Artigo

1 Ano da Criminalização da Homofobia: Impactos e consequências

Há um ano, no dia 13 de junho de 2019, em uma histórica decisão, na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão n.º 26 (ADO N.º 26/DF), o Supremo Tribunal fixou tese criminalizando as condutas de homofobia e transfobia.

Segundo o Supremo, que até que o Poder Legislativo aprovasse uma lei, até hoje inexistente, que criminalizasse a homofobia e a transfobia, as condutas preconceituosas relacionadas à orientação sexual seriam enquadradas na lei de racismo. 

Dessa forma, essas condutas recairão no artigo 20 da Lei de Crimes de Racismo (Lei n.º 7.716/89), “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual. A pena aplicada será de um a três anos de reclusão e multa. Se houver ampla divulgação do ato em meios de comunicação, a pena aplicada será de dois a cinco anos e multa.

Argumentando pela analogia, a Corte pondera que o “conceito de racismo, compreendido em sua dimensão social, projeta-se para além de aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos”, e portanto, compreende outros grupos vulneráveis, como as pessoas LGBT.

Neste mês a decisão fez um ano, e quais foram seus impactos e consequências? Como ela vem sendo aplicada na prática? É disso que o professor Michael Procópio irá tratar no evento desta terça-feira, 23 de junho, a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube. Não perca!

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Cursos para o concurso

CURSO PARA CONCURSOS

Fique por dentro dos concursos vigentes:

Concursos abertos

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.