisão! Felicidades, obrigado pelo comentário!
    Fausto Barros de Sá Teles em 23/12/16 às 23:27
  • Valeu, Andre! Grande abraço!
    Fausto Barros de Sá Teles em 23/12/16 às 18:32
  • Que motivação professor identifiquei com a sua historia, passei em um concurso em um outro estado, sinto muita falta da minha familia, o salario não é elevado as vezes da vontade largar tudo pra volta para o meu estado
    Jose em 23/12/16 às 16:54
  • Que bonita e motivadora sua trajetória, Fausto. Parabéns!
    Andre Boniotti em 23/12/16 às 14:36
  • Fausto muito interessante sua história me manda um email vamos conversar sobre coch vc faz ? Também quero câmara
    RODOLFO P DA COSTA em 23/12/16 às 12:58