Artigo

Rio concursos: Estado busca prorrogar RRF; saiba mais!

Com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) próximo de vencer, o estado do Rio de Janeiro busca alternativas de prorrogar o ajuste com a União, por mais três anos.

A permanência do Rio de Janeiro no RRF é favorável a abertura de novos concursos. Caso saia do Regime, o estado voltaria a pagar o valor integral das prestações de sua dívida com a União.

Com o retorno estimado em janeiro de 2021, o pagamento seria cerca de R$ 2,8 bilhões. Se renovar, o governo teria que pagar R$ 78 milhões por mês, valor sujeito a juros e correções.

Desta forma, para que o estado do Rio não resgate altas dívidas com a União, o que poderia inviabilizar a realização de novos concursos, o mesmo segue em busca de prorrogar o tal prazo.

Importante frisar que o Plano de Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro tem validade até o dia 05 de Setembro de 2020, cessando seus efeitos após essa data.

Segundo informações divulgadas pelo O Globo, a aposta do ministério é que a renovação do regime seja judicializada. No entanto, o pedido de prorrogação deve passar por várias instâncias. Acompanhado de avaliação do Conselho de Supervisão do RRF, deve ser submetido à Secretaria do Tesouro Nacional.

Caso haja aprovação da STN e mudança dos termos do acordo, será avaliada pela PGTN. Após exame da Procuradoria, volta a ser examinado pela STN, que “se manifestará acerca da capacidade de as medidas apresentadas no plano de recuperação equilibrarem as contas públicas do estado durante o período de sua prorrogação, e encaminhará sua avaliação ao ministro da Economia”.

Se o ministro da economia, Paulo Guedes, entender que a continuidade do plano equilibra as contas públicas estaduais, recomendará ao presidente Jair Bolsonaro a homologação da prorrogação.

Concursos RJ

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.