Artigo

Procuradorias: Passo a Passo para um RESP Perfeito!

Passar em uma das Procuradorias do país, seja representando o Estado ou o Município de apreço ou de residência é o sonho de muitos concurseiros. A atuação se relaciona bastante com a advocacia, só que visando defender os interesses daquele ente, e contando com estabilidade e qualidade de vida.

Por isso, a formação superior no Curso de Direito e, na maioria das vezes, também o registro na Ordem dos Advogados do Brasil, se apresentam como requisitos para se candidatar para as Procuradorias, tanto na esfera municipal como estadual.

Ao longo dos certames são avaliados os conhecimentos técnico-jurídicos não só teóricos e conceituais mas também práticos, exigindo-se a aplicação de princípios, leis e jurisprudência em casos concretos descritos, a fim de se analisar a atuação do candidato em situações do cotidiano.

Por isso, as etapas de conhecimento consistem, geralmente, em uma Prova Objetiva com questões de múltipla escolha e uma Etapa Dissertativa, trazendo questões e uma peça jurídico-processual.

E, apesar da maioria dos candidatos terem afinidade com peças comuns ao dia a dia forense, muitos têm dificuldades na elaboração dos recursos extraordinário (RE) e especial (RESP), menos frequentes na advocacia privada, mas muito presentes na atuação das Procuradorias.

Isso porque são recursos direcionados às Cortes Superiores, mais elaborados e dotados de requisitos e formalidades próprias. E como cabe à defesa dos entes administrativos o recurso até a última instância, se mostram bastante frequentes na atuação do Procurador.

Se você estuda para Procuradorias e possui essa dificuldade, não perca o evento desta quinta-feira, 23 de julho, a partir das 21 horas, no canal do Estratégia Carreira Jurídica, em que a professora Thais Souza e Procuradora do Estado de São Paulo, tratará do Passo a passo para um RESP perfeito.

Cursos para Procuradorias

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos

Concursos Abertos

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.